02/01/2011

Os Marroeiros um bloco de Carnaval que surgiu na Charqueada de Tupanciretã

 Criação do Bloco “Os Marroeiros
INÍCIO:  Em 1908, início das atividades da charqueada de Tupanciretã, propriedade de Pedro Osório, veio para este Município dezenas de operário de várias partes do Brasil principalmente do Norte e Nordeste, trazendo consigo seus costumes e seu folclore. O Bloco surgiu após o ano 1940 com a Charqueda pertencendo à firma Marcial Terra e filhos e sua última participação foi registrada em 1952 com o fechamento da charqueada dando assim lugar ao Frigorífico de Tupanciretã.
OBJETIVO DO BLOCO: União e integração social com a comunidade de Tupanciretã visto que a cultura desde o início do vilamento de Tupanciretã  era muito forte, por outro lado uma grande parte dos funcionários tinham características festeiras devido as suas origens e desta maneira se uniram, idealizaram e colocaram o bloco na rua.
COMPOSIÇÃO E FANTASIAS: era composto só de homens, este confeccionavam sua própria roupa, no inicio com estopa crua e mais tarde algodão cru, tinham fantasia de cavalos, macaco, urso, girafa, índios, soldados, mulheres (homens vestidos) e um destaque principal era um boi e o toureiro alegria e susto de adultos e crianças na avenida.
DESFILE E PARTICIPAÇÃO: Os ensaios animados por um conjunto musical formado pelos próprios funcionários bem como as letras das marchas, eram realizados nas dependências da charqueadas, desfilavam pelas avenidas e ruas principais, mas o ponto principal era a visita as casas de famílias, como convidados ou não faziam uma apresentação recebiam a oferta do dono da casa e seguiam para outro e assim até o final do carnaval.
 CONFRATERNIZAÇÃO INTERNA: O grupo recebia oferta nas casa que visitavam tais como bebidas, alimentos, mas um ponto forte era que nem um componente bebia durante o carnaval e sim guardavam tudo o que recebiam juntando a oferta do churrasco dado pelo Fazendeiro que tinha estampado a sua marca na pelo do boi que fazia o desfile em resumo era um bloco sóbrio e só festejava após o carnaval.



Bloco em 1946 em frente a Charqueada, idenficando os participantes (E) o 2 é Harry
Em 1947

Em 1948

Um Bloco formado só por homens, mas alguns se vestiam de mulheres para representar assim como os animais, cavalos, urso e até mesmo o próprio boi, também não bebiam durante os festejos, tudo o que ganhavam guardavam para depois dos festejos, oportunidade para se reunirem com as familias e festejarem mais um ano, o embalo dos desfiles e das visitas nas casa era com marchinhas de carnaval como esta abaixo:
Esta aqui foi em homenagem ao administrador do mato de eucalipto que servia de lenha para charqueada e pagava muito pouco aos lenhadores.

Para o desfile de rua tinha um esquema de apresentação, parecido a este:

 


Em 1995 foi prestada uma homenagem a este bloco quando Luis Afonso e uma equipe coordenada pela professora Jucinara Andreatta resgataram e procuraram trazer para avenida O Bloco com guardas, índios, cavalos e claro o boi a peça fundamental do bloco.

Vocalista CARECA, gaita JORGINHO, violão JORGINHO entre outros como os BOLINHAS.

Alguns dos homenageados em pé (E) Gomercindo, Pedro Maidana e Bento.




2 comentários:

  1. Saudades do meu pai Harry, na 4ª foto(l946) ele é o segundo da esquerda para direita.Ele falava muito nos Marroeiros.

    ResponderExcluir
  2. bah q achado essa postagem. . . show !!!

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.