02/02/2013

Datas Comemorativas do mês de fevereiro de 2013


UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos – vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
1 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é dia 1º de fevereiro de 2013,  sexta - feira. - quinta  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 32 dias. Faltam 333 para o fim do ano. --  Estação: Verão. Lua crescente -- Signo de Aquário.  Os aniversariantes de hoje são protegidos pelo ANJO IERATHEL e devem rezar o Versículo 1º do Salmo 139 para alcançar maior proteção.

Pensamento do dia: Quem longe vai casar ou vai enganado ou quer enganar.

Por que o mês ganhou esse nome? - A palavra Fevereiro, nome o segundo mês do ano,  vem do termo latino februare, cujo significado é limpar-se física e espiritalmente, e marcava o período de purificação e penitência dos antigos romanos.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
1965 – Fundada pela Mitra Diocesana, é reconhecida a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras,  através do Decreto federal nº 55655

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 1º DE FEVEREIRO   -- DIA DO ELETRICITÁRIO GAÚCHO, inspirado na data de fundação da Comissão Estadual de Energia Elétrica - CEEE. -- DIA DO PUBLICITÁRIO

O DIA DE HOJE, 1º DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1931 - BUTKA, SVERDLOVSKI - RÚSSIA - Nasce Boris Nikolaevich Yeltsin.  Engenheiro pelo Instituto Politécnico dos Urais, filiou-se ao Partido Comunista em 1961, ingressando no Comité Central em 1981. Em 1985  foi nomeado Secretário Geral do Governo Russo, em Moscou, e fez uma administração populista. Apoiou a perestroika. Sua carreira foi rápida, terminando por ser eleito Presidente, após a queda do comunismo, em 1991.
1975 – DRESDEN - ALEMANHA - Morre  Friederich Paulus, que participou da primeira guerra mundial,  e na segunda guerra, fez campanhas na Polônia e na França. Em janeiro de 1942 comandou o Sexto Exército alemão, cuja ofensiva foi  detida em Stalingrado, pelos russos, quando foi cercado e capitulou em 31 de janeiro de  1943. Em agosto de 1944, pela Rádio Moscou conclamou aos alemães que derrubassem Hitler. Testemunhou no famoso Julgamento de Nuremberg. Liberto m 1953 pelos russos,  passou a residir na República Democrática Alemã.

O DIA DE HOJE, 1º DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1549 – LISBOA - PORTUGAL – Parte para o Brasil, Tomé de Sousa, primeiro governador geral.
1891 - JUIZ DE FORA – Minas Gerais - Começa a circular O Lar Catholico, um dos mais antigos jornais mineiros, até hoje em circulação.
1907 – TIETÊ - SÃO PAULO - Nasce Mozart Camargo Guarnieri pianista e maestro paulista, compôs a primeira obra Sonho de Artista aos 11 anos. Sua produção musical abrange mais de 700 peças. É um de nossos autores mais interpretados no exterior. Morreu em 13 de janeiro de 1993, depois de receber o título de Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas.
1935 - MINAS GERAIS – Nasce a antropóloga e filosofa Lélia Gonzalez, intelectual e militante negra.
1968 – RIO DE JANEIRO - Pedro Nava começa a escrever Baú de Ossos (1971), primeiro volume de suas memórias. Médico, poeta bissexto, na juventude pertenceu ao grupo A Revista, de Belo Horizonte (MG), mas pouco escreveu. Apenas aos 65 anos deu efetivamente início ao seu trabalho literário, celebrizando-se como sutil memorialista. Seus livros foram sucesso de livraria.

O DIA DE HOJE, 1º DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1838 – PORTO ALEGRE - Nasce Francisco Barreto Picanço Costa, jornalista, teatrólogo e tradutor.
1839 - REVOLUÇÃO FARROUPILHA - COMBATE DO CAÍ - O Coronel Bento Manuel Ribeiro derrota os legalistas no Passo do Contrato - Rio Caí, onde morre o 1º tenente Antônio Dias dos Santos Bélico e rende-se, sem heroísmo ,Manuel Luís Pereira da Cunha. Bento Manuel envia o cadáver do primeiro a Porto Alegre, e pede ao Presidente da Província ‘’um enterro pomposo e digno de um oficial de valor’’.
1885 – VIAMÃO - Nasce Isidoro Santa Helena, poeta.
1904 – JAGUARÃO - Nasce Olina Terra Franco, médica. Escreveu sobre constituições psicopatas.
1907 – PORTO ALEGRE - Nasce Breno Goulart Reis, agrônomo, pesquisou a  silvicultura.
1919 - MONTENEGRO -  Nasce Lauro Blauth, teatrólogo, autor de numerosas comédias.
1968 – RIO DE JANEIRO - Falece Corina de Abreu Pessoa, escritora e jornalista de Arroio Grande.

SANTO DO DIA DE HOJE, 1º DE FEVEREIRO  - SANTA BRÍGIDA - Era irlandesa. Juntamente com algumas jovens, formou uma comunidade, dedicando suas vidas a Deus. Pelas virtudes e santidade, exerceu grande influência em sua época. Depois de sua morte, foi proclamada padroeira da Irlanda. Morreu em 523, no mosteiro de Kildare, que ela fundou.

O DIA DE HOJE, 1º DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1868 - NOVA PETRÓPOLIS - O diretor Frederico Bartolomay recebe a incumbência de abrir uma estrada, a partir da Picada Café, até aos Campos de Cima da Serra.
1877 - COLÔNIA D. ISABEL, atual Bento Gonçalves - Segunda visita do Padre Bartolomeu Tiecher. Lá estivera em 30 de setembro de 1876.
1906 - PORTO ALEGRE - Ordenação sacerdotal do Padre José Ben. Foi vigário de Guaíba, Canguçu e, a partir de 1914, de Nova Roma do Sul.
1913 - CAXIAS DO SUL - Pelo Ato nº 3, o Intendente Coronel José Penna de Moraes, define cinquenta mil réis mensais ao ''Città di Caxias'', que publicava s atos da administração municipal em italiano.
1914 - ANA RECH, Caxias do Sul - Primeiro ensaio da Banda ''Guido D'Arezzo''. Maestro: Rômulo dal Conte, de Nova Trento (Flores da Cunha). A banda foi criada pelos monges camaldulenses.
1925 - BENTO GONÇALVES - É criado o distrito de Faria Lemos.



























UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
2 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 2 de fevereiro, sábado  -- Quinta  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 33 dias. Faltam 332 para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua crescente  -- Signo de Aquário. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO SEHEIAH e devem rezar o Versículo 13 do Salmo 70 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Usa capa de letrado muito asno disfarçado.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL –1970 - CAXIAS DO SUL - UCS – Formalizada a aquisição do terreno e do prédio do Colégio Sacre Coeur de Marie, próximo à Estação Experimental de Viticultura e Enologia. Hoje, ambos as áreas  fazem parte da Cidade Universitária e no prédio funciona a Reitoria.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO - DIA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, protetora dos pescadores, em Porto Alegre, Pelotas e Salvador -- DIA DE IEMANJÁ (Bahia) -- DIA DO AGENTE FISCAL.

O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1536 – BUENOS AIRES – ARGENTINA - A atual capital da Argentina, Buenos Aires, é fundada por Pedro de Mendoza da Espanha.
1556 – CHINA - O pior terremoto da história atinge três províncias da China, causando a morte de aproximadamente 830.000 pessoas.
1848 – FRONTEIRA MÉXICO - ESTADOS UNIDOS – A assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo encerra a guerra entre Estados Unidos e México.

1971 - UGANDA - Idi Amin Dada assume o poder em Uganda, após ter liderado um golpe de estado contra o presidente Milton Obote.
1987 – BRASÍLIA - Ulysses Guimarães, presidente do PMBD, é eleito presidente da Constituinte.
1987 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Eleitores americanos da Revista People elegeram a atriz Katherine Hepburn e o ator Cary Grant como os maiores atores de todos os tempos.
1989 – ASSUNÇÃO - PARAGUAI  – Cai o ditador Alfredo Stroessner e se exila no Brasil.
1996 – NOVA IORQUE - ESTADOS UNIDOS -  Morre Gene Kelly, 83 anos, dançarino, ator e coreógrafo.


O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1916 - RIO DE JANEIRO – Morre JOSÉ Dias de Matos VERÍSSIMO, natural de Óbidos, Pará, onde nasceu em 8 de abril de 1857. Iniciou os estudos na terra natal, depois Manaus e Belém. Aos 12 anos transferiu-se ao Rio de Janeiro, retornando ao Pará, onde começou a carreira jornalística e literária. Em 1891, de novo para o Rio de Janeir, foi Diretor do Ginásio Nacional (Pedro II), membro fundador da Academia Brasileira de Letras,  do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. ‘’Foi um dos mais prestigiados críticos da literatura brasileira.’’ Objetivo e imparcial, atendia apenas aos méritos e defeitos das obras analisadas.

O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1778 – GRAVATAI - O Cel. José Marcelino de Figueiredo, governador militar, funda, na "Aldeia dos Anjos", a nossa Gravataí, o "Colégio das Servas de Maria", destinado à crianças indígenas, vindas das Missões. Inicialmente previa a educação de meninas, mas logo foi para meninos. É a primeira  escola do Rio Grande do Sul e a professora nomeada D. Gregória Rita Coelho de Mendonça,  era perfeita conhecedora da língua guarani. Em 1784, o colégio contava 23 alunas e 20 alunos.
1789 – RIO GRANDE  - Nasce Maria Clemência da Silveira Sampaio, botânica e  poetisa.
1887 – PORTO ALEGRE - Nasce Fernando Antunes, advogado, jurista e economista.
1889 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Paulo Labarte, jornalista. Morreu no Rio de Janeiro.
1892 - PELOTAS - Nasce Luís Sousa Gomes, economista.
1902 – PORTO ALEGRE - Nasce Luís Palhares de Melo, jornalista.
1925 - MONTENEGRO - Nasce Celestino Ruben Neis, sacerdote católico romano, historiador.

SANTO DO DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIROAPRESENTAÇÃO DO SENHOR -  A festa de hoje, cuja origem remonta ao século IV, era chamada de Purificação de Nossa Senhora lembrando o cumprimento da lei, conforme descrição do segundo capítulo de São Lucas. Quarenta dias após o nascimento, Jesus foi levado ao Templo para se cumprir a lei sobre os primogênitos e sobre a purificação da mãe. A reforma litúrgica de 1960, querendo dar o verdadeiro sentido ao acontecimento de origem, que é a oferta de Jesus ao Pai, símbolo do sacrifício da Cruz, deu o nome de Apresentação do Senhor. Nem Jesus, nem Maria estavam sujeitos a essa lei, pois eram sem pecado, mas quiseram dar-nos exemplo de submissão às autoridades. É uma comovente lição de humildade, juntamente com aquela de pobreza demonstrada no presépio.

O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1862 - SÃO JERÔNIMO - Nasce Jerônimo de Oliveira Neves, promotor público em São Francisco de Paula, Juiz Distrital de Caxias do Sul, jornalista, jurista e poeta.
1868 - PICADA NOVA - O pastor Heinrich Hunsche profere sua primeira prédica à comunidade evangélica local. Aí ficaria pelo espaço de 40 anos.
1881 - CAXIAS DO SUL - Nasce Angelo De Carli, filho de Inocente e Júlia Risse. Foi um dos maiores comerciantes de Caxias do Sul. Homem de visão e grande tino comercial, iniciou a produção de erva mate, no atual Bairro Cruzeiro e abriu um barbaquá. Era, porém, analfabeto. Chamou um professor e deu-lhe quinze dias para alfabetizá-lo. Conseguiu.
1899 - GUAPORÉ - Toma posse o cura Padre Estêvão Gazzara. Além de vigário, foi Real Agente Consular, empenhou-se por melhoramentos  junto às autoridades italianas e brasileiras.
1936 - SARIZZOLA, TORTONA - ITÁLIA – Falece o Pe. Henrique Domingos Poggi, pároco de Bento Gonçalves. Transformou a paróquia numa das mais apreciadas da regiãs.
1938 - CAXIAS DO SUL - Nasce João Leonir Dall'Alba, 1938-2006, missionário Josefino de Murialdo, no Equador, onde se dedicou à evangelização dos índios. Produziu poema sobre o Equador, expressiva peça literária de sentido patriótico, sobre a colonização italiana em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e poesias em vêneto. Nasceu às margens do Rio São Marcos.
1970 - CAXIAS DO SUL - Entra em vigor a passagem operária no transporte público urbano.
1976 - CAXIAS DO SUL - Morre Vinícius Ribeiro Lisboa, funcionário municipal de magníficos serviços prestados, com eficiência e correção inatacável. Aposentado e reconvocado ao serviço, recusou os vencimentos da ativa. Seu nome foi dado ao Centro Administrativo Municipal. Era filho de Joaquim Pedro Lisboa, idealizador das Festas da Uva.












UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
3 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 3 de fevereiro, domingo . -- Sexta semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 34 dias. Faltam 331 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua minguante a partir das 10 horas e 57 minutos. --Signo de Aquário.-- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO REYEL e devem rezar o Versículo 4 do Salmo 53 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:  Ao preguiçoso, até dormir cansa.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 1970 – São estabelecidas pela Universidade de Caxias as normas para a reformulação dos currículos utilizando o sistema de créditos distribuídos entre disciplinas obrigatórias, optativas e facultativas. Dessa forma, dada disciplina tem um encontro semanal de um turno, sempre no mesmo dia, por  um semestre, totalizando 4 créditos ou 60 horas de aula.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 3 DE FEVEREIRO - DIA DA BÊNÇÃO CONTRA OS MALES DA GARGANTA.

O DIA DE HOJE, 3 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1468 – DRESDEN - ALEMANHA - Morre Gutemberg, inventor dos tipos móveis tipográficos. Grande benfeitor da humanidade. Publicou em duas colunas, em latim,  a ‘’Bíblia de quarenta e duas linhas’’. São passados  540 anos.
1480 – LISBOA - PORTUGAL - Nasce Fernão de Magalhães, que em 1519 comandou a expedição que realizou a viagem de circunavegação da Terra. Morreu em 1521, nas Filipinas.
1488 – CABO DA BOA ESPERANÇA -  Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança.
1924 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Morre de embolia Thomas Woodrow Wilson, vigésimo oitavo presidente americano. Foi Reitor da Universidade Princeton, onde fez profundas reformas. Elegeu-se governador de Nova Jersey,  projetou-se e foi eleito presidente da República. Em seu governo,  de 1913 a 192, os Estados Unidos entraram na primeira guerra mundial.

O DIA DE HOJE, 3 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1852 - MONTE CASEROS - ARGENTINA - Na Guerra contra Rosas, ditador da Argentina, enfrentam-se os aliados, com 26  mil  combatentes, dos quais 20 mil eram  entrerrianos, corrientinos e emigrados de várias províncias; 4.020 brasileiros e 1.700 orientais, com 45 canhões, contra 26 mil  homens, sendo 15 mil de cavalaria, 10 mil de infantaria e um mil de artilharia, com 60 bocas de fogo.  Rosas foi derrotado e refugiou-se na Inglaterra. No combate teve atuação destacada um grupo de soldados alemães, os brummers, equipados com fuzis de alta precisão. Treinados, caçaram literalmente os artilheiros de Rosas,  abatendo-os a longa distância.
1941 – BELÉM DO PARÁ - Morre, onde nascera, RAIMUNDO MORAIS.  Foi comandante de vapor no Amazonas durante trinta anos, o que explica seu profundo conhecimento da Amazônia, e que transparece nas suas obras: IGARAÚNAS, O  MIRANTE DO BAIXO AMAZONAS, DICIONÁRIO DE COISAS DA AMAZÔNIA, PLANÍCIE AMAZÔNICA, ANFITEATRO AMAZÔNICO e em  HISTÓRIAS DO TEMPO EM QUE  ANIMAIS E VEGETAIS FALAVAM NA AMAZÔNIA.

O DIA DE HOJE, 3 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1834 – DASSAU – ALEMANHA -  Nasce Carlos Von Koseritz, jornalista, autor de obras didáticas, deputado provincial, romancista e historiador.
1843 – ALEGRETE - A Presidência da Assembleia Constituinte da República Rio-Grandense recebe o projeto de constituição feito pelos deputados  José Pinheiro de Ulhoa Cintra, Francisco de Sá Brito, José Mariano de Matos, Serafim dos Anjos França e Domingos José de Almeida. Sete dias depois, suspende-se a Assembleia  antes do projeto ser  apreciado pelo plenário.
1850 – PORTO ALEGRE - Nasce Francisco Vicente Dias, tradutor e amador de teatro.
1869 – SCHMIERDERBERG – ALEMANHA - Nasce o Pe. Maximiliano Krause, jesuíta e educador.
1880 – TRIUNFO  - Nasce Carlos Gusmão, poeta.
1902 - PELOTAS - Nasce Leonídia Vasconcelos Corrêa, poetisa e contista.
1930 - URUGUAIANA - Nasce Luiz Alberto Ibarra, jornalista e poeta regionalista.
1933 - BAGÉ - Nasce Wilson Afonso dos Santos, poeta.
1938 – CACHOEIRA DO SUL - Nasce João Emílio Marroni Dutra, novelista e teatrólogo.
1979 – PORTO ALEGRE – Morre Gevaldino Rodrigues Ferreira, jornalista, poeta, crítico literário, fitopatologista e técnico rural. Era natural de Vacaria.

SANTO DO DIA DE HOJE, 3 DE FEVEREIRO - SÃO BRÁS, MÁRTIR - Era natural de Sebaste, Armênia, onde nasceu pelo final do século III. Era médico. Tudo abandonou, porém, para dedicar-se a Deus, numa vida eremítica e de penitência. Vivia numa gruta do Monte Argeu, onde era procurado por pessoas que sofriam da garganta. Foi aclamado Bispo de Sebaste e foi morto na perseguição de Licínio. É protetor contra as enfermidades da garganta. É também protetor dos cardadores, por ter sido submetido à tortura com dentes de ferro. Na Rússia é invocado contra os males que atingem  os animais.

O DIA DE HOJE, 3 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1766 - RIO DE JANEIRO - Procedente de Portugal, chega à capital do Vice-Reino o Capitão Alexandre José Montanha, engenheiro, que demarcará datas para os açorianos.
1889 - SÃO FRANCISCO DE PAULA – Nasce o Capitão Arthur Marques, subintendente e subdelegado do 3º distrito de Lajeado.
1908 - CAXIAS DO SUL - Cinquenta alunos começam aulas no Colégio Nossa Senhora do Carmo, Rua Alfredo Chaves nº 777, prédio de Francisco Balen, que cobra 20 mil réis ao mês de aluguel.
1917 - FRANÇA - Morre Frei Leandro de Bellevaux. Era francês. Trabalhou no Rio Grande do Sul como missionário, em Vespasiano Corrêa, Flores da Cunha e Porto Alegre.
1922 - FARROUPILHA - Criação canônica da Paróquia. A comunidade contava com 382 famílias, sendo 103 residentes na sede. Tinha 9 capelas. Duas eram de material.
1922 - PINTO BANDEIRA - É criada a Paróquia. Contava com 341 famílias e dez capelas.
1936 - VERANÓPOLIS - São instalados os trabalhos da  Câmara de Vereadores, sob a  presidência do Dr. Ivo Sasso. No final do mês é aprovada a nova lei orgânica.
1952 - IPÊ - Assume a Paróquia Frei Celso Chesini,  no posto até 11 de dezembro de 1955.
1952 - CAXIAS DO SUL - Eleição da Diretoria da Associação Comercial: Presidente Vasco Remígio Peretti; 1º Vice-presidente Nilo Travi e 2º Vice-presidente Carlos Cesa.
1956 - CAXIAS DO SUL - O Município  aprova a rede elétrica até o  distrito de Fazenda Souza.
1963 - FARROUPILHA - Solene inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
1965 – CAXIAS DO SUL - Frei Paulino de Caxias inicia a publicação de ‘’Storia de Nino’’, no Correio Riograndense. Prossegue a narrativa de Nanetto Pipetta, através de Nino, seu irmão.










UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
4 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 4 de fevereiro, segunda-feira.  -- Quinta semana do ano.-- De janeiro a hoje passaram 35 dias. Faltam 330 dias para o fim do ano.-- Estação: Verão. Lua minguante. -- Signo de Aquário. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO OMAEL e devem rezar o Versículo 6 do Salmo 70 para obter maior proteção.

Pensamento do dia: A melhor defesa é o ataque.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – A CASA DO PROFESSOR VISITANTE, na Cidade Universitária em Caxias do Sul,  oferece hospedagem a professores e convidados da Universidade de Caxias do Sul não residentes no município, favorecendo sua participação nas atividades cotidianas de ensino, pesquisa e extensão promovidas pela Universidade.

O DIA DE HOJE, 4 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1794 – PORTO PRÍNCIPE – HAITI -  É abolida  legalmente a escravidão, o país é o primeiro a fazer isso na América Latina.
1799 – CIDADE DO PORTO – PORTUGAL - Nasce João Batista da Silva de ALMEIDA GARRET, uma das grandes expressões literárias da língua portuguesa. Literariamente, passou da fase clássica ao romantismo. Com FOLHAS CAÍDAS, atingiu a perfeição. Morreu em 1854.
1945 – IALTA – CRIMÉIA DO SUL - Começa a Conferência de Ialta, na Crimeia, no Sul da antiga União Soviética. Stalin, Roosevelt e Churchill discutem a rendição incondicional da Alemanha.

O DIA DE HOJE, 4 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1684 – LISBOA – PORTUGAL - ‘’Carta régia ordena ao Governador da Capitania do Rio de Janeiro, Duarte Teixeira Chaves, que remetesse ao Governador de Angola sessenta casacas de algodão, iguais às usadas pelos sertanejos de São Paulo’’.
1725 – RIO DE JANEIRO - É realizada a última sessão literária da  Academia Brasílica dos Esquecidos, primeira sociedade literária que se fundou no Brasil.
1826 – PORTO ALEGRE – ‘’O Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul transmite o manifesto de guerra do  Brasil ao Governo das Províncias do Rio da Prata’’.
1969 – RIO DE JANEIRO - Carlos Drummond de Andrade começa a colaborar no Jornal do Brasil.
1977 –RIO DE JANEIRO - Morre Cândido da Mota Filho, autor de Introdução ao Estudo do Pensamento Nacional (1926) e Notas de um Constante Leitor (1958). Junto com Menotti del Picchia e Cassiano Ricardo, fez parte do grupo nacionalista Verde-Amarelo de São Paulo.

O DIA DE HOJE, 4 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1858 – RIO GRANDE - Nasce Domingos Vanzelotti, jornalista e poeta.
1898 - TUPANCIRETÃ -  Nasce Gomercindo Reis, poeta e crítico.
1899 – RIO PARDO - Nasce Gilberto Ferreira de Morais, advogado e contista.
1891 - SÃO LEOPOLDO - Nasce Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor. Dirigiu, como jornalista,  A FEDERAÇÃO; foi deputado estadual, preparou a Revolução de 30. Vitoriosa,  foi nomeado Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio. Assegurou uma legislação capaz de evitar choques na questão social, numa palavra, harmonizar capital e trabalho. Em 1932, renunciou ao cargo de Ministro e exilou-se.   Em 1934, foi Secretário da Fazenda do Gal. Flores da Cunha, governador do Rio Grande do Sul. Discordou do golpe de Estado de 1937. Morou na Europa, acompanhou a evolução política dos países totalitários. Defendeu com intransigência os princípios democráticos.
1906 – PORTO ALEGRE - Nasce Mário Teixeira de Carvalho, genealogista.
1919 – PORTO ALEGRE - Nasce Mauro Cunha, poeta, contista e jornalista.
1944 - PORTO ALEGRE - Nasce Flávio Loureiro Chaves, ensaísta e  professor universitário.

SANTO DO DIA DE HOJE, 4 DE FEVEREIRO - SÃO JOÃO DE BRITO - Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1º de março de 1647. Seu pai foi Governador Geral do Brasil. São João de Brito fez-se jesuíta aos 17 anos e foi ordenado sacerdote em 1673. Transferiu-se à Índia como missionário, onde buscou adaptar-se à cultura indiana. Voltou-se para os párias, a mais ínfima classe, e passou a viver como pária. Em seu apostolado foi preso, açoitado e humilhado e expulso para Portugal. Voltou, continuando a pregar o evangelho. Foi novamente preso e condenado à morte e executado em 4 de fevereiro de 1693, mártir, isto é, testemunha de Cristo.

O DIA DE HOJE, 4 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1827 - TRÊS FORQUILHAS - O Pastor Voges pede à Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, em Londres, pedido de fornecimento de grande quantidade de bíblias em alemão e português. Destinavam-se às Colônias de São Leopoldo e de Torres.
1854 - VACARIA - Lavram-se as escrituras de doação de gleba à Igreja local, no perímetro urbano. As terras pertenceram a Manuel Rodrigues, que as passou à filha Inácia Rodrigues de Jesus, casada com Francisco Borges Vieira. D. Inácia e seus filhos confirmaram a doação.
1861 - MONTENEGRO - Nasce João Antônio Brochier, republicano e lavrador. Exerceu os cargos de escrivão distrital, subintendente e delegado de polícia no município.
1884 - VIAMÃO – Nasce o Major Francisco da Silva Goulart. De 1930 a 1940 foi oficial do Registro Geral Especial em Montenegro.
1888 - FAGUNDES VARELA – Chegada dos primeiros imigrantes de Treviso, Verona e Vicência.
1912 - BENTO GONÇALVES - A Sociedade Italiana de Mútuo Socorro Regina Margherita reúne duzentas pessoas, em grande festa com banda de música, que foi a atração principal do evento.
1914 - CAXIAS DO SUL - A Associação dos Comerciantes  angaria recursos para aquisição e doação de palacete ao Presidente do Estado Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros. Os empregados do comércio local pedem que as casas comerciais fechem ao meio dia.
1927 - SÃO MARCOS - O cartório local é destruído por um incêndio, nos fundos, onde se localizava a casa de Alfredo de Lavra Pinto, seu titular, que estava em Caxias com a esposa hospitalizada. João Rech e Pedro Drago conseguiram salvar todos os livros. As evidências demonstraram que o incêndio foi criminoso. O processo  terminou numa gaveta....
1960 - GARIBALDI - Pela lei n° 617, é criado o distrito de ‘’27 da Boa Vista’’.
1963 - CAXIAS DO SUL - Armando Luiz Antunes recebe o título de Cidadão Caxiense.
1970 - CAXIAS DO SUL - Morre o ex-prefeito Demétrio Niederauer.
1971 - FLORES DA CUNHA – Lideranças e empresários locais fundam a Associação da Indústria e Comércio e elegem  o primeiro presidente: Januário Bulla.












UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
5 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 5 de fevereiro, terça-feira. -- Sexta semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 36 dias. Faltam 329 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua minguante. -- Signo de Aquário.  Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO LECABEL e devem rezar o Versículo 16 do Salmo 70 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Quem vai ao ar perde o lugar.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DO REITOR – Em 1903 nascia o Cardeal Dom Vicente Scherer, esplêndida figura do clero católico rio-grandense. Dedicou-se nos últimos anos à Santa Casa da Misericórdia, em Porto Alegre, unidade assistencial de indispensável atuação junto aos gaúchos. Sob sua chancela, a Santa Casa teve novos impulsos e horizontes. A Universidade de Caxias do Sul reverencia sua grata memória. Professor  Isidoro Zorzi, Reitor.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 5 DE FEVEREIRO - DIA DO DATILOSCOPISTA - O Decreto 52.871 (20 de novembro de 1963) inspirado na implantação da datiloscopia no Brasil, em 5 de fevereiro de 1902.   O México comemora o DIA DA CONSTITUIÇÃO MEXICANA.

O DIA DE HOJE,  5 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1818 – ESTOCOLMO - SUÉCIA - Sobe ao trono da Suécia, com o nome de Carlos XIV, Jean Baptiste Bernardotte, de 55 anos, francês de nascimento. Reinará 26 anos até 8 de março de 1844. Foi Marechal da França em 1804 e Príncipe de Pontecorvo em 1806, nas guerras napoleônicas. Em 20 de agosto de 1810 foi adotado pelo Rei Carlos XIII, da Suécia. Deixou a França, foi nomeado generalíssimo dos exércitos coligados contra o Império francês e no trono foi sucedido por Oscar I.
1971 – HOUSTON - ESTADOS UNIDOS – A NASA transmite o histórico e inacreditável passeio na LUA dos astronautas norte-americanos Alan Shefard e Edgar Mitchell.

O DIA DE HOJE,  5 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1865 – RIO DE JANEIRO - Chega às livrarias o Manual Prático da Agricultura Intertropical, enriquecendo o catálogo da Editora Garraux (RJ), ao preço de cinco mil réis. O mesmo catálogo anunciava o Novo Manual de Tom-Tom, contendo Moderníssimos Preconceitos de Civilidade, Polidez, Conduta e Maneiras em Todas as Circunstâncias da Vida, a dois mil réis o exemplar.
1927 - RIO DE JANEIRO - Morre Joaquim Osório Duque  Estrada, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. Verdadeira Voz da Pátria, cantado milhões de vezes, o Hino Nacional é elo de ligação entre  gerações, ponto de identificação, de dedicação e de orgulho! Sua melodia e a mensagem da letra o tornam um dos mais belos hinos nacionais, respeitado e reconhecido no mundo inteiro.

O DIA DE HOJE,  5 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1847 - DOM PEDRITO - Nasce Gavino Machado da Silveira, jornalista. Foi Voluntário da Pátria, na Guerra do Paraguai.
1851 - RIO GRANDE - Nasce Adriano Ribeiro, jornalista.
1884 – ESTRELA - Nasce Leopoldo Brentano, jesuíta, autor de obras religiosas e de cultura geral.
1901 – URUGUAIANA - Nasce Walter Pereira da Rosa, crítico literário e ensaísta.
1903 - BOM PRINCÍPIO – Nasce o futuro Cardeal Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre, filho de Pedro Scherer  e Ana Opermann Scherer. Estudou  em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, foi ordenado em 1926 e secretário particular de Dom João Becker.  Bispo Auxiliar em 1946 e em 30 de dezembro do mesmo ano, Arcebispo. Elevado ao cardinalato em 1º de maio de 1969, foi um excelente líder religioso, fazendo jus ao posto de arcebispo. Ao atingir a idade canônica, dedicou-se à assistência na Santa Casa da Misericórdia.
1912 - SÃO GABRIEL - Nasce Nilo Fernandes Barbosa, jornalista e poeta.
1915 - MONTENEGRO - Nasce Nair Nunes da Silveira, poetisa.
1918 - GARIBALDI - Nasce Rizzardo da Camino, autor da Introdução à Maçonaria.
1919 - PORTO ALEGRE - Nasce Ruben Roehe, veterinário e pesquisador dessa área.
1937 - PORTO ALEGRE - Nasce Carlos Stein, contista, com várias obras publicadas.

SANTO DO DIA DE HOJE, 5 DE FEVEREIRO  - SANTA ÁGUEDA - Sofreu o martírio na Catânia, Sicília, Itália, por volta de 251. É venerada desde os primeiros tempos. Teve doze igrejas na cidade de Roma. Segundo a tradição, ela foi entregue a uma mulher de maus costumes, a fim de ser desviada dos caminhos de Deus. Inúteis foram todos os esforços. Ela se manteve inabalável. Foi, então, submetida a cruéis torturas: desconjuntamento dos ossos e dilaceração dos seios. Rolaram-na sobre cacos de vidro e carvões em brasa. Também é chamada de Santa Ágata.

O DIA DE HOJE,  5 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1880 - PORTO ALEGRE - O Bispado do Rio Grande do Sul confirma canonicamente a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio, anteriormente decretada pela Assembleia Legislativa, e nomeia o primeiro pároco Pe.  Guilherme Ley, seu último cura.
1890 - SÃO MARCOS - O fiscal Luciano Courtois solicita ao governo assistência médica para os colonos. É o primeiro documento da história de São Marcos que trata oficialmente do assunto.
1906 - GARIBALDI - O Comissariado do Rio Grande do Sul, da Ordem dos Freis Capuchinhos, passa a denominar-se Sagrado Coração de Jesus, em substituição a de São Francisco de Assis.
1912 - FARROUPILHA - Nascimento de Honório Marotto. Na empresa Eberle S. A,  ascendeu aos mais altos postos da direção. Em 15 de março de 1973, festejou cinquenta anos de trabalho ininterrupto na mesma empresa.
1919 - CHIUSOLE – ITALIA - Aos 79 anos, morre o Pe. Augusto Finotti, que foi o primeiro pároco de Caxias. Era natural de Valle de Garduno, diocese de Trento, Império Austro-húngaro, onde nasceu em 26 de fevereiro de l840. Estudou no Seminário de Trento. Em 1877, veio para o Brasil a fim de assistir espiritualmente aos imigrantes. Foi cura de São Vendelino, pois conhecia o alemão. Atuou em Caxias como pároco, apenas durante quinze dias. Resignou, mas nunca disse as razões que o levaram a essa deliberação. Trabalhou em Figueira de Melo, em Monte Belo do Sul e Flores da Cunha. Em 1901 voltou para a Itália. Foi um grande benemérito.
1945 - CAXIAS DO SUL - Morre o pioneiro Ambrósio Bonalume, natural de Monza, Milão (Itália). Chegou ao Campo dos Bugres em 1876. Foi comerciante e industrialista, dedicando-se à produção de vinho.













UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
6 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 6 de fevereiro, quarta-feira – sexta semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 37 dias. Faltam 328 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua minguante. -- Signo de Aquário.  Os aniversariantes de hoje são guiados pelo Anjo VASARIAH e devem rezar o Versículo 4 do Salmo 32 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Cada um por si e Deus por todos.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - Reverenciamos  o Padre Antônio Vieira ‘’o maior vulto da literatura luso-brasileira do século dezessete’’ e ‘’ um dos grandes oradores universais: que maior não produziu a língua portuguesa.’’ Nasceu em 6 de fevereiro de1608, oito anos depois veio ao Brasil. Aos 15, entrou na Companhia de Jesus, onde se distinguiu nos estudos, inclusive no domínio das línguas polidas da Europa. Em 1640, em Portugal, fez o seu admirável sermão pelo sucesso português contra a Holanda.  Em 1681, voltou ao Brasil e faleceu em 18 de julho de 1697. A personalidade cultural do Brasil encontra na figura do Padre Antônio Vieira  uma das grandes vozes em favor da identidade nacional.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 6 DE FEVEREIRO  - DIA DO AGENTE AMBIENTAL

O DIA DE HOJE, 6 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1715 – UTREQUE - ESPANHA - Tratado de paz e amizade entre D. João V e Filipe V de Espanha, assinado em Utreque, e garantido por Jorge I de Inglaterra, dois anos depois do assinado com a França de Luís XV. Por esse tratado, Portugal recebe a Colônia do Sacramento, o atual Uruguai.
1918 – LONDRES - INGLATERRA  - O Reino Unido dá o de voto às mulheres acima de 30 anos.
1911 - TAMPICO, ILLINOIS – ESTADOS UNIDOS - Nasce Ronald Wilson Reagan, quadragésimo presidente dos Estados Unidos, de 1981 a 1989. Filho de um vendedor de sapatos, foi locutor esportivo numa rádio em Iowa; ator cinematográfico em Hollywood e locutor de televisão. Elegeu-se governador da Califórnia. Em 1980 foi eleito presidente. Recebeu a Nação passando por um período de angústia e entregou-a ao seu sucessor respirando otimismo. Faleceu em 2004.
1945 – KINGSTON – JAMAICA - Nasce o cantor e compositor Bob Marley.
1952 – LONDRES – INGLATERRA - Após a morte do pai George VI, Elizabeth II torna-se Rainha da Inglaterra. Nasceu em Londres em 21 de abril de l926, filha de George VI e da Rainha Elizabeth, foi batizada como   Elizabeth Alexandra Mary, preparou-se e serviu na II Guerra Mundial no Serviço Territorial Auxiliar. Casou-se com o príncipe Phillipe de Mountbatten, em 20 de novembro de 1947. Em 14 de novembro de 1948, nasceu seu filho primogênito, Príncipe Charles Phellip Arthur George e em 15 de agosto de 1950, a primeira filha, Anna Elizabeth Alice Louise. Subiu ao trono em 8 de novembro de 1952 e foi coroada em 2 de junho de 1953.

O DIA DE HOJE, 6 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1818 - RIO DE JANEIRO - Coroação e aclamação de Dom João VI, Rei de Portugal, Brasil e Algarves. ‘’Após o juramento de vassalos prestado pelos Príncipes D. Pedro e D. Miguel, filhos do rei, autoridades, nobreza e clero em geral,  o Ministro Tomás Antônio Vilanova Portugal, que presidia a solenidade, transmitiu, em alta voz, a comunicação de que o Rei aceitava esses juramentos.’’
1895 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - O Presidente Cleveland emite laudo favorável ao Brasil, na questão de limites do Território das Missões, com a República Argentina, apoiado em monumental documentação e defesa articulada  pelo  Barão do Rio Branco.

O DIA DE HOJE, 6 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1901 - SÂO JOSÉ DO NORTE - Nasce Demóstenes de Oliveira Dias, geógrafo e historiador.
1911 – MILÃO – ITÁLIA - Morre Germano Hasslocher Filho, deputado de SANTA CRUZ DO SUL.
1917 - PORTO ALEGRE -Nasce Zulmira Guimarães Cauduro, novelista, contista e romancista.
1918 - PAIM FILHO - Ato municipal 544, de Lagoa Vermelha cria o distrito de Sede Nova, atual Paim Filho, hoje com 4.478 habitantes e território de 182,18 km²
1928 – TAQUARI - Morre Albertino Saraiva, jornalista fundador O TAQUARIENSE.
1931 – JAGUARÃO - Nasce Leo Santos Brum, poeta regionalista e jornalista.

SANTO DO DIA DE HOJE, 6 DE FEVEREIRO - SÃO PAULO MIKI E COMPANHEIROS MÁRTIRES -
O cristianismo foi introduzido no Japão em 1549. Poucos anos depois, já havia uma multidão de cristãos. Paulo Miki nasceu entre 1564 e 1566. Catequista, fez-se jesuíta. Excelente pregador, realizou numerosas conversões. Quando iniciou a perseguição contra os católicos, ele e 26 companheiros foram presos, submetidos a torturas e crucificados em Nagazaki, em 1597. Seis deles eram franciscanos, vindos da Espanha, três eram jesuítas japoneses; os demais, leigos. Três eram adolescentes, de 11 a 15 anos.  Suas últimas palavras:  ''Não há outro caminho de salvação a não ser Cristo Jesus.’’

O DIA DE HOJE, 6 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1877 - COLÔNIA CAXIAS - É nomeado capelão da Colônia Caxias o Pe. Antônio Passaggi,   confirmado canonicamente em 19 de maio seguinte, pelo Bispo de Porto Alegre. Primeiro capelão  da Sede Dante e da Colônia, foi um bom padre,  porém gostava de bebidas alcoólicas.
1914 - CAXIAS DO SUL - É nomeada comissão para a construção da fachada da Igreja matriz de Santa Teresa: Presidente  Coronel José Penna de Moraes; Presidente Honorário Antônio Pieruccini;  Vice-Presidente Miguel Muratore; 1° Secretário Antônio Motola; 2º Secretario Francisco Coelho; Tesoureiro Ludovico Sartori; Conselheiros: Antônio Florian, Benvenuto Ronca, Pedro Flores Gayer, Guido Livi, Luiz Gasparotto, Annúcio Ungaretti, Pedro Mocelin, João Panceri, João Bozzoni, Rodolfo Braghirolli, Ângelo Manfro, Pedro Tomasi, Carlos Fedrizzi, Francisco Meneguzzo, João Mocelin, José Comandulli, Ettore Pezzi, Antônio Piccoli e Atílio Pieruccini.
1932 - CAXIAS DO SUL - Circula o primeiro número de O MOMENTO, semanário, de propriedade de Emílio Fonini. Prestou excelentes serviços em sua longa existência.
1941 - CAXIAS DO SUL - Noêmia Porto, da Metalúrgica Eberle, é eleita Rainha dos Operários.
1943 - ANA RECH – CAXIAS DO SUL  - Escola Rural ‘’Murialdo’’ faz propaganda de seus cursos.













UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
7 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 7 de fevereiro, quinta-feira  -- Sexta semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 38 dias, faltam 327 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua minguante. -- Signo de Aquário. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  IEHUIAH e devem rezar o Versículo 11 do Salmo 33 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Vencer os próprios desafios  é mais importante que vencer o mundo.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL –1958 - RIO DE JANEIRO - O Conselho Nacional do Ensino Superior aprova o Regimento da Faculdade de Ciências Econômicas, antevendo a autorização, através do  Decreto 43.291, da Presidência da República, sancionada em 28 de fevereiro de 1958, e assinado pelo  Presidente Juscelino Kubitscheck.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 7 DE FEVEREIRO  - DIA NACIONAL DO GRÁFICO.

O DIA DE HOJE, 7 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1878 – VATICANO - ITÁLIA - Morre João Maria Mastai-Ferreti, o Papa Pio IX, que nasceu em  13 de maio de 1792. Foi eleito papa em  1846 e reinou até 1878, 32 anos, um dos pontificados mais longos da história. Enfrentou inúmeros  problemas, como a conquista de Roma pelas tropas italianas, em 20 de setembro de 1870. Definiu os dogmas da infalibilidade papal e da Imaculada Conceição. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, juntamente com o Papa João XXIII.
1900 – LONDRES – INGLATERRA - Criada a Comissão  do Trabalho, o Partido Trabalhista inglês.
1997 – MAASTRICHT – HOLANDA -  Assinado o tratado sobre normas da União Europeia.

O DIA DE HOJE, 7 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1835 – SALVADOR – BAHIA - Fundada a Livraria Catilina, a primeira no Nordeste,  imprimia livros, tendo contado, entre os seus editados, com Rui Barbosa, Xavier Marques, Coelho Neto e outros.
1901 – NATAL – RIO GRANDE DO NORTE - Morre  AUTA DE SOUSA, que nasceu em 13 de setembro de 1876. Educou-se com as irmãs francesas, no Colégio São Vicente de Paulo. Destacou-se como poetisa. A seu respeito, diz Celso Pedro Luft: ‘’A sua vida de sofrimentos, a sensibilidade inata e a vocação poética, fizeram-na escrever versos que encontraram o caminho das almas simples e sofredoras.’’ Obra:  Horto, editada em 1900.
1902 – VALENÇA – RIO DE JANEIRO - Nasce Clementina de Jesus da Silva, compositora negra.
1937 – SANTOS – Chega ao Brasil, o berlinense Anatol Rosenfeld, 25 anos, que fugia do nazismo. Intelectual desiludido, trabalha na lavoura, junta suas economias, aluga um porão na rua Artur Azevedo, na capital paulista, e dedica-se à leitura. Vai tornar-se, ao lado de Paulo Rónai e Michel Debrun, um dos grandes ensaístas estrangeiros a repensar a cultura brasileira.
1986 – BRASÍLIA - Estreia, em Brasília, o filme Morte e Vida Severina, dirigido por Zelito Viana, baseado no auto natalino de João Cabral de Melo Neto.

O DIA DE HOJE, 7 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1756 – MISSÕES - Numa escaramuça da Guerra Guaranítica, morre o cacique missioneiro Sepé  Tiarajú, lenda viva no coração do povo rio-grandense. Seu cavalo rodou numa cova de tatu, e ele caiu fulminado por tiro desferido pelo governador de Montevidéu  José Joaquim  Viana.
1858 - RIO GRANDE -  Nasce Joaquim Gomes de Campos, jornalista, professor e historiador.
1862 - RIO DE JANEIRO: Nasce Raul Villa Lobos, pai de Heitor Villa Lobos.  Publicou obras históricas  e geográficas . Residiu em nosso Estado.
1864 – SALVADOR - Nasce Henriques de Casais, poeta e advogado. Morreu em Porto Alegre em 1948.
1897 - PORTO ALEGRE - Nasce Valdemar do Couto e Silva (1897-1965), escritor jurídico.
1904 – PORTO ALEGRE - O jornal 14 de Julho noticia a criação, em Porto Alegre, da Comissão Glorificadora de Júlio de Castilhos, com  Borges de Medeiros, Pinheiro Machado e Montauri Leitão. Objetivo: comemorar a memória de Júlio de Castilhos no dia 14 de julho de cada ano.
1910 - SÃO FRANCISCO DE PAULA - Nasce  Valdomiro Ramos Pacheco, jornalista em Caxias do Sul, onde dirigiu a VOZ DO POVO. 
1924 - VACARIA - Pelo ato nº 438, Segredo é elevado á categoria de distrito, com 295 quilômetros quadrados de superfície.
1965 - CRUZ ALTA - Morre Aristides de Moraes Gomes, autor de ''A Fundação e a Evolução das Estâncias Serranas''.
1967 - PORTO ALEGRE - Morre Lila Ripoll, poetisa. Era natural de QUARAÍ.

SANTO DO DIA DE HOJE, 7 DE FEVEREIRO  - SANTA COLETA - Nasceu em Córbia, Amiens, França, em 13 de fevereiro de 1381. Os pais, idosos, deram-lhe o nome de Nicoleta, em homenagem a São Nicolau. Perdeu os pais aos 18 anos. Distribuiu seus bens entre os pobres e  ingressou na Ordem Terceira de São Francisco. Viveu três anos em reclusão, dela saindo para realizar a reforma franciscana. Sua ação reformadora estendeu-se  pela França, Espanha, Flandres e Sabóia,  contribuiu para que fosse superado o cisma do Ocidente. Morreu em Gand, na Bélgica, em 6 de março de 1447.
DIA DE SÂO RICARDO DE LUCA, protetor dos fiéis e renovador da fé em seus corações.

O DIA DE HOJE, 7 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1897 – CAXIAS DO SUL – Promovida manifestação da Federação Católica Caxiense, de apreço ao papa Leão XIII. Local da homenagem: Ruas Visconde de Pelotas, Francisco Camatti e Duque de Caxias, então cobertas pela mata. Esperavam-se ataques de parte dos oradores. Nada aconteceu.
1900 - NOVA CAMÁLDOLI, Santa Lúcia do Piaí, Caxias do Sul - Os monges camaldulenses tomam posse oficial dos 323 hectares que compraram, na Colônia Vitalina, hoje parte do distrito de Santa Lúcia do Piaí, Caxias do Sul. É rezada missa pelo monge Dom Ambrósio Pieratelli, com  uma banda de Caxias, cujos músicos também cantaram a missa. Discursaram na ocasião o Vigário de Caxias Pe. Antônio Pértile, o jesuíta Teodoro Amstadt e o advogado Maurício Nunes de Almeida, que assessorou a compra da gleba. No local, foi construído o eremitério.
1903 - CAXIAS DO SUL - Nomeado vice-intendente o Tenente Coronel Firmino Paim de Souza.
1907 - ANA RECH  - CAXIAS DO SUL - Ana Maria Paoletti Rech, fundadora da localidade, vende pedaço de terra aos monges camaldulenses, para construírem o mosteiro da Santíssima Trindade.
1947 - ANA RECH - CAXIAS DO SUL - Chegam à localidade, procedentes da Itália, sete Josefinos de Murialdo, a fim de dedicar-se ao ensino e recuperação da infância abandonada.
1963 - FAZENDA SOUZA - CAXIAS DO SUL - Morre Luiz Zatti, líder comunitário e ex-subprefeito da localidade, das mais tradicionais famílias de pioneiros da Colônia Caxias. Generoso, esmerou-se em assistir aos necessitados. Foi vereador em São Francisco de Paula e Caxias do Sul.















UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
8 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 8 de fevereiro, sexta-feira. -- Sexta  semana. -- De janeiro a hoje passaram 39 dias. Para o fim do ano faltam 326 dias. -- Estação: Verão. Lua minguante. -- Signo de Aquário. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO LEHAHIAH e rezando o Versículo 5 do Salmo 130 terão maior proteção.

Pensamento do dia: Uma andorinha só não faz verão.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DO REITOR - Em nome da  Universidade de Caxias do Sul saudamos os 52 anos de ordenação sacerdotal do Frei Clementino Dotti, ocorrida em 8 de fevereiro de 1961, reconhecendo nele um homem de fé e de profunda atuação religiosa e comunitária da ordem dos capuchinhos no Rio Grande do Sul.  Prof. Isidoro Zorzi, Reitor.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 8 DE FEVEREIRO  - DIA DO MAGISTÉRIO MILITAR,  celebra o  nascimento em Florianópolis (1853) de Roberto Trompowski Leitão de Almeida, marechal e patrono do magistério militar.

O DIA DE HOJE, 8 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1711 – LISBOA – PORTUGAL -  Alvará expedido pela corte determina que navios estrangeiros só poderão comerciar com o Brasil se fizerem parte de uma frota comercial internacional.
1712 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Rebelião de escravos negros abala Nova Iorque.
1942 - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - QUEDA DE SINGAPURA - Em 1941, Singapura estava fortemente protegida; a Grã Bretanha tinha a maior base naval da Ásia e Austrália e um exército 80 mil soldados britânicos, australianos e hindus. Na noite entre 7 e 8 de fevereiro de 1942, tropas japonesas surpreenderam a guarnição australiana e, apoiados pelo ar, ocuparam o interior. Em 15 de fevereiro a então inexpugnável Singapura rendeu-se e transformou-se no símbolo da incapacidade do Império Britânico de defender suas vastas possessões.

O DIA DE HOJE, 8 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1865 - UMBUZEIRO, PB. - É batizado Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, Presidente da República de 1919 a 1922. Assinou o decreto que aboliu o banimento da família imperial. Festejou o centenário da Independência com uma Exposição e lutou contra as secas. Foi o único brasileiro a integrar a Corte Permanente da Justiça Internacional de Haia.

O DIA DE HOJE, 8 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1824 - PORTO ALEGRE - Nasce José Antônio Correia da Câmara, depois Visconde de Pelotas (2º). Aos 15 anos combateu os farrapos no posto de capitão, contra Oribe e Rosas, no Uruguai; e em 1864, na campanha do Paraguai, com brilhante atuação. Foi senador pelo Rio Grande do Sul.
1904 - CAXIAS DO SUL - O 14 de Julho informa que o edital para a construção da estrada de ferro Caxias  - Novo Hamburgo, foi publicado. E afirma: ''Agora a estrada se tornará realidade''.
1886 – PORTO ALEGRE - Nasce João César de Castro, poeta, contista e cronista.
1907 – PORTO ALEGRE - Nasce Araci da Silva Fróes, poetisa.
1926 - BAGÉ - Nasce Ilka Guimarães Amaral, poetisa.
1928 – CAXIAS DO SUL - Nasce Mário Gardelin, jornalista, historiador e professor universitário.

SANTO DO DIA DE HOJE, 8 DE FEVEREIRO  - SÃO JERÔNIMO EMILIANI - Nasceu em Veneza, em 1486. Seguiu a carreira militar, que mais tarde abandonou para se dedicar ao serviço dos pobres, depois de distribuir entre eles o que possuía. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, destinada a socorrer as crianças órfãs e os pobres. Morreu em Somasca, no território de Bérgamo (Itália), em 1537. É o padroeiro das crianças órfãs.

O DIA DE HOJE, 8 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1876 - PORTO ALEGRE - É provisionado vigário de São Francisco de Paula de Cima da Serra e encarregado de Vacaria, o Pe. Antônio Mônaco. Ficará no posto por 14 anos.
1881 - CAXIAS DO SUL  - A Colônia Caxias se prepara para a Exposição brasileira alemã.
1914 - SÃO PEDRO DA III LÉGUA (Caxias do Sul) - Assume a paróquia o Padrem Constantino Gatti. Ficará no cargo até 25 de maio de 1918.
1915 - PORTO ALEGRE - Chegam ao Estado as irmãs escalabrinianas, para  Bento Gonçalves.
1917 - FARROUPILHA - Fundação, pelas irmãs missionárias de São Carlos Borromeo, da Escola Nossa Senhora de Lourdes.
1932 -JAGUARÃO - Morre o Pe. Humberto Pagliani, Josefino de Murialdo, pioneiro da Congregação em terras gaúchas. Tinha fama de santo.
1942 - NOVA PÁDUA - Assume a paróquia o Pe. Antônio Alessi, até  24 de março de 1968.
1943 - CAXIAS DO SUL - Grande seca na região. A cidade é abastecida pelos caminhões tanques da Prefeitura.
1963 - CAXIAS DO SUL - Grandes homenagens 70 anos do empresário Armando Luiz Antunes.
1985 - BENTO GONÇALVES – Carlos Bertuoil preside a  V Festa Nacional do Vinho - Fenavinho até o dia 24. A Imperatriz do Vinho é  Sheila Telli e Liana Cristina Fortuna Rigon e  Cláudia Sfoggia Wender, Damas de Honra.



























UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
9 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 9 de fevereiro, sábado. -- Sexta  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 40 dias. Faltam 325 dias  para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua minguante. -- Signo de Aquário.-- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO CHAVAKIAH e devem rezar o Versículo 1 do Salmo 114 para ter mais proteção.  Começa hoje o Carnaval de 2013, a maior festa popular do Brasil.

Pensamento do dia: Quem arma a esparrela muitas vezes cai nela.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – A Cidade Universitária da Universidade de Caxias do Sul, além do campus sede, mantém em Caxias do Sul o Campus 8 – Cidade das Artes. Contempla regionalmente e interage diretamente com a população de 6 municípios: Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha,  Ipê , Nova Pádua e São Marcos. 

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 9 DE FEVEREIRO: DIA DA CEBOLA, em São José do Norte (RS).

O DIA DE HOJE, 9 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1849 – ROMA – ITÁLIA – A Itália proclama sua opção pelo sistema republicano, tornando-se República, em substituição ao Governo pontifício. Garibaldi dá integral apoio e por ela combate, sendo promovido a general. Sob os muros da cidade, morre o fiel Aguiar, que Garibaldi levou consigo da América do Sul, como guarda pessoal negro,  amparado pelas matronas romanas. Aguiar foi ferido na cabeça por um estilhaço de granada.
1944 – GEÓRGIA – ESTADOS UNDOS - Nasce a escritora negra Alice Walker.

O DIA DE HOJE, 9 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1894 - LAPA (Paraná) - Revolução Federalista - Morre,  Antônio Ernesto Gomes Carneiro,  homem de confiança do Presidente Floriano Peixoto, destacado para defender a cidade e deter os federalistas, de Gumercindo Saraiva.  Gomes Carneiro combateu na Guerra do Paraguai, formou-se em engenharia e desempenhou diversas missões com grande brilho. Animou seus soldados e morreu como símbolo da resistência. Mesmo assim, a cidade foi tomada.
1890 – RIO DE JANEIRO - Nasce a romancista Carolina Nabuco, autora de A Sucessora (1934), Chama e Cinza (1947) e Oito Décadas (1973).
1897 – RIO DE JANEIRO - Estreia no Teatro Recreio Dramático, a comédia A Capital Federal, de Arthur Azevedo. Será a maior bilheteria de toda a história do teatro brasileiro. A grande atriz Lucília Perez a encenaria a seguir, levando o espetáculo às principais capitais brasileiras.

O DIA DE HOJE, 9 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1865 – PELOTAS  (RS) - Nasce  João Simões Lopes Neto, que exerceu diversas profissões com   escassos êxitos econômicos. Talento incomum, deixou páginas fulgurantes sobre o Rio Grande do Sul em Contos Gauchescos, Lendas do Sul e Casos do Romualdo. Até que houver gaúchos autênticos, e o Rio Grande existir, seu nome será recordado com orgulho e imenso apreço.
1867 - SÃO GABRIEL - Morre o Marechal de Campo João Propício Mena Barreto, Barão de São Gabriel. Nasceu em Rio Pardo aos 5 de agosto de 1808, filho do Marechal João de Deus Mena Barreto, 1º Visconde de São Gabriel. Fez uma brilhante carreira, destacando-se em combate, citado como  belo exemplo de cumprimento do dever, retidão de vida e caráter.
1870 - RIO DE JANEIRO - O Governo imperial cede ao Governo da Província de São Pedro do Rio Grande uma vasta extensão de terra entre São João do Montenegro, Estrela, São Francisco de Paula de Cima da Serra, Taquara do Mundo Novo, São Sebastião do Caí e os Rios Taquari e Antas. Nelas surgirão as colônias Conde D' Eu (Garibaldi) e Dona Isabel (Bento Gonçalves).
1920 – PETRÓPOLIS (RJ) – Falece Rivadávia da Cunha Corrêa, advogado e político. Era natural de Santana do Livramento, onde nasceu aos 9 de julho de 1866.
1950 – URUGUAIANA – Nasce Maria de Lourdes Fan Guimarães, professora e historiadora.

SANTO DO DIA DE HOJE, 9 DE FEVEREIRO – SANTA APOLÔNIA - No governo de Felipe, o árabe, que reinou em Roma de 244 a 249, ocorreu em Alexandria, no Egito, uma revolta contra os cristãos, incitada por um adivinho e muitos seguidores de Cristo pagaram com suas vidas. Entre eles  Apolônia, de idade avançada, voltada à oração e ajuda ao próximo, que teve dentes quebrados e foi ameaçada de ser lançada ao fogo. Apolônia correu para a fogueira, onde morreu. Santa Apolônia é padroeira dos dentistas e contra as dores de dente. Foi muito venerada na Idade Média.

O DIA DE HOJE, 9 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1868 - NOVA PETRÓPOLIS - O pastor Heinrich Hunsche faz prova de prédica, visando sua nomeação. Esta ocorre pouco após, assumindo a direção da comunidade evangélica.
1884 - CAXIAS DO SUL - São enviados produtos da Colônia, ao Rio de Janeiro, em caixões, com duas latas de farinha de trigo, uma de farinha de centeio, uma de farinha de milho, três dúzias de garrafas de vinho tinto, uma de vinho branco, dois fardos com linho tecido , dois com seda em fio e um cartucho com casulos de bicho da seda.
1903 - PORTO ALEGRE - Os capuchinhos assumem o Seminário Diocesano, por dez anos. É o início de sua presença em Porto Alegre, com casas no Partenon e na Grande Porto Alegre.
1906 - NOVA PRATA - O Pe. Antônio Seganfreddo, em carta a Dom João Batista Scalabrini, informa que nuvens de gafanhotos destroem as plantações.
1915 - SÃO MARCOS - Assume a paróquia  o Padre Henrique Compagnoni, de Mântua, onde nasceu em 16 de abril de l882. Seus pais emigraram para o Rio Grande do Sul. Estudou em Porto Alegre e ordenou-se sacerdote em 15 de junho de 1912. São Marcos foi seu campo principal de apostolado. Antes trabalhou em Santo Antônio da Patrulha, Gravataí, Nova Roma do Sul e Caxias. Foi  homem extraordinariamente dinâmico e enfrentou não poucos problemas. Assumiu a paróquia tanto no espiritual como no material. Morreu em 27 de outubro de 1971, aos 89 anos de idade.
1915 - BENTO GONÇALVES - Chegam à localidade  Madre Lúcia Gorlin, superiora, e as irmãs Maria Borromeia Ferrarese, Maria Josefina Orichio, Maria de Lourdes Martins e Maria Joana de Camargo, da Congregação das Missionárias de São Carlos Borromeu. Fundam o primeiro colégio da Congregação, em terras gaúchas.
1938 - CAXIAS DO SUL - Ato 23, do Prefeito Dante Marcucci, decreta feriado o dia 11 de fevereiro pelo regresso, após seis meses de ausência, do 9º Batalhão de Caçadores, aquartelado na cidade.













UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
10 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 10 de fevereiro,  domingo de carnaval.  -- Sétima semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 41 dias. Faltam 324 dias para o fim do ano.-- Estação: Verão.  Lua nova a partir das 4 horas e 21 minutos. -- Signo de Aquário. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO MENADEL e devem rezar o Versículo 8 do Salmo 25 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Pedra que muito se move não cria musgo.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULMENSAGEM DO REITOR – Em 10 de fevereiro de 1967, pelo Decreto Federal nº 60.200, do Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, publicado no Diário Oficial também desse dia,  foi constituída a Universidade de Caxias do Sul. Nesses 46 anos tem sido  uma longa caminhada, com alguns tropeços, mas também de frutos abundantes, como mais de 70 mil alunos já formados e um contingente atual de cerca de 38 mil alunos matriculados em seus diferentes cursos. A efeméride nos estimula e inspira. Vamos prosseguir no mesmo caminho, num grande esforço de com os mesmos princípios, certos de que é o que deve ser feito. Continuamos servindo, de coração e mente, ao nosso país! Prof. Isidoro Zorzi, Reitor.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE – DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

O DIA DE HOJE, 10 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1763 – PARIS – FRANÇA-  Adesão de Portugal ao Tratado de Paris entre a França, Espanha e França que encerra à Guerra dos Sete Anos.
1792 -0 LISBOA – PORTUGAL- O príncipe D. João, futuro D. João VI, assume em nome de sua mãe a rainha D. Maria II, que ficara demente e seria conhecida como D. Maria, a Louca. Dom João, na verdade, detinha todos os poderes de rei.
1918 -ISTAMBUL – TURQUIA - Morre Abdul-Hamid II, sultão da Turquia. Em 1876 enviou seu irmão mais velho para a prisão e apoderou-se do trono. Enfrentou numerosas dificuldades, que resultaram na independência de Montenegro, România e Herzegovina. Prometeu reformas e não as realizou. Em 1908, o Partido dos Jovens Turcos revoltou-se, obrigando-o a outorgar uma constituição. No ano seguinte, teve que abdicar em favor de Maomé V, seu irmão mais moço.
1942 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - O primeiro disco de ouro, premiação do mundo fonográfico internacional que celebra e reconhece os campeões de venda de discos,  é atribuído ao maestro Glenn Miller.

O DIA DE HOJE, 10 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1853 - OURO PRETO - Morre Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, a Marília de Dirceu, ‘’heroína brasileira do amor platônico’’,  cantada por Tomás Antônio Gonzaga,  inconfidente mineiro desterrado para Moçambique. Dorotéia, ainda que formosa, ficou solteira a vida toda.
1894 – SALVADOR – BAHIA - Nasce Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a "Mãe Menininha do Gantois", mãe de santo de alta estima, respeito e liderança espiritual nos terreiros da Bahia.
1902 – RIO DE JANEIRO – Morre Urbano Duarte, grande humorista de texto sarcástico, ferino, fez a delícia de milhares de leitores. Como comediógrafo, escreveu a ópera burlesca A Princesa Trebizon (1883) e Os Gatunos (1884). Participou da fundação da Academia Brasileira de Letras.
1938 – RIO DE JANEIRO - Uma Lágrima de Amor, peça de Brício de Abreu, é publicada no jornal literário Dom Casmurro.  Antes já tinha sido traduzida para o espanhol e o francês e apresentada em Paris (1929) e Madrid (1935).

O DIA DE HOJE, 10 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1756 - CAIBOATÉ - Na Guerra das Missões, as forças combinadas da Espanha e Portugal avistaram  forças indígenas, em posição de combate. Foram intimadas a deixarem o passo livre. Pediram 24 horas de prazo. O comandante espanhol D. José Andonaegui deu-lhes uma hora. Mandou martelar a posição indígena com artilharia e fuzilaria. Morreram 1.500 índios, entre os quais o chefe Languiru. Foi um massacre. Os aliados tiveram três mortos.
1772 – PROVíNCIA DO RIO GRANDE - ‘’O Tenente-Coronel Antônio da Veiga Andrade, governador interino do Rio Grande, leva ao conhecimento do vice-rei que tendo mandado o tenente Manuel Marques de Souza (1º) colocar o Registro no Passo do rio das Pelotas, em Cima da Serra, esse oficial tivera sérias dificuldades em desempenhar tal missão, devido à oposição de parte de Antônio Correia Pinto, capitão-mor povoador da Vila dos Prazeres de Lajes’’.
1887 -  KOENIGSBERG – ALEMANHA -  Nasce Martin Fischer, que no Brasil foi historiador,  tradutor e diretor de museu em Ijuí.
1903 – TAQUARI -   Nasce Theodomiro Tostes, jornalista e poeta.
1910 – PORTO ALEGRE - Nasce Leo Schneider, musicólogo e compositor erudito.
1916 – RIO GRANDE - Nasce o poeta Mário Árias Peres.
1978 – GOIÃNIA - Morre Frei Luís Maria Liberali (Ricardo Domingos Liberali), sacerdote capuchinho.  Destacou-se nas Missões Populares. Percorreu o Brasil, inclusive em regiões quase inacessíveis, na época, como Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

SANTO DO DIA DE HOJE, 10 DE FEVEREIRO - SANTA ESCOLÁSTICA - Era irmã de São Bento, fundador da ordem dos monges beneditinos. Nasceu na Úmbria, Itália, por volta de 480. Acompanhou o irmão na  vida de oração e  trabalho, fixando-se num mosteiro nas vizinhanças de Monte Cassino. Ao final  da vida, Escolástica, pressentindo a morte, na visita anual, pediu ao irmão que ficasse com ela, pois desejava falar de Deus. Bento, intransigente no cumprimento da Regra, recusou-se. Escolástica pôs a cabeça entre as mãos e pediu a intervenção divina. De imediato irrompeu uma tempestade, que reteve o irmão, e, assim, Escolástica pôde escutá-lo dissertando sobre o amor divino. Três dias depois ela morreu. Tinha 67 anos. Escolástica é invocada contra raios e para obter chuva, além de ser a padroeira dos irmãos e irmãs.

O DIA DE HOJE, 10 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1874 - PORTO ALEGRE - É encaminhada reclamação contra tratamento dispensado a imigrantes,  forçados a viajar na proa do navio Guaíba, na chuva. O navio estava atulhado de munições.
1942 - CAXIAS DO SUL – A Liga da Defesa Nacional reivindica: troca do nome da praça Dante Alighieri para Rui Barbosa; troca dos dísticos italianos na estátua de Dante; troca do nome da Avenida Itália para Avenida Brasil. Por fim, decide-se que a Liga chame os portadores de títulos honoríficos de países do Eixo para sua devolução. Motivo: respingos da II Grande Guerra.
1942 - CAXIAS DO SUL - Morre Rodolfo Braghirolli, pioneiro da colonização.
1967 – BRASÍLIA -  Governo  assina o decreto nº 60.200, criando a Universidade de Caxias do Sul.
1973 - CAXIAS DO SUL - Dom Nei Paulo Moretto, bispo de Cruz Alta, visita Caxias do Sul, sua terra natal, sendo recebido com grandes manifestações de apreço por seus familiares e pela comunidade.









UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
11 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 11 de fevereiro, segunda-feira. - Sétima semana do ano . -- De janeiro a hoje passaram 42 dias. Faltam 323 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua nova.  -- Signo de Aquário.  -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo Anjo ANIEL e devem rezar o Versículo 8 do Salmo 79 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Quem cospe para cima na cara lhe cai.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – A BIBLIOTECA CENTRAL da Universidade de Caxias do Sul, com um sistema de 16 bibliotecas interligadas e acervo de 975 mil exemplares, promove a difusão do conhecimento, ampliando o acesso da população à cultura, ciência e tecnologia; preserva, enriquece e trata tecnicamente o patrimônio bibliográfico e documental da Universidade; apoia as atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação integral e qualificada do aluno e promove a pesquisa como suporte da produção do conhecimento.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 11 DE FEVEREIRO - DATA NACIONAL DO JAPÃO, o Japão, que como capital Tóquio, festeja hoje a Fundação do País. -- DIA MUNDIAL DO ENFERMO, instituído pelo Papa João Paulo II, que ressalta o significado cristão do sofrimento humano, como purificação e união com Deus. É dia propício para que se medite sobre os problemas sanitários e da saúde, que atingem a humanidade toda.  – DIA DO ZELADOR.

O DIA DE HOJE, 11 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1650 – ESTOCOLMO – SUÉCIA - Morre o filósofo francês René Descartes, que exerceu apreciável influência na filosofia moderna e  recebeu o nome de Cartesianismo.  Nasceu aos 31 de março de 1596, em La Haye, Touraine, França.
1840 - PARIS – FRANÇA - Primeira apresentação da ópera em dois atos de Donizetti ‘’A Filha do Regimento’’, libreto de  Jules-Henri Vernoy de St. Georges e Jean François Bayard.
1843 - MILÃO – ITÁLIA - Estréia da ópera em quatro atos de Verdi ‘’Os lombardos na primeira cruzada’’, libreto de Temistocle Solera, baseado no poema de Tomasso Grossi, do mesmo título.
1929 - ROMA – ITÁLIA - Benito Mussolini e o Cardeal Gasparri assinam o Tratado de Latrão, pondo fim à ‘’Questão Romana’’, iniciada em 1870, reconhecendo a independência do Vaticano.
1990 – ÁFRICA DO SUL - Nélson Mandela, presidente do ANC, é libertado após 27 anos de prisão. Torna-se um ícone da paz e da integração entre raças, exercendo liderança inconteste na defesa  dos direitos dos negros na África e no mundo inteiro.

O DIA DE HOJE, 11 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1922 - SÃO PAULO – Inicia  a Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal, com a participação de músicos, escritores, artistas plásticos e arquitetos de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Semana foi um divisor de águas na cultura brasileira.
1923 – ESTÃNCIA – SERGIPE - Nasce Sousa Dantas, autor de Sete Palmos de Terra (1944) e Solidão nos Campos (1949).

O DIA DE HOJE, 11 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1870 – TRIUNFO - Nasce Marinho Chaves, redator de A FEDERAÇÃO, secretário da Fazenda no governo Borges de Medeiros.
1873 - RIO PARDO - Nasce Andrade Neves Neto, jornalista  em Porto Alegre e Santa Maria.

1883 – JAGUARÃO - Nasce Osvaldo Vergara, filólogo, advogado e jurista de expressão.
1892 – ALEGRETE - Nasce Saint Pastous de Freitas, médico, pesquisador, jornalista e líder de classe.
1899 – PORTO ALEGRE - EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL – Pelo Decreto 220, é criado o município de Antônio Prado, cuja invocação é Sagrado Coração de Jesus. Foi desmembrado de Vacaria. A sede começou a ser povoada em 1886. O município foi instalado em 15 de março de 1899. Nomes anteriores: Barracão e Colônia Antônio Prado.
1912 - SANTA MARTA - Nasce Solano Medina, humorista.
1920 – VERANÓPOLIS - Nasce Nardier João Orsi, professor e jornalista. Irmão Marista.
1935 -  PORTO ALEGRE - Nasce  Alice Schultz Loforte, poetisa.

SANTO DO DIA DE HOJE, 11 DE FEVEREIRO  - NOSSA SENHORA DE LOURDES - A festa recorda as 18 aparições de Nossa Senhora a Bernardete Soubirous, na gruta de Massabielle, em Lourdes, França, ocorridas de 11 de fevereiro de 1858 a 16 de julho do mesmo ano. A Virgem identificou-se como a Imaculada Conceição e fez um apelo à conversão, através da penitência e da oração. Desde então, Massabielle tornou-se meta de contínuas peregrinações, que prosseguem em nossos dias.

O DIA DE HOJE, 11 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1865 - MONTE FALCIONE - AVELINO/ITÁLIA– Nasce o Padre Cármine Fasulo, primeiro cura  de Caravaggio e primeiro pároco de Antônio Prado. Trabalhou em Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul  e Gramado. O Colégio do Carmo, de Caxias do Sul, foi fundado  a seu pedido.
1901 - GARIBALDI – Partem a cavalo, para Caxias, a fim de fundar um colégio, três religiosas francesas e três brasileiras, da Congregação de São José de Chambery, instaladas na casa da família  de Francisco Balén, na Rua Alfredo Chaves. Tem início o Colégio São José.
1923 - ANA RECH – CAXIAS DO SUL - São assassinados dois irmãos, jovens agricultores,  João e Marcolino Biondo, pelas forças governistas. Foi equívoco, profundamente  lamentado.
1932 – VERONA – ITÁLIA  - Fundação da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Mantém um Seminário em Farroupilha.
1936 - CAXIAS DO SUL - Toma posse o primeiro bispo diocesano, Dom José Barea.
1950 - CAXIAS DO SUL – Primeira edição após a II Guerra, a Festa da Uva coroa a Rainha Olívia Simões Morganti, representante de Bento Gonçalves, escolhida em concurso contestado. 






















UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
12 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 12 de fevereiro,  terça-feira. -- Sétima semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram  43 dias. Faltam 322 dias  para o fim  do ano. -- Estação: Verão.   Lua nova.   -- Signo de Aquário. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAAMIAH e devem rezar o Versículo 9 do Salmo 90 para ter mais proteção. Hoje é a chamada terça-feira de carnaval. Em alguns lugares é feriado.

Pensamento do dia: Pequenas fagulhas provocam grandes labaredas.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – A Universidade de Caxias do Sul tem hoje, ao alcance de seus professores, alunos e comunidade em geral, uma das mais importantes e atualizadas bibliotecas universitárias do país, com um milhão e cem mil volumes, contemplando diferentes áreas do saber e estimulando,  nessa oferta, o crescimento e a ampliação dos saberes de cada um. Mantém um sistema interligado de bibliotecas setoriais em seus campi, núcleos e polos de EAD.

O DIA DE HOJE, 12 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1538 – REGENSBURG - ALEMANHA - Morre Albrecht Altdorfer, artista do máximo esplendor no desenho alemão, utilizando impressão a cores. Além de desenhista, foi pintor, gravador em cobre e água-fortista. ‘’Iniciou sua obra como pintor de miniaturas e intérprete poético da natureza esplendorosa de sua terra. A intensidade luminosa e o sombreado de suas cores e sua concepção visionária do espaço transformaram-no em um dos mais expressivos artistas alemães.''  Sua obra prima é a ‘’Batalha de Alexandre’’: a colisão colossal de tropas numa paisagem elementar reflete simultaneamente a luta entre o nascer do sol e o cair  da noite; o fenômeno da história universal é ampliado em dimensões cósmicas. Albrecht Altdorfer nasceu em Regensburg, em 1480.
1554 – INGLATERRA - Lady Jane Grey, que havia reivindicado o trono da Inglaterra por nove dias, é decapitada após acusação de traição
1761 – LISBOA – PORTUGAL - Assinado o  Tratado do Pardo entre D. José I de Portugal e Carlos III de Espanha, que substitui o Tratado de Madrid de 1750.
1809 -  HODGENVILLE – KENTUCKY – ESTADOS UNIDOS - Nasce Abraham Lincoln,  décimo sexto presidente dos Estados Unidos. É dele o conceito de democracia, exposto em 19 de novembro de 1863, em Gettysburg, depois da célebre batalha contra os sulistas, na Guerra Civil: ‘’Democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo.’’
1818 – MADRI – ESPANHA – Reconhecida pela corte espanhola a independência do Chile.
1912 – PEQUIM – CHINA - A Dinastia Manchu, sob o governo de Pu Yi, abdica ao trono e é lançada uma república provisória sob domínio de Sun Yat-sen.
1924 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS -  Calvin Coolidge, conhecido como “o presidente silencioso”, faz seu primeiro discurso no rádio em Nova Iorque, e é ouvido por aproximadamente cinco milhões de pessoas.
1956 – ALABAMA  - ESTADOS UNIDOS  - Ingressa o primeiro universitário de cor negra na Universidade de Alabama.
1973 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Governo americano anuncia que o primeiro grupo de prisioneiros de guerra dos Estados Unidos é libertado no Vietnã do Norte.

O DIA DE HOJE, 12 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1682 – LISBOA – PORTUGAL - ‘’Alvará confirma a concessão feita a uma sociedade de negociantes de Lisboa, do privilégio exclusivo do comércio de todo o Estado do Grão-Pará e Maranhão, pelo espaço de vinte anos.’’ Surge, assim, a Companhia de Comércio do Maranhão.
1871 – VALENÇA – RJ  - Nasce o escritor Emanuel Guimarães, autor de A todo o Transe!... (1900) e O Irreparável (1907). É um dos nossos melhores romancistas do simbolismo.
1881 – RIO DE JANEIRO - Estréia, no Teatro Lucinda, peça de Joaquim Manoel de Macedo A Torre em Concurso, um marco na comédia brasileira. O texto continua sendo até hoje encenado.
1907 – UBAJARA – CEARÁ -  Nasce Raimundo Magalhães Júnior, autor de Arthur Azevedo e sua Época (1953) e do polêmico Rui, o Homem e o Mito (1965). Foi da Academia Brasileira de Letras. 1928 – GUARABIRA – PERNAMBUCO - Nasce, em Guarabira (PB), Gilberto Vilar de Carvalho, autor de A Liderança do Clero nas Revoluções Republicanas, 1817-1824 (1980), Memórias do Demo (1985), e Frei Caneca, um mártir na Constituinte (1988).

O DIA DE HOJE, 12 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1761 – LISBOA – PORTUGAL - Portugal e Espanha, por mútuo acordo, anulam o Tratado de Madri, assinado em 13 de janeiro de 1750. Com isto, reacendem-se as lutas no Sul do Brasil, na disputa pela hegemonia do Prata e do Uruguai. Afetará diretamente ao Rio Grande do Sul.
1865 - SÃO LEOPOLDO - Lomba Grande - Nasce Henrique Emílio Mayer, luminar do magistério rio-grandense. Lecionou durante 57 anos, aposentando-se em 1932. Foi mestre de prestígio do Instituto de Educação, onde contribuiu para a formação de muitos professores primários.
1902 - PALMEIRA DAS MISSÕES - Nasce Elpídio Ferreira Paes, professor, advogado e autor.
1912 - SANTA MARIA  - Nasce José Mariano da Rocha Filho, médico da Brigada Militar e pesquisador, fundador da Faculdade de Medicina de Santa Maria, Reitor da Universidade.- UFSM
1959 – PORTO ALEGRE - São criados mais dois municípios rio-grandenses:
- Faxinal do Soturno, desmembrado de Cachoeira do Sul e Júlio de Castilhos, tem 5.300 mil eleitores
- Chapada, desmembrado de Palmeira das Missões e Sarandi, hoje com 7.900 eleitores

SANTO DO DIA DE HOJE, 12 DE FEVEREIRO - SANTA EULÁLIA DE BARCELONA - Nasceu na Espanha, no século II. Sofreu o martírio aos 14 anos, na perseguição de Maximiano, em 304. Denunciada como cristã, foi presa, submetida aos suplícios, tendo o corpo queimado com ferro em brasa. Em seguida, foi jogada às chamas. No momento da morte exclamou: ‘’Agora, meu Jesus, vejo no meu corpo os traços da vossa sagrada paixão.’’

O DIA DE HOJE, 12 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1912 - ANA RECH – CAXIAS DO SUL  - O Superior Geral da Ordem dos Camaldulenses promulga o regulamento de vida para os Eremitas da província do Rio Grande do Sul.
1912 - CAXIAS DO SUL - Ato nº 4, do Vice-Intendente Cel. José Penna de Moraes, no exercício da Intendência, decreta três dias de luto, pelo falecimento do  Barão do Rio Branco.
1942 - IPÊ - Festiva instalação do Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Ordem dos Padres Capuchinhos.
1982 - BAGÉ - Morre Dom Ângelo Mugnol, bispo diocesano, natural de Farroupilha, onde nasceu aos 5 de dezembro de 1915. Foi coadjutor em Bento Gonçalves, pároco de Galópolis, Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida e do Seminário de Viamão. Nomeado bispo auxiliar de Pelotas, foi sagrado em Caxias do Sul. Em 15 de janeiro de 1969 foi transferido para Bagé.










UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
13 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 13 de fevereiro, quarta-feira. -- Sétima semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 44 dias. Faltam 321 dias  para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua nova.  -– Signo de Aquário.  -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO REHAEL e devem rezar o Versículo 13 do Salmo 29 para ter mais proteção.  Hoje é quarta-feira de cinzas, começa o período da Quaresma para os católicos.

Pensamento do dia: Onde há fumaça, há fogo.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – O Programa de Línguas Estrangeiras – PLE - tem como finalidade incentivar e difundir o aprendizado de línguas estrangeiras, através da oferta de cursos em diferentes idiomas; desenvolver programas de ensino que garantam uma abordagem completa do idioma (comunicação oral, compreensão auditiva, leitura e escrita); oferecer programas de ensino para propósitos específicos, no atendimento de necessidades de interesses particulares.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 13 DE FEVEREIRO  - DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA NAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS. Inspira-se na data de nascimento do Capitão Capelão Antônio Alvarez da Silva (Frei Orlando), patrono do Serviço de Assistência Religiosa, ocorrido em 13 de fevereiro de 1913, em Abaeté, Minas Gerais.
DIA DA CRIAÇÃO DO IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1967).

O DIA DE HOJE, 13 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1883 – VENEZA – ITÁLIA  - Morre Wilhelm Richard Wagner, compositor alemão.  ‘’Ocupou lugar eminente na história da música de todos os tempos, pelo esplendor e poder de sua orquestração e pelo colorido e encanto poético de certas páginas em que atingiu o limite da expressão dramática.’’ Deixou as ópera O Navio Fantasma,  Rienzi, Tannhäuser, Lohengrin, Tristão e Isolda,  Ouro do Reno e outras, que continuam gerações no mundo inteiro.
1945 – DRESDEN – ALEMANHA  - Grave ataque aéreo aliado  sobre Dresden, considerada a salvo por sua beleza arquitetônica e por sua escassa importância estratégica. Foi feito por oitocentos bombardeiros e morreram aproximadamente cem mil pessoas, dum total de quinhentas mil, total este formado pela população fixa e refugiados.
1961 – BRAZZAVILLE – CONGO - Assassinato do líder pacifista negro Patrice Lumumba.

O DIA DE HOJE, 13 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1680 – GOIANA - PERNAMBUCO - Morre André Vidal de Negreiros, herói da expulsão dos holandeses. Foi Governador e Capitão-general do Estado do Maranhão, de Pernambuco e Angola.
1841 – CAMPINAS – SÃO PAULO - Nasce Manuel Ferraz de CAMPOS SALES. Proclamada a República, foi ministro da Justiça (1891 a 1896), senador e Presidente da República. Buscou a reorganização financeira do país e o estreitamento de relações com os países vizinhos. Concluído o mandato, foi senador, passando em seguida a Ministro Embaixador do Brasil em Buenos Aires.
1889 - RIO DE JANEIRO - Morre João Maurício Vanderlei Júnior, Barão de Cotegipe. Chefe de polícia na Bahia, desbaratou bandos de malfeitores e  passadores de moeda falsa. Foi Presidente da Província da Bahia; ministro da  Fazenda e da Marinha e senador, ocasião em que abandonou a vida política, para dedicar-se à administração de suas dez fazendas. Integrou o Ministério Itaboraí e o de Caxias, ocupando os ministérios da Fazenda e dos Estrangeiros. Por fim, foi presidente do Conselho de Ministros.
1922 – SÃO PAULO - Semana de Arte Moderna - Graça Aranha proferiu, no Teatro Municipal de São Paulo, a conferência A Emoção Estética na Arte, atacando o passadismo acadêmico, a Academia Brasileira de Letras e proclamando os modernistas como agentes da ‘’libertação das artes’’. Participaram os escritores Ronald de Carvalho, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Renato de Almeida, Afonso Schmidt, Sérgio Millier, Guilherme de Almeida e Plínio Salgado. A festa modernista prosseguiu pelos dias 15 e 17, sempre no Teatro Municipal, provocando a mais profunda ruptura estética de toda a história da cultura brasileira.

O DIA DE HOJE, 13 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1855 - RIO GRANDE -  Nasce Evaristo Nunes Pires, poeta e historiador.
1865 - SANTANA DO LIVRAMENTO:  Nasce Salustiano Maciel, jornalista, poeta e teatrólogo.
1878 – PELOTAS  - Nasce A. A. Maciel Moreira, jornalista e doutrinador.
1919 -  PORTO ALEGRE - Nasce Eunice Utinguassú Tavares, poetisa e prosadora.
1928 - SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Nasce José Paim Brittes, poeta lírico e satírico.
1930 - PORTO ALEGRE - Nasce Cláudio Bins, jesuíta, pesquisador de assuntos litúrgicos.
1945 -  RIO DE JANEIRO - Morre  Álvaro Otávio de Alencastre, conferencista, ensaísta, historiador, romancista, poeta. Era natural de SANTANA DO LIVRAMENTO.
1981 - TORRES - Morre Ítalo João Balen, figura de relevo em Caxias do Sul. Foi correspondente do Correio do Povo, Secretário da Prefeitura, titular de tabelionato, fundador do bissemanário A ÉPOCA, pesquisador da história caxiense e autor do poema OS PESOS E AS MEDIDAS,   composição poética em vêneto sul rio-grandense ou talian.

SANTO DO DIA DE HOJE, 13 DE FEVEREIRO - SANTA MAURA - Foi ama de leite de Santa Fosca. Ambas foram martirizadas no ano de 250, na perseguição do imperador Décio. Fosca era  de família nobre, ainda pagã. Foi convertida por Maura. Ao saber da decisão, o pai tentou demover a filha. Falhando, denunciou-a às autoridades. Ela e Maura foram presas e condenadas à tortura e à decapitação. Seus restos mortais,  de Ravena, foram transladados para Veneza, por ocasião da fundação da cidade. DIA DE SÂO BENIGNO.

O DIA DE HOJE, 13 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1891 - CAXIAS DO SUL - Exoneram-se da Junta Municipal (com Poderes executivos), Ernesto Marsiaj e Salvador Sartori. São substituídos por Antônio Moro e Rodolfo Félix Laner.
1909 - CAXIAS DO SUL - O Pe. Cármine Fasulo funda o jornal ‘’La Libertá’’, hoje ‘’Correio Riograndense’’. No dia 12 de março de 1910 passou a chamar-se ‘’Il Colono Italiano’’. No dia 5 de julho de 1917, ‘’Stafetta Riograndense’’ e, por fim, em 10 de setembro de 1941, ‘’Correio Riograndense’’. Em 12 de Janeiro de 1921 tornou-se  propriedade definitiva da Sociedade Literária São Boaventura, nome civil da Ordem dos Frades Capuchinhos.
1983 - SERAFINA CORRÊA - Dom Urbano Algayer, bispo de Passo Fundo, sagra a igreja matriz local e concede-lhe o título de Santuário.
1992 - PORTO ALEGRE - Seguem com destino à França, para servir na província da Sabóia, os Freis Valdemar Verdi e Lori Antônio Vergani, capuchinhos.












UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
14 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 14 de fevereiro, quinta-feira. -- Sétima semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram  45 dias. Faltam 320 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua nova. -- Signo de Aquário.-- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO IEIAZEL e devem rezar o Versículo 15 do Salmo 87 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Por falta de prego, perde-se a ferradura; por falta da ferradura, perde-se o cavalo.

 

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – ‘’O Centro de Teledifusão Educativa   UCS/CETEL tem como finalidade fortalecer a integração regional; resgatar, valorizar e divulgar as potencialidades dos municípios que estão integrados à Universidade, em suas perspectivas cultural, econômica, social e turística; além de apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão dos diferentes cursos, aproximando o aluno da vivência da prática profissional.’’ 


COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 14 DE FEVEREIRO -    DIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PORTO ALEGRE, fundada em 14 de fevereiro de 1858.  – DIA INTERNACIONAL DO AMOR (Valentine’s Day), que equivale ao nosso Dia dos Namorados,  de 12 de junho.

O DIA DE HOJE, 14 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
842 - ESTRASBURGO – ALEMANHA - Carlos II, o Calvo, e Luís, o Germânico, herdeiros de Luís, o Piedoso, que desejavam constranger a seu irmão Lotário para a repartição equitativa do império de Carlos Magno; assumem solenemente compromisso recíproco que resultam nos primeiros atos oficiais e diplomáticos em língua vulgar, considerados como ''os mais antigos monumentos da língua francesa e da língua alemã'', em lugar do latim’’.
1630 – PERNAMBUCO – BRASIL -  Os holandeses iniciam ousada  invasão ao Brasil.

O DIA DE HOJE, 14 DE FEVEREIRO,   NA HISTÓRIA DO BRASIL
1791 – LISBOA – PORTUGAL -  A exploração de diamantes brutos no Brasil inteiro é dada, pela corte portuguesa, para  Joaquim Pedro Quintela.
1892 - SÃO PAULO - Nasce Júlio de Mesquita Filho, jornalista e advogado paulista, diretor do jornal O Estado de São Paulo, fundador da Rádio Eldorado e do Jornal da Tarde. Participou da campanha do serviço militar obrigatório, ao lado de Olavo Bilac. Teve destacada participação  política na Revolução Constitucionalista, de 1932, o que o levou ao exílio. No Estado Novo foi preso dezoito vezes. Morreu em 12 de julho de 1969.
1970  - RIO DE JANEIRO - Morre  Joaquim Matoso Câmara, autor de Princípios de Lingüística Geral (1942) e Ensaios Machadianos (1962). Nasceu No Rio de Janeiro em 13 de abril de 1904.
1977 - RIO DE JANEIRO - Morre Cândido da Mota Filho, autor de Introdução ao Estudo do Pensamento Nacional (1926) e Notas de um Constante Leitor (1958). Junto com Menotti del Picchia e Cassiano Ricardo, fez parte do grupo nacionalista Verde-amarelo de São Paulo.
1977 – RIO DE JANEIRO - Morre  Carolina Maria de Jesus. Aos 61 anos escreveu “Quarto de despejo”.

O DIA DE HOJE, 14 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1858 - SÃO GABRIEL -  Nasce Manuel Batista Pereira, poeta satírico.
1871 – PELOTAS - Nasce Alberto Ferreira Ramos, advogado, jornalista e poeta.
1873 – PORTO ALEGRE - Nasce de Afonso Porto Alegre, jornalista do Correio do Povo.
1878 – AACHEN – ALEMANHA - Nasce e Guilherme Wisebach, sacerdote jesuíta. Veio ao Rio Grande do Sul. Poeta, dramaturgo, crítico e conferencista.
1883 – URUGUAIANA - Nasce Valentim Benício da Silva, conferencista, historiador e tradutor.
1895 - SÃO LUIZ GONZAGA - Nasce Aplecina Conrado Carmo, escritora, desenhista e teatróloga.
1895 - URUGUAIANA - Nasce Alceu Wamosy,  poeta. Dedica-se ao jornalismo em Alegrete ( A CIDADE); em Porto Alegre (1915) no DIÁRIO. Frequenta a roda boêmia e literária de Dionélio Machado, De Sousa Júnior, Mansueto Bernardi e outros. Em 1918, em Livramento,  dirige O REPUBLICANO. Na Revolução de 1923, nas forças governistas, toma parte ativa e é baleado gravemente em  Ponche Verde. Recolhido ao hospital de Livramento, vem a falecer assistido pela mãe e pela noiva Maria Bellaguarda, com quem se casa ‘’in extremis’’.  OBRAS: Flâmulas, Na Terra Virgem, Coroa de Sonho.
1914 - PORTO ALEGRE - Nasce Rubens Mário Jobim, contista e historiador.
1939 -  SANTO  ÂNGELO - Nasce José Machado Leal, poeta, folclorista e jornalista.

SANTO DO DIA DE HOJE, 14 DE FEVEREIRO  - SÃO VALENTIM - São venerados oito santos com o nome de Valentim. Um deles viveu na cidade de Roma, aos tempos do imperador Cláudio. Acusado de ser cristão, confessou corajosamente a fé em Cristo, censurando quem adorava deuses de pau e pedra. Foi condenado à morte e decapitado na Via Flamínia. DIA DE SÃO CIRILO, padroeiro dos tradutores.

O DIA DE HOJE, 14 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1876 - CAXIAS DO SUL - Assume a direção da Colônia aos Fundos de Nova Palmira, a futura Colônia Caxias, Antônio Augusto da Costa, que a administra até 11 de setembro de 1876.
1880 - PORTO ALEGRE - Assume o consulado da Itália o Vice-cônsul regente Pasqual Petraccone. Fica no cargo até 29 de julho de 1882.
1904 - CAXIAS DO SUL - O semanário O l4 de Julho informa que uma escultura de Tarquínio Zambelli se encontra  na Intendência. O jornal publica sua interpretação: é uma exaltação de Júlio de Castilhos, contendo numerosos símbolos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
           
Duas almas  ( É o mais famoso poema do gaúcho  Alceu Wamosy)

Ó tu que vens de longe, ó tu, que vens cansada, 
Entra, e, sob este teto encontrarás carinho: 
Eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho, 
Vives sozinha sempre, e nunca foste amada...

A neve anda a branquear, lividamente, a estrada, 
E a minha alcova tem a tepidez de um ninho, 
Entra, ao menos até que as curvas do caminho 
Se banhem no esplendor nascente da alvorada.

E amanhã, quando a luz do sol dourar, radiosa, 
Essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua, 
Podes partir de novo, ó nômade formosa! Já não serei tão só, nem irás tão sozinha. 
Há de ficar comigo uma saudade tua... 
Hás de levar contigo uma saudade minha...







UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
15 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 15 de fevereiro, sexta-feira. -- Sétima semana. -- De janeiro a hoje passaram 46 dias. Faltam 319 dias  para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua nova.  -- Signo de Aquário.-- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAHAHAEL e devem rezar o Versículo 2 do Salmo 119 para ter mais proteção.

 Pensamento do dia:  Mais vale um pássaro na mão que dois voando.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Em 15 de fevereiro de 1967, cinco dias após a Universidade de Caxias do Sul ter sido autorizada pelo governo federal, ocorreu sua instalação solene, já com sua primeira reitoria empossada, sendo o médico Virvi Ramos o reitor e como vice o Padre Sérgio Leonardelli.  O evento contou com a participação de autoridades do mundo cultural, políticos e lideranças da região, sinalizando desde esse instante a vocação da instituição de agregar valores e contribuir para a consolidação da cidade e da região em lugar de destaque nos cenários nacional e internacional.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO  - DIA MUNDIAL CONTRA A LEPRA, ‘’infecção crônica devida a uma micobactéria (Mycobacterium leprae) descrita, em 1874, por Gerhard Armauer Hansen (1841-1912), médico norueguês’’.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL  
1564 – FLORENÇA - ITÁLIA - Nascimento de Galileu Galilei, cientista.
1783 – LISBOA – PORTUGAL – Corte portuguesa  reconhece a independência dos Estados Unidos.
1798 – ROMA – ITÁLIA -  Instauração da República Romana, pelos franceses. O Papa Pio VI foi deportado para a França. A República terá curta duração.
1946 – HAMBURGO – ALEMANHA  - ‘’Instituição de um Conselho Zonal,  formado por representantes da administração alemã, dos partidos e dos sindicatos e destinado a funcionar junto ao Governo Militar Britânico como órgão consultivo’’.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1709 - CHAGAS DÓRIA, subúrbio de São João Del Rei, Minas Gerais - Cerca de trezentos paulistas são trucidados pelos Emboabas, comandados por  Bento do Amaral Coutinho,  junto ao Rio das Mortes, que passou a chamar-se Capão da Traição. Mais tarde recebeu o nome de  Arraial de Matosinhos. Hoje é Chagas Dória.
1869 - RIO DE JANEIRO - Chega à capital do império o Marechal Marquês de Caxias, procedente do Paraguai, onde comandara em chefe, de18 de novembro de 1866 a 18 de janeiro de 1869, as forças brasileiras, levando-as até Assunção, e restabelecendo as comunicações brasileiras  com o Mato Grosso pelo rio Paraguai. Em recompensa pelos grandes serviços prestados foi distinguido com o título de Duque, a Grande Cruz da Ordem de Pedro I e a Medalha do Mérito Militar. É o que informa o barão do Rio Branco.
1878 – BELÉM DO PARÁ - Inaugurado o Teatro da Paz,  um dos melhores do Brasil construção iniciada após  lançamento da pedra fundamental em 3 de março de 1869.
1910 – PARIS – FRANÇA -  Morre Dionísio Cerqueira, militar, político, engenheiro, ministro de estado, diplomata, geógrafo e escritor. Suas memórias sobre a Guerra do Paraguai são tidas em grande conta pelos historiadores.
1935 - RIO DE JANEIRO - Morre Ronald de Carvalho (1893-1935), poeta e crítico literário. Participou da Semana de Arte Moderna e pertenceu à Academia Brasileira de Letras.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1894 - ALEGRETE - Nasce Osvaldo Aranha, ‘’brilhante orador e dotado de lúcida inteligência’’, um dos articuladores da Revolução de 1930 e um de seus mais eficazes executores. Foi ministro da Justiça, da Fazenda e das Relações Exteriores. Representou o Brasil como Embaixador nos Estados Unidos e presidiu a Organização das Nações Unidas. Várias vezes  foi indicado para disputar a Presidência da República, honra de que declinou.
1901 – CAXIAS DO SUL – Nasce o Padre Vítor Battistella, historiador.
1903 - QUARAÍ - Nasce Edwiges Garcia da Rosa, poetisa.
1911 - GUAPORÉ- Nasce Antônio Agostinho Donin, jornalista e poeta.
1928 – ENCRUZILHADA DO SUL - Nasce Mercedes Soares Marchant Wolf, tradutora e autora didática.
1957 – SÃO PAULO  - Morre José de Freitas Vale, poeta simbolista. Era natural de Alegrete.
1960 – PORTO ALEGRE  – Morre Abílio de Nequete, criador de doutrina própria, chamada Tecnocracia.

SANTO DO DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO  - SÃO TEOTÔNIO - Nasceu em 1082, na povoação de Tardinhade -  Valença do Minho, em Portugal.  Formou-se em Coimbra em humanidades e teologia. Recusou dignidades eclesiásticas e dedicou-se ao ministério da palavra. Com 11 companheiros fundou o Mosteiro de Santa Cruz, de que foi eleito prior. Aos 70 anos renunciou ao cargo e passou a viver como simples religioso, entregue à meditação. Morreu aos 18 de fevereiro de 1160 ou 1162.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,   NA HISTÓRIA REGIONAL
1855 - VACARIA - A Câmara de Vereadores está assim constituída:  Manuel Tomás Gonçalves, Miguel Joaquim de Camargo, José Joaquim Ferreira, Mâncio Ivo da Fonseca, Antônio Francisco Rodrigues, João José Dutra, Antônio Fialho de Vargas e Manuel Batista Pereira Bueno.
1907 - VACARIA - Inaugurada a Ponte do Passo do Korff, no Rio das Antas, perto de Criúva. Foi motivo de discussão entre Caxias, Antônio Prado e Nova Trento, atual Flores da Cunha. Venceu o Cel. Avelino Paim de Souza, que defendia os interesses dos comerciantes de Vacaria.
1911 - CAXIAS DO SUL - Morre Bento de Lavra Pinto, servidor da Comissão de Terras, veterano da Guerra do Paraguai e  patriarca dos Lavra Pinto da região. Foi poeta e jornalista.
1936 - CAXIAS DO SUL - Fundação do histórico Colégio São Carlos, das Irmãs Missionárias de São Carlos, com 160 crianças e é  formada a comunidade que regerá o estabelecimento.
1942 - CAXIAS DO SUL - A ÉPOCA noticia a morte de Ivone de Castro Serafini, casada com o Engenheiro Mansueto Serafini. Deixou um filhinho em tenra idade, de nome Mansueto de Castro Serafini Filho, que viria a ser, duas vezes, prefeito de Caxias.
1967 - CAXIAS DO SUL - UCS - Na Instalação da Universidade, toma posse o seu primeiro Reitor Prof. Dr. Virvi Ramos.
1974 - ESTRADA RIO GRANDE  - PELOTAS - Morre, em acidente de trânsito, o ídolo gaúcho José Mendes (Guimarães), compositor musical regional, autor do célebre ''Para Pedro''.














UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
16 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 16 de fevereiro, sábado. -- Sétima  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram  47 dias. Faltam 318 dias para o fim  do ano.-- Estação: Verão. Lua nova. -- Signo de Aquário.  Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO MIKAEL  e devem rezar o Versículo 7 do Salmo 120 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: A ousadia sempre precede as inovações, as vitórias  e o sucesso.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 1966 - CAXIAS DO SUL - O Prefeito Hermes João Webber assina a lei 1479, pela qual foi instituído o Fundo Rotativo Municipal de Bolsas de Estudo, para as Faculdades locais, predecessoras da Universidade. A distribuição era atribuição de uma comissão dos Presidentes dos Diretórios Acadêmicos. O Prefeito que, após deixar o poder exerceu diversos cargos na UCS, entendia que a comunidade, para prosperar, precisa de elevado número de cidadãos formados em cursos universitários. Hermes Webber é um dos pilares da arqueologia histórica  da Universidade de Caxias do Sul.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 16 DE FEVEREIRO  
DIA DO REPÓRTER. ‘’Colhe informações por meio de entrevistas, assistindo a reuniões e as apresenta sob forma clara e concisa para os redatores dos meios de comunicação.’’ O fundador dos Diários e Emissoras Associados, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, em seus documentos pessoais, identificava-se como ‘’repórter’’, uma vez que considerava essa atividade como uma das mais significativas do jornalismo.

O DIA DE HOJE, 16 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1279 - LISBOA – PORTUGAL - Morre D. Afonso III, Rei de Portugal. Combateu os mouros,  protegeu a agricultura e as letras. Administrou com perfeição a justiça.
1907 – BOLOGNA – ITÁLIA - Morre  Giosué Carducci, poeta e crítico literário italiano (1835-1907). Formou-se em letras e filosofia em Pisa. Interessou-se pelas letras gregas e latinas. Lecionou literatura em Bolonha. Foi  fundador da Sociedade Dante Alighieri, promotora da língua italiana. Republicano e ateu, escreveu o Hino a Satanás,  aproximou-se do Rei  Humberto e da Rainha Margarida. Enalteceu a liberdade e a independência da Itália. É um dos grandes nomes da literatura italiana. Sua obra prima intitula-se Odes Bárbaras.
1983 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – No Plenário das Nações Unidas - ONU  a entidade reafirma a autodeterminação do povo de Timor-Leste.

O DIA DE HOJE, 16 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1822 - RIO DE JANEIRO - Decreto de D. Pedro de Bragança cria o Conselho de Procuradores Gerais das Províncias do Brasil. ‘’Foi extraordinária sua ação em favor da Independência e na preparação dos passos indispensáveis à organização do novo Estado. O Conselho estabeleceu  a unidade de princípios, de ideias, de governo, de administração que tornou possível e forte a Independência nacional’’, diz o historiador José Honório Rodrigues, apreciando sua atuação.
1888 – RECIFE – PERNAMBUCO - Nasce  Adelmar Tavares, poeta, que se inspirava ‘’ em temário popular’’.  Formou-se na Faculdade de Direito de Recife, e no Rio de Janeiro foi professor no ensino superior. Foi membro da Academia de Letras e seu presidente. Publicou poesia e obras jurídicas. Nada melhor que recordar os seguintes versos, de sua autoria: ‘’Onde anda o corpo, é verdade / que a sombra vai pelo chão: / - é assim a saudade: / a sombra do coração...’

O DIA DE HOJE, 16 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1873 – PORTO ALEGRE  - Nasce Murilo Furtado, bancário,  jornalista e compositor musical.
1884 - PELOTAS - Nasce Alaíde Ulrich, poetisa. Com sua irmã Matilde Ulrich, fundou a revista literária O Orvalho, em Livramento. Dirigiu-a até falecer.
1897 – PORTO ALEGRE - Nasce Jací Antônio Louzada Tupi Caldas, paleontologista e historiador.
1899 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Rafael Cabeda Perez, poeta e jornalista.
1959 - MARAU - Nasce Luís Eduardo Fripp, produtor de desenhos animados.
1959 – PORTO ALEGRE - Quatro municípios foram criados no Rio Grande do Sul: Erval Grande, pela lei nº   3.715; Machadinho, pela lei  3.716;  Arvorezinha, pela lei 3.717 e Agudo, pela lei 3.718.

SANTO DO DIA DE HOJE, 16 DE FEVEREIRO - SANTO ONÉSIMO - Foi escravo fugitivo. Pertenceu a um cristão de nome Filemon. Dele nos fala o apóstolo Paulo em uma de suas cartas. Onésimo, abraçando o cristianismo, tornou-se colaborador do apóstolo. Este enviou-o ao primitivo dono, com uma carta, em que o chama de irmão caríssimo. Onésimo foi bispo de Éfeso. Preso por ser cristão, foi conduzido a Roma, onde o apedrejaram até à morte, morrendo como mártir.
DIA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO, protetora das mães e dos bebês na hora do parto.

O DIA DE HOJE, 16 DE FEVEREIRO,  NA HSTÓRIA REGIONAL
1933 - GARIBALDI - É fundada a Sociedade Hospitalar e Beneficente  São Pedro, que criou o Hospital São Pedro, inaugurado em 13 de abril do ano seguinte, isto é, 1934.
1939 - BOM JESUS - Visita a cidade, em inspeção da Delegacia de Polícia, o Delegado Regional Emanuel da Costa e Silva, irmão do futuro presidente da República Artur da Costa e Silva.
1942 - CAXIAS DO SUL - A imprensa local noticia que, para a construção de um grande monumento a Getúlio Vargas, o Ministro do Trabalho e o Conselho Nacional do Trabalho autorizaram o desconto de meio por cento nos salários de todos os associados dos Institutos e Caixas de Aposentadorias, que o desejarem...
1960 – FANO – ITÁLIA  - Morre Dom Basílio Casadei, sacerdote camaldulense. Nasceu em Forli. Viveu no Brasil de 1920 a 1926. Tinha excelentes conhecimentos de agricultura. Era rabdomante, isto é, tinha sensibilidade para  identificar águas subterrâneas, indicando os melhores lugares para a escavação de poços. Morreu com 89 anos. Está sepultado em Fano.

BOLSAS ROTATIVAS (Texto do Professor Mário Gardelin). -  Acompanhei de perto a criação pelo Prefeito Hermes João Webber, do Fundo Rotativo Municipal de Bolsas de Estudo, destinadas a alunos das Faculdades locais, predecessoras da Universidade de Caxias do Sul. A concessão das bolsas era superintendida pelos próprios estudantes, através de seus diretórios. Coube-me, como responsável do Departamento Municipal de Turismo, orientar sua distribuição. Tudo foi feito com a maior seriedade. Ao final, ficaram dez estudantes sem serem contemplados, por falta de verba. Autorizado pelos estudantes, telefonei ao Prefeito Webber, indagando se ele as autorizava e suplementaria a verba. Respondeu com um ‘’sim’’ sonoro. Durante vários anos foram as bolsas distribuídas. Depois, outros foram os tempos...










UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
17 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia  17 de fevereiro, domingo .--  Oitava  semana do ano.-- De janeiro a hoje passaram 48 dias. Faltam 317 dias para o fim  do ano.-- Estação: Verão. Lua crescente a partir das 17 horas e 32 minutos. -- Signo de Aquário. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO VEULIAH e devem rezar o Versículo 14 do Salmo 87 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Qualquer vento leva os amigos de pouco tempo.
   
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – A Universidade de Caxias do Sul, focada também na integração regional como ferramenta afirmativa no enfrentamento de problemas comuns aos municípios de sua atuação geo-educacional,  faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas, que  reune 119 municípios, dos quais 45 estão na área de abrangência da Universidade de Caxias do Sul.

O DIA DE HOJE, 17 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1856 - PARIS – FRANÇA - Morre Heinrich Heine,  escritor que os alemães veneram como Goethe;  grande romântico; um poeta de sensibilidade e beleza;  crítico mordaz das bobagens políticas de seu tempo; patriota que amou o seu país e passou 25 anos no exílio. Heine nasceu em Düsseldorf, às margens do Rio Reno, filho de pais judeus, em 13 de dezembro de 1797.
1934 - NAMUR – BÉLGICA - Em acidente alpestre, morre Alberto I, Rei da Bélgica. Destacou-se na primeira guerra mundial, quando recusou dar passagem, pelo seu país, às tropas alemãs.

O DIA DE HOJE, 17 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1786 – ADEM ALMEIDA – PORTUGAL  - Nasce José Clemente Pereira, líder pela permanência no Brasil de Dom Pedro I,  resultando o ‘’Dia do Fico’’, que influiu na separação de Portugal.
1819 - SÃO LUÍS - MARANHÃO - Morre  Joaquim Silvério dos Reis Montenegro, um dos denunciadores da Inconfidência Mineira, de que resultou o enforcamento de Tiradentes.
1847 – RIO DE JANEIRO – Nasce o poeta e teatrólogo Luís Guimarães Júnior que, aos 17 anos de idade, com a sua peça Ao Entrar na Sociedade, mereceu o seguinte comentário de Machado de Assis: ‘’Mostra o Sr. Guimarães Júnior vocação e facilidade para o gênero. Sem dúvida, ressente-se a sua composição da incerteza de um estreante (...) O que não se pode contestar é que é um moço de talento e merece por esse título o aplauso, a animação.’’
1899 – RIO DE JANEIRO - Nasce Carlos Sussekind de Mendonça, autor de História do Teatro Brasileiro (1926) e Sílvio Romero, sua Formação Intelectual, (1851-1880) (1938).
1922 – SÃO PAULO -  Na Semana de Arte Moderna, o escritor Menotti Del Picchia faz uma conferência intitulada Arte Moderna, e o Heitor Villa-Lobos executa uma de suas composições, sob os apupos da platéia que cacarejava.
1973 - RIO DE JANEIRO - Morre Alfredo Viana da Rocha Filho, o Pixinguinha, ‘’o maior nome do CHORO de todos os tempos’’, no Brasil. “Carinhoso” é um ícone da música popular brasileira.
1981 - RIO DE JANEIRO - Morre  Osvaldo Cordeiro de Farias. Foi interventor do Rio Grande do Sul e Comandante da artilharia divisionária da FEB.

O DIA DE HOJE, 17 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1824 - PORTO ALEGRE - Nasce o Marechal José Antônio Correia da Câmara. Participou das campanhas do Prata e da Guerra do Paraguai, quando foi promovido a Marechal de Campo  e  recebeu o título de Visconde de Pelotas. Proclamada a República, foi o primeiro presidente do Estado do Rio Grande do Sul. Morreu no Rio de Janeiro aos 18 de agosto de 1893.
1903 - ITAQUI - Nasce Manoelito Guglielmi de Ornellas, poeta, jornalista, romancista e ensaísta. Personalidade de relevo em nossa cultura.
1920 - QUARAÍ - Nasce José Maria Delgado Tubino, poeta.
1922 – RIO GRANDE - Nasce Zahyra Albuquerque Petry, contista.
1931 – PINHEIRO MACHADO - Nasce Maria Euzébio Salomão, poetisa.
1932 – AUXERRE – FRANÇA - Morre Felipe d'Oliveira, jornalista e empresário de Santa Maria.
1940 – SANTO ÂNGELO - Nasce Fausto Wolfenbutel, jornalista, cronista, novelista, teatrólogo.
1942 – LAVRAS DO SUL - Nasce Dorotéo Machado, poeta regionalista.
1943 – SÃO GABRIEL – Nasce o ensaísta José Edil de Lima Alves.
1949 – PORTO ALEGRE - Falecimento do Pe. Jorge Sedelmayr, jesuíta, autor de obras religiosas.
1959 - PORTO ALEGRE - São criados mais quatro municípios rio-grandenses: Barra do Ribeiro, Santo Augusto, São Valentim e Feliz.

SANTO DO DIA DE HOJE, 17 DE FEVEREIRO - SÃO POLICRÔNIO, Bispo. Sofreu o martírio na perseguição do imperador Décio que, segundo a tradição, se defrontou com o santo, seus diáconos e sacerdotes. Intimado a sacrificar aos deuses, manteve silêncio absoluto, Parmênio, seu companheiro, teve a língua cortada. O santo foi apedrejado, morrendo em consequência dos ferimentos. O martírio ocorreu por volta de 250. DIA DE SÂO SILVINO, ajuda  renovar a fé nos momentos de tensão.

O DIA DE HOJE, 17 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1857 - PORTO ALEGRE - Pela lei 358, é elevada à categoria de freguesia a capela curada de São Paulo da Lagoa Vermelha, no município de Vacaria, e nomeado o primeiro pároco o Pe. Bernardo Barbosa de Andrade Pinto Brandão, nascido em Portugal.
1900 – VICENZA – ITÁLIA  – Nasce o Padre Dario Priante que  dirigiu o Colégio Murialdo de Ana Rech, em  Caxias do Sul.
1924 - CAXIAS DO SUL - Nasce José Zugno, engenheiro e titular da Secretaria de Agricultura do  município, com  fecunda administração. Transformou a monocultora em policultora, contribuiu para criar nova mentalidade entre os colonos, liderou campanha da adubação sistemática na região. Incentivou o cultivo de flores e retomou as exposições das mesmas.
1936 - CAXIAS DO SUL - A imprensa local divulga que Abramo Eberle e seu filho Eng. José Eberle partiram de viagem para a Alemanha.
1959 - PORTO ALEGRE - Pela lei 3.720 são desanexados de Farroupilha o Travessão São João, a Capela de Nossa Senhora do Monte Bérico e a Capela de Nossa Senhora das Graças e incorporados a Caxias do Sul. --- E ainda pela lei 3.720, os Travessões Extrema, Barreira e Aliança, de Flores da Cunha, são anexados também a Caxias do Sul.
1964 - CAXIAS DO SUL – O  fornecimento de energia elétrica à indústria local está se agravando. Para avaliar a situação, Caxias recebe a visita do Governador Ildo Meneghetti.
1965 - CAXIAS DO SUL - A cidade recebe a visita do embaixador da Itália Conde Prato, como convidado da Festa da Uva, recebido pela Rainha Silvia Ana Celli.














UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
18 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 18 de fevereiro, segunda-feira. – Oitava  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 49  dias. Faltam 316 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua crescente. -- Signo de Aquário. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO YELAIAH e devem rezar o Versículo 108 do Salmo 118 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:  Quem tudo quer tudo perde.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL FORMATURAS - O calendário 2013de formaturas dos cursos de graduação da Universidade de Caxias do Sul,  listou mais de 40 solenidades até o dia 31 de abril. Nesse período,  cerca de 2.500  formandos receberão seus diplomas, encerrando uma etapa de sua vida acadêmica, estando portanto habilitados ao desempenho profissional da carreira que escolheram e preparados para continuar seus estudos em cursos de especialização, mestrado ou doutorado.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 18 DE FEVEREIRO - Gâmbia, república que fica no oeste da África e cuja capital é  Banjul, festeja a Independência.

O DIA DE HOJE, 18 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1546 – ELESBEN – ALEMANHA - Morre Martinho Lutero, reformador religioso.  Nasceu em 10 de novembro de 1483. Em 1520 divulgou a Reforma, cujo princípio material é a  fé; o princípio formal, o de que a Bíblia  guia a fé e a prática; o outro princípio  é o  sacerdócio de todos os crentes.’’  Martinho Lutero é o ‘’criador da atual linguagem literária alemã.’’
1564 – ROMA – ITÁLIA - O artista, escultor, poeta e arquiteto italiano Michelangelo morre em Roma. Ele é considerado um dos maiores artistas do Renascimento.
1861 – ITÁLIA - Nascia o Reino da Itália sob o Rei Vitor Emanuel II, da dinastia dos Savoiás.

1885 -  WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - “As Aventuras de Huckleberry Finn,” de Mark Twain, é publicado e banido de bibliotecas por ser contra o racismo e em favor de igualdade racial.
1900 – AMSTERDÃ – HOLANDA - É formado o time do Ájax, várias vezes campeão europeu e base das seleções holandesas de 1994 e 1998, a “laranja mecânica” que assombrou o mundo.
1930 – FLAGSTAFF- ARIZONA – ESTADOS UNIDOS - O astrônomo Clyde W. Tombaugh, do Observatório Lowell  em Flagstaff ( Arizona), descobriu o nono planeta do Sistema Solar: Plutão.

1953 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - “Bwana Devil”, o filme precursor da era 3D (terceira dimensão) na década de 50, estreia na Cidade de Nova Iorque.
1980 – OTAWA – CANNADÁ - Pierre Trudeau, do Partido Liberal,  volta a ser primeiro-ministro.
1981 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS  - O primeiro orçamento federal do presidente  Ronald Reagan propõe os maiores  cortes de impostos e de gastos já vistos no país.

1982 – CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO - O governo  desvaloriza o peso em 30%, em função da crise financeira no país, que gerou pânico em todos os países emergentes.
1996 – LONDRES – INGLATERRA - Uma explosão causada pelo grupo terrorista IRA destroça um ônibus em Londres, matando uma pessoa e ferindo outras nove.


O DIA DE HOJE, 18 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1808 – SALVADOR - Criação da primeira Escola de Medicina do Brasil, na Bahia.
1875 – NITERÓI – RJ - Morre  Luiz Nicolau FAGUNDES VARELA, ‘’um dos maiores poetas do romantismo brasileiro.’’  Obras: O Estandarte Auriverde, Vozes da América, Cantos e Fantasias, Cantos Meridionais, Anchieta ou o Evangelho nas Selvas, Cantos Religiosos, Diário de Lázaro. Suas OBRAS COMPLETAS  foram publicadas em 1943 e as POESIAS COMPLETAS, em 1956. NOTA: Um de nossos municípios recebeu o nome do grande poeta: FAGUNDES VARELA.
1919 – RIO DE JANEIRO - Nasce, no Rio de Janeiro (RJ), Sérgio Correia da Costa, autor de As Coroas de Dom Pedro I (1941), A Diplomacia de Letícia (1942) e Pedro I e Metternich (1942).
1977 – BRASÍLIA - Arena acusa o MDB de estar infiltrado por "agentes comunistas notórios".
1983 – BRASÍLIA - A moeda nacional, o Cruzeiro, sofre uma maxidesvalorização no governo do presidente Figueiredo.

O DIA DE HOJE, 18 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1839 – RIO GRANDE - Nasce Frederico Albuquerque, autor de obras agrícolas.
1846 – RIO DE JANEIRO - Morre o Padre Antônio Marques Sampaio,  autor da primeira obra escrita rio-grandense e publicada em forma de livro: ‘’Oração em ação de graças pela feliz chegada de sua alteza real e sua augusta família a esta corte do Brasil, recitada na real capela do Rio de Janeiro, em 7 de março de 1812.’’ O Pe. Sampaio nasceu em Porto Alegre, em 1771.
1937 – SÃO LEOPOLDO – Morre o padre Henrique Koehler, jesuíta, humanista, crítico e poeta.
1961 - QUARAÍ- Nasce José Alberto Guterres Nunes, radialista e poeta.

SANTO DO DIA DE HOJE, 18 DE FEVEREIRO - SANTA BERNARDETE - Nasceu em 1844, em Lourdes, na França, de família simples. Foi a vidente das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, as quais tiveram início em 11 de fevereiro de 1858. Nelas, Nossa Senhora identificou-se como a ‘’Imaculada Conceição” em seguida, Santa Bernardete entrou no convento das Irmãs de Nevers, onde viveu 13 anos incompreendida e tratada com dureza. Aceitando seus  sofrimentos, a Irmã Bernardete morreu em 16 de abril de 1870. Suas últimas palavras: ‘’Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim, pobre pecadora.’’ Foi proclamada bem-aventurada em 1925 e canonizado em 1937.
DIA DE SANTA CINTIA, consoladora dos sofredores.

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA REGIONAL
1898 - CAXIAS DO SUL - Nasce Eliseu Paglioli. Foi prefeito de Porto Alegre, Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e Ministro da Saúde do Governo João Goulart.
1920 - FLORES DA CUNHA - Morre o Prof. Jacinto Targa,  ‘’nobre, culto, benemérito e inesquecível’’. Era de Pádua. Por sua inspiração, em começos do século passado, Flores da Cunha tinha um conjunto de música de câmara.
1925 – CAXIAS DO SUL - O Stafetta Riograndense, atual ‘’Correio Riograndense’’, publica o último capítulo de ‘’Nanetto Pipetta’’, de Frei Aquiles Bernardi, uma obra prima.
1933 - CAXIAS DO SUL - É inaugurada a 3ª Festa da Uva, sob a presidência de Celeste Gobbato.
1940 - CAXIAS DO SUL - Sob a liderança de Joaquim Pedro Lisboa, é organizada uma exposição de uvas finas, promovida pela Associação de Produtores de Uvas Viníferas.
1956 - CAXIAS DO SUL - Pioneiro noticia que, na posse presidencial de Juscelino Kubitschek, foram servidos vinhos nacionais, graças ao Deputado federal Luiz Alexandre Compagnoni.
1959 –          PORTO ALEGRE - EMANCIPAÇÕES MUNICIPAIS - Em 18 de fevereiro de 1959, foram criados os seguintes municípios: Humaitá, desmembrado de Criciúmal e Três Passos; Muçum, desmembrado de Guaporé; e Viadutos, desmembrado de Marcelino Ramos e Gaurama.
1967 - CAXIAS DO SUL – Pioneiro: em Caxias do Sul, o analfabetismo é de dois por cento.









UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
19 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 19 de fevereiro, terça-feira.  – oitava   semana do ano . -- De janeiro a hoje passaram  50 dias. Faltam 315 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua crescente. -- Signo de Aquário. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO SEALIAH e devem rezar o Versículo 18 do Salmo 93  para ter mais proteção.

Pensamento do dia: A metade do caminho também faz parte do caminho.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – O Campus Universitário de Vacaria – UCS-CAMVA , acolhe e dialoga no processo de regionalização com  8 municípios: Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 19 DE FEVEREIRO - 1933 - CAXIAS DO SUL - O Prefeito Miguel Muratore declara o dia 19 de fevereiro ‘’DIA DO COLONO’’. Foi criado pelo ato 106, de 31 de janeiro anterior,  homenagem prestada ao colono e constante de uma placa de mármore, afixada à Estátua da Liberdade, na Praça Dante Alighieri. - A placa de mármore em questão, foi inaugurada nesse dia, isto é, 19 de fevereiro. Orador da solenidade: Joaquim Pedro Lisboa. DIA DO ESPORTISTA

O DIA DE HOJE, 19 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1868 – MONTEVIDÉU – URUGUAI  - É assassinado Venâncio Flores, estadista uruguaio, que em 1854 foi eleito Presidente da República, sendo, entretanto, deposto por Oribe. Refugiou-se na Argentina, onde apoiou a Rosas. Participou da batalha de Pavon, em que derrotou-se o exército da Confederação Argentina. Apoiado por Mitre e pelo Governo Imperial brasileiro, em 1865, entrou triunfalmente em Montevidéu, assumindo o título de governador provisório da República. Foi eleito Presidente em 1866. Era natural de Paissandu, onde nasceu em 1809.
1919 – PARIS – FRANÇA - W.E.B. Dubois organiza o Primeiro Congresso Pan-africano em Paris.
1926 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Carter G. Woodson cria, nos EUA, a "Negro History Week", atualmente o "Black History Month" (Mês da História Negra)
1945 - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL – Inicia  a Batalha de Iwojima até 17 de março seguinte, com a vitória americana. ''A pequena ilha vulcânica de Iwojima,  situada a setecentas milhas ao sul de Tóquio, no arquipélago de Bonin, servia de base aérea estratégica, durante a Segunda Guerra Mundial, ao exército japonês. Em duro combate, os Estados Unidos conquistaram a ilha, com o objetivo de transformá-la em base de operações, no caso de um desembarque no Japão. Os marines sofreram umas  vinte mil baixas, incluindo cinco mil mortos. A ilha foi uma importante base americana para os bombardeios do território japonês.''

O DIA DE HOJE, 19 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1649 -         RECIFE -  PERNAMBUCO - Ocorre  a 2ª batalha dos Guararapes,  e em que os brasileiros derrotaram os holandeses, vitória decidiu o destino da guerra. Os holandeses concentraram-se em Recife, mais cinco anos. Na  batalha  destacaram-se João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Filipe Camarão.
1897 – RIO DE JANEIRO - Morre Rosendo Muniz Barreto. Ainda estudante foi servir no Corpo Médico na campanha do Paraguai. Pelos serviços prestados recebeu diversas condecorações. No decorrer da campanha escreveu a maior parte dos versos de seu livro Vôos Icários.
1916 – BARCELONA – ESPANHA  - Morre  AFONSO ARINOS de Melo Franco, nascido em Paracatu, Minas Gerais, em 1° de maio de 1868. ‘’É considerado como precursor do regionalismo moderno, cujas raízes estão no romance  romântico regionalista e sertanista’’. Formou-se pela Faculdade de São Paulo. Foi diretor do diário ‘’Comércio de São Paulo’’, membro da Academia Brasileira de Letras. Em sua produção literária destacam-se PELO SERTÃO; o romance OS JAGUNÇOS; LENDAS E TRADIÇÕES BRASILEIRAS e O MESTRE DE CAMPO.

O DIA DE HOJE, 19 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL – 
1737 – SUL DO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO -   ‘’A 19 de fevereiro de 1737 chegava de Maldonado o Brigadeiro Silva Pais e lançava as  primeiras pedras da fortaleza de Jesus, Maria e José, considerada como início da fundação de Rio Grande.  Joseph da Silva Pais, brigadeiro de infantaria dos exércitos de Sua Majestade e comandante das tropas que se acham no Rio Grande de São Pedro pelo dito senhor, etc. Certifico que,  achando-me no porto de Maldonado para seguir viagem para este Rio Grande de São Pedro, cheguei ao seu porto no dia dezenove de fevereiro, em que desembarquei com grande trabalho e a infantaria que me seguia, e logo principiei a fortificar-me com a gente que me achava, etc. etc. Dada neste Rio Grande de São Pedro, aos 9 de dezembro de 1737 (lugar do sinete). --- Joseph da Silva Pais. --- Eu Antônio de Noronha da Câmara, comissário que a fiz registrar e assinei. -- Antônio de Noronha da Câmara’’.
1843 - ITAQUI - Nasce Egídio Barbosa d' Oliveira Itaquy, político, advogado, jornalista.
1852 – PORTO ALEGRE - Nasce Duarte Hute Bacelar Pinto Guedes, oficial da Marinha de Guerra, autor de várias obras sobre armamento naval.

SANTO DO DIA DE HOJE, 19 DE FEVEREIRO -  SÃO BONIFÁCIO - Nasceu em Bruxelas em 1188. Estudou em Paris e foi bispo de Lausanne. Ensinou na Suíça. Destacou-se pela sua pregação contra os vícios e corrupção de seu tempo. Investiu contra os nobres, os príncipes e reis injustos. Em consequência, teve de suportar toda sorte de reações. Nada, entretanto, diminuiu seu zelo pelos pobres, necessitados, cegos e leprosos. Ao final da vida, deixou o episcopado, recolhendo-se à oração. Morreu em 1265. DIA DE SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA, VALORIZA AS VIRTUDES DA BONDADE E DA DEVOÇÃO.

O DIA DE HOJE, 19 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1906 - BENTO GONÇALVES - O Presidente do Estado do Rio Grande do Sul Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros visita a localidade, acompanhado do Dr. Parobé e outros funcionários. Festiva recepção, banda, concentração de escolares e troar dos morteiros. No discurso, Borges de Medeiros elogiou o desenvolvimento da colônia italiana. Reafirmou a ligação ferroviária.
1925 - CAXIAS DO SUL  - Intendente Celeste Gobbato promulga a lei 58, de 31 de janeiro de 1925, do Conselho Municipal, criando a Caixa Municipal de Depósitos Populares da Intendência de Caxias. Era uma espécie de Caixa Econômica Municipal.
1926 - NOVA PÁDUA – Nasce o Padre Antônio Galiotto, vigário em várias  localidades. Escreveu no Osservatore Romano, elogiado pelo papa Paulo VI. Escreveu a história de Nova Pádua.
1928 - CAXIAS DO SUL - É benta a pedra fundamental do Colégio Nossa Senhora do Carmo.
1938 - ROMA - Constituição da Fraternidade Imaculada Conceição de Caxias do Sul, pela Sagrada Congregação dos Religiosos. É o convento dos padres capuchinhos.
1941 - CAXIAS DO SUL - É fundado o Aeroclube local. Prestará os mais destacados serviços.
1980 - CAXIAS DO SUL - Morre Ângelo De Carli, um dos mais destacados comerciantes da primeira metade  século passado no Nordeste do Rio Grande do Sul.







UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
20 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 20 de fevereiro,  quarta-feira. -- oitava semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 51 dias. Faltam 314 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua crescente.  -- Signo de Peixes.-- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  ARIEL e devem rezar o Versículo 9 do Salmo 144 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:   Antes só do que mal acompanhado.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Centralizam a área da regionalização da Universidade de Caxias do Sul, vinculados à Cidade Universitária de Caxias do Sul, o Campus 8 e as unidades em forma de campi e núcleos  dos seguintes municípios: Bento Gonçalves, Farroupilha, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Vacaria, Canela, Guaporé e Veranópolis.

O DIA DE HOJE, 20 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1895 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Morre  Frederico Douglas, ex-escravo, se destacou na luta pela libertação dos cativos norte-americanos. Nasceu em 1817,  trocou de dono várias vezes. Seu nome de batismo era Frederico Augusto Washington Bailey, que ele mudou para Frederico Douglas. Fugiu da casa do dono, e sem ter papéis de alforria, tornou-se jornalista e como tal esteve na Inglaterra e na Irlanda, pronunciando conferências. De regresso aos Estados Unidos, foi feita uma subscrição pública e comprada a sua liberdade. Apoiou Lincoln na Guerra Civil e foi um dos primeiros a sugerir a formação de batalhões de soldados pretos. Entrou para a diplomacia e foi cônsul-geral no Haiti. Publicou: ‘’Narrativa sobre a vida de Frederico Douglass, escravo norteamericano’’; e  ‘’Natureza, Características e História do movimento antiescravista.’’
1941 – AFRICA DO NORTE  - Ocorre a primeira ação entre as forças alemãs do Afrika Korps, do marechal Erwin Rommel, e os aliados. O mundo acompanhará o embate, que durará 27 meses. Rommel será conhecido como a Raposa do Deserto. Os aliados dominarão todo o norte da África.

O DIA DE HOJE, 20 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1696 - LISBOA – PORTUGAL - Carta régia, proíbe as escravas de usar vestidos de seda e de ostentar joias, na maioria das vezes presentes dos senhores e motivos de ciúmes das sinhás.
1822 - SALVADOR - O General Luís Madeira de Melo, comandante das forças portuguesas, na Guerra da Independência, acreditando que no convento da Lapa havia sediciosos, mandou invadi-lo. Madre Joana Angélica de Jesus opõe-se e é assassinada.

O DIA DE HOJE, 20 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1827 –REVOLUÇÃO FARROUPILHA -  BATALHA DO PASSO DO ROSÁRIO -   O Marques de Barbacena comanda  6.304 brasileiros, , contra 8.794 argentinos, às ordens do General Carlos de Alvear, num equívoco, tomba o General José de Abreu, Barão do Cerro Largo, comandante de uma carga de cavalaria. Diante da reação do inimigo, bate em retirada e busca abrigo no quadrado de infantaria brasileira. O General Curado, face ao dilema, de abrir o quadrado para dar guarida a Abreu e seus gaúchos, opta friamente pelo fuzilamento dos gaúchos, junto com os espanhóis atacantes. Entre os mortos está o Barão do Cerro Largo, uma da mais belas glórias rio-grandenses.
1885 – PELOTAS – Nasce  Carlos Leopoldo Casanovas, jornalista, poeta e teatrólogo.
1888 – PORTO ALEGRE – Nasce Raimundo Viana Gonçalves, médico, jornalista e conferencista.
1898 – VERANÓPOLIS – Nasce José Mazzocato, autor de Esboço Histórico de Nonoai.
1906 – SANTA MARIA – Nasce Mário de Lima Beck,  servidor público, jornalista e sociólogo.
1924 – CACHOEIRA DO SUL – Nasce Paulo Salzano Vieira da Cunha, dono de jornal e jornalista.
1936 – RIO DE JANEIRO – Morre Antônio Marques Pinheiro, dramaturgo, crítico de arte e personalidade do mundo teatral. Era natural de Rio Pardo, onde nasceu aos 31 de março de 1881.
1954 – SANTA MARIA – Morre Carlos Humberto Aquino Frota, jornalista e cronista.

SANTO DO DIA DE HOJE, 20 DE FEVEREIRO  - SANTA MARGARIDA DE CORTONA - Nasceu em Alviano, Toscana, Itália, no ano de 1247. Órfã de mãe e tratada duramente pela madrasta e pelo pai, tornou-se amante de um rico, passando a viver no luxo, durante nove anos. Teve um filho, que entrou na Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Certo dia, seu companheiro foi assassinado e o cadáver encontrado dias após, já em decomposição, graças a uma cachorrinha de estimação, que indicou o lugar. Margarida ficou profundamente impressionada pela fragilidade humana. Arrependeu-se de sua vida. Pôs uma corda ao pescoço e fez-se religiosa, levando uma vida de penitência, austeridade e serviço aos pobres. Morreu em 1297. – DIA DE SANTO ELEUTÉRIO.

O DIA DE HOJE, 20 DE FEVEREIRO,   NA HISTÓRIA REGIONAL
1893 - CAXIAS DO SUL - O Conselho Municipal tributa expressiva homenagem ao Dr. Jose Montauri, a quem considerava benemérito das Colônias Italianas, com a presença das bandas de música da vila. Seu nome foi dado a uma das ruas centrais. Montauri foi destacado intendente de Porto Alegre.
1939 - CAXIAS DO SUL - O semanário ‘’O Momento’’ noticia a visita de Manuel Reis, preto, com 102 anos de idade, ex-escravo. Desfrutava de grande consideração na comunidade.


































UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
21 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 21 de fevereiro, quinta-feira.  – Oitava semana do ano. --  De janeiro a hoje passaram  52 dias. Faltam 313 dias  para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua crescente.  -- Signo de Peixes. – Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  ASALIAH e devem rezar o Versículo 25 do Salmo 104 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:  Junta-te a um bom e serás bom como ele.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Hoje é a data em que comemoramos a tomada de Monte Castelo, no front italiano, na II Guerra Mundial, pelos soldados brasileiros da FEB – Força Expedicionária Brasileira. Sua presença organizada,  sua simpatia e espírito solidário  tornaram todos e cada um  desses bravos soldados brasileiros um dos símbolos da integração e da parceria entre os aliados, unidos pelas causas da liberdade e em busca da vitória na 2ª Grande Guerra.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 21 DE FEVEREIRO  - Data Festiva do Exército: em memória da tomada de Monte Castelo, no front italiano, na II Guerra Mundial. Estabelecida  pelo Decreto-lei 9007, de 21/2/1946.

O DIA DE HOJE, 21 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1431 – LONDRES – INGLATERRA - Tem início o julgamento britânico da heroína francesa Joana D’arc, responsável pela tomada da cidade de Orleans durante a Guerra dos Cem Anos.        

1613 – SÃO PETERSBURGO – RÚSSIA  - Michael Romanov era eleito czar da Rússia, iniciando a dinastia imperial Romanov que só seria derrubada pela Revolução de fevereiro de 1917.
1795 - PARIS – FRANÇA – Na França revolucionária, a constituição do Diretório estabelece a a liberdade individual de culto, com isso afetando diretamente o poder da igreja no governo. 
1842 - WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - A máquina de costura é registrada por John J. Greenough de Washington D.C., capital dos Estados Unidos. O invento revolucionaria a indústria têxtil e o mercado de consumo internacional.
1911 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS  - Japão e Estados Unidos assinam um acordo comercial limitando a entrada de trabalhadores japoneses no país.
1916 – PARIS – FRANÇA - Eclodiu a batalha de Verdun, o mais longo e sangrento combate da Primeira Guerra Mundial. A encarniçada resistência dos franceses, sob o comando do marechal Pétain, barrou uma poderosa tentativa alemã de tomar Paris.

O DIA DE HOJE, 21 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1795 - RIO DE JANEIRO - Nasce Francisco Manuel da Silva, cuja imortalidade se deve ao fato de haver composto a música do Hino Nacional Brasileiro. No entanto, ele tanto fez e contribuiu para a música, que Renato Almeida, assim se expressa: ‘’Ninguém, até hoje, no Brasil, diante de tantas e tamanhas dificuldades, como as que então encontrou Francisco Manuel, conseguiu obra tão vasta e tão útil para a nossa cultura musical. Preocupado menos com a sua glória de compositor, do que com o papel de mestre e animador, Francisco Manuel foi um herói legítimo da nossa música.’’
1864 – CAXIAS DO MARANHÃO - Nasce Coelho Neto, romancista, autor de A CAPITAL FEDERAL, 1893, e O REI NEGRO, 1914. Sua obra é extensa, de 112 volumes. Foi o prosador mais popular dos anos 1900, numa época de poetas soberanos. Escritor profissional, ministrou aulas de literatura, teatro e atuou no jornalismo e na política. Dono de prosa muito pessoal, repleta de jogos de sinônimos e intensa adjetivação, foi contestado pelos modernistas de 22, tornando-se o símbolo do passadismo. Seus textos mais secos e alguns contos resistiram  ao tempo. 
1954 – RIO DE JANEIRO - Morre Ernesto Pereira Carneiro. ‘’Proprietário do Jornal do Brasil durante um período de nada menos de sete lustros, de tal modo se afeiçoou ao jornalismo que, aos poucos foi deixando a outros a direção das várias empresas onde tinha largos interesses, para se dedicar exclusivamente ao Jornal do Brasil’’...

O DIA DE HOJE, 21 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1802 – RIO PARDO - Nasce José Martins da Cruz Jobim, médico, político e ensaísta.
1841 – SALVADOR – BAHIA – Nasce Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. Foi bispo de Goiás,  transferido para o Rio Grande do Sul em 26 de  julho de 1890.  Em 15 de agosto foi nomeado primeiro Arcebispo de Porto Alegre.  Dignificou a religião católica em sua diocese, pelas suas grandes virtudes morais.  Foi Dom Cláudio quem trouxe as ordens e congregações, que vieram assistir aos imigrantes italianos.
1865 – PORTO ALEGRE -          Morre Félix Xavier da Cunha, poeta, jornalista e teatrólogo.
1898 - PELOTAS - Nasce Dario Veríssimo Alves, teatrólogo.
1916 – VENÃNCIO AIRES - Nasce Bayard Toledo Mércio, magistrado, romancista e ensaísta.
1950 – SÃO VICENTE DO SUL  - Nasce Albeni Carmo de Oliveira, poeta e declamador.
1950 – CACHOEIRA DO SUL -  Nasce Mafalda dos Santos, poetisa.
1963 - PORTO ALEGRE - Morre o Padre Luís Gonzaga Jaeger, da Companhia de Jesus. Foi professor, historiador, pregador de retiros e homem de virtudes. Dirigiu a revista O ECO e, com Aurélio Porto, identificou o local da morte do padre Cristóvão de Mendoza.

SANTO DO DIA DE HOJE, 21 DE FEVEREIRO - SÃO PEDRO DAMIÃO - É um dos grandes reformadores, que dedicaram  toda sua vida a corrigir e melhorar a vida cristã, especialmente a do clero. Nasceu em 1007 e morreu em 1072. Foi monge camaldulense, da reforma beneditina feita por São Romualdo, (monges que tiveram duas casas em Caxias do Sul). Foi bispo de Óstia, Itália, legado apostólico, visitador de mosteiros, escritor e conselheiro. Recebeu o título de doutor da Igreja.

O DIA DE HOJE, 21 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1904 - CAXIAS DO SUL - O semanário O 14 de Julho descreve com entusiasmo o carnaval local. Foi aberto com um cortejo, de São Pelegrino para o centro. Na segunda-feira, desfile de carros e de máscaras e na terça-feira passeata, seguida de baile.
1916 - ANTÔNIO PRADO - Nasce Gaudêncio Veronese, frei capuchinho, o Frei Dionísio, jornalista, cronista e historiador. Foi um dos fundadores da Academia Caxiense de Letras.
1935 - CAXIAS DO SUL - A Casa Victor, que mantinha uma emissora não legalizada, oficia à Prefeitura, pedindo uma subvenção para suas atividades radiofônicas, alegando que estava proporcionando diversões à população e seus dobrados substituíam perfeitamente a Banda Municipal. Foi indeferido.
1969 - CAXIAS DO SUL - Início oficial das transmissões da TV Caxias, às 18h 30m.






















UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
22 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 22 de fevereiro, sexta-feira.  -- Oitava  semana. -- De janeiro a hoje passaram 53 dias. Faltam 312 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua crescente.  -- Signo de Peixes. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  MIHAEL e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 97 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:   Boi preto conhece boi preto.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – O Núcleo Universitário de Canela integra o Programa de Regionalização da UCS atendendo e dialogando com  a população de 7 municípios: Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis,Picada Café e São Francisco de Paula.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO - DATA NACIONAL – A República de Santa Lúcia, que fica a leste da América Latina, (Sul de Martinica, Norte de São Vicente), comemora hoje a Independência.  DIOA INTERNACIONAL DO MAÇOM – DIA DA CRIAÇÃO DO IBAMA NO BRASIL.

O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1732 - BRIDGES CREEK – VIRGÍNIA – ESTADOS UNIDOS  - Nasce  George Washington, herói da Independência dos Estados Unidos e seu primeiro presidente: um dos símbolos da hoje nação mais poderosa do mundo. Na Convenção da Filadélfia, 1787, consegue elaborar a constituição dos  Estados. Em 1789, Washington é eleito presidente, cargo para o qual viria a ser reeleito em 1792. Reforçando a função presidencial, combate Jefferson e os republicano/democratas, defensores dos direitos dos Estados, em proveito de Hamilton e os Federalistas.
1819 – FLÓRIDA – ESTADOS UNIDOS - Os Estados Unidos adquirem da Espanha o estado da Flórida, sob os termos de  acordo assinado pelo Secretário de Estado, John Quincy Adams e pelo ministro espanhol Dom Luis de Onis.                                            
1865 – TENNESSEE – ESTADOS UNIDOS - A constituição do  Tennessee  abole a escravidão.
1913 – CIDADE DO MÉXICO – REVOLUÇÃO MEXICANA - Francisco Madero, presidente revolucionário do México e o vice-presidente Pino Suarez,  são assassinados por militares.
1967 – JAKARTA – INDONÉSIA  - O presidente da Indonésia Achmad Sukarno cede todo o poder ao primeiro ministro, General Suharto, permanecendo no cargo apenas simbolicamente.
1967 – SAIGON – GUERRA DO VIETNÃ - Forças dos Estados Unidos e Vietnã do Sul lançam a Operação Junction City, a maior operação em conjunto da Guerra do Vietnã, atacando forças comunistas na província de Tayninh, norte de Saigon.


O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1843 – RIO DE JANEIRO - Nasce o Visconde de Taunay, autor de A RETIRADA DA LAGUNA (1872) e de INOCÊNCIA (1872). A primeira edição de Inocência foi impressa pela Tipografia Nacional, gráfica oficial, que fez um trabalho péssimo, repleto de erros e interpolações. Talvez por isso o romance só venha a ter sucesso em 1884, com a edição exemplar, revista pelo autor e impressa pelo editor Leuzinger, em elegante volume. É ainda hoje um dos livros mais lidos da literatura  brasileira.
1846 – RIO DE JANEIRO - Morre, no Rio de Janeiro (RJ), o Cônego Januário da Cunha Barbosa, um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
1903 - RIO DE JANEIRO - Morre Vítor Meireles de Lima,  autor consagrado da ”’Primeira Missa no Brasil’’, inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha,  primeira obra de pintor brasileiro exposta no Salon de Paris. Deixou ainda, entre outros, os quadros Moema,  Passagem de Humaitá, Combate Naval do Riachuelo e Batalha dos Guararapes.
1945 – RIO DE JANEIRO - O escritor José Américo de Almeida  rompe a censura e, em entrevista ao jornalista Carlos Lacerda, publicada no Correio da Manhã, exige que se realizem eleições livres. Seu pronunciamento foi crucial para o fim da ditadura do Estado Novo.
1958 – SÃO PAULO - A peça "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri estréia no Teatro de Arena em São Paulo.
1989 – BRASÍLIA -  Governo cria o IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com a função precípua de promover a qualidade ambiental e fiscalizar ações, projetos e iniciativas que possam vir a interferir no patrimônio ambiental do Brasil.

O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1754 – RIO PARDO - Índios missioneiros atacam o posto de Jesus Maria José, de Rio Pardo. São repelidos, com a perda de 22 mortos e 18 feridos.  Os portugueses perderam dois homens, ficando ferido o Tenente Francisco Pinto Bandeira, comandante da trincheira aí levantada.
1879 - TORRES - É instalada a primeira Câmara Municipal da Vila de São Domingos das Torres
1900 - PELOTAS - Nasce Iteberê de Moura, criminalista.
1900 – SÃO FRANCISCO DE PAULA  - Nasce Antônio Ferreira Severo, ensaísta.
1904 – QUARAÍ  - Nasce José Leal Filho, poeta regionalista.
1905 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Túlio Moura Fontoura, diretor do ''Diário da Manhã'' de Passo Fundo.
1914 – PINHEIRO MACHADO - Nasce Adail Leodegário de Moraes, jornalista e economista.
1914 – SANTA MARIA  - Nasce Nelson Pithan, poeta. 
1925 – BOM PRINCÍPIO  – Nasce o Pe. Rubem Neis, historiador e genealogista.
1926 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Ana Luísa Bueno Simas, poetisa e declamadora.
1959 - SANTIAGO - Morre Aureliano de Figueiredo Pinto, médico, poeta lírico e romancista

SANTO DO DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO  - SANTA JOANA MARIA BONONI - Nasceu em Asiago, Vicenza, Itália, em 1606. Em 1621, em Bassano, fez-se beneditina, ingressando no convento  local. Dedicou-se à penitência, à oração e ao cumprimento fiel das obrigações religiosas. Foi mestra de noviças e abadessa. Sofreu incompreensões. Padeceu  grandes sofrimentos no corpo e no espírito. Acometida de lepra, foi relegada ao abandono, sendo-lhe prestada apenas a assistência estritamente necessária. Morreu em 22 de fevereiro de 1670, aos 64 anos de idade. Foi canonizada pelo papa Pio VI, em 2 de junho de 1783. DIA DE SANTA MARGARIDA DE CORTONA.

O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1871 - LINHA NOVA - É festivamente inaugurada a Casa Paroquial da comunidade evangélica. Os fundadores foram trinta e dois, liderados pelo Pastor Heinrich Hunsche.
1927 - GARIBALDI - Morre o Padre João Batista Fronchetti, vigário de virtudes e zelo da paróquia. Ele adquiriu do PADRE  Cármine Fasulo o jornal ‘’ La Libertá’’, editado em Caxias do Sul.  Lançou ‘’Il Colono Italiano’’,  que passou a ‘’La Stafetta Riograndense’’ e hoje é o ‘’Correio Riograndense’’.
1970 - BENTO GONÇALVES - Assume a Paróquia o Pe. Oscar Bertoldo, como 11º Vigário. Participativo e de fé evidente, celebrou os 90 anos da paróquia em 1974.Liderou a construção de oito salões comunitários nas capelas. Poeta de projeção nacional consagradora, morreu em 1991.









UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
23 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 23 de fevereiro, sábado.  -- Oitava  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram   54 dias. Faltam 311 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua crescente.  -- Signo de Peixes.-- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  VEHUEL e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 144 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:  Quem  com coxo anda, aprende a mancar.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Ao Núcleo Universitário de Farroupilha estão vinculados os seguintes municípios: Farroupilha e Nova Roma do Sul.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 23 DE FEVEREIRO
A  REPÚBLICA DA GUIANA, festeja a  Proclamação da República. – DIA DO ROTARY E  DO ROTARIANO, inspirado, o primeiro, na fundação do Rotary Club, ocorrida em Chicago, em 23 de fevereiro de 1905, há 103 anos; e o segundo, na fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro, ocorrida em 23 de fevereiro de 1923, há 85 anos. - SEMANA DA PAZ: Começa hoje e termina em 1º de março. Criada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. DIA DO DEFICIENTE AUDITIVO

O DIA DE HOJE, 23 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1848 - WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Morre  João Quincy Adams, sexto presidente dos Estados Unidos. Foi senador estadual, senador federal e secretário de estado. Redigiu a declaração que passou à história como Doutrina de Monroe. Organizou a relação de pesos e medidas. Foi presidente de 1824 a 1828. Deixou suas memórias em doze volumes.
1898 – PARIS – FRANÇA -Emile Zola, escritor famoso, escreve “J´accuse” e é preso por acusar  o governo de anti-semitismo e de prisão injusta do Capitão Alfred Dreyfus.                  
1919 – ROMA – ITÁLIA -  Benito Mussolini rompe os socialistas e funda o Partido Fascista na Itália.
1939 – HOLLYWOOD - Walt Disney recebe o Oscar pelo filme “Branca de Neve e os Sete Anões”, até hoje um clássico do desenho animado no cinema.
1944 – SEGUNDA GUERRA MUNDIA - Josef Stalin obriga 1 milhão de chechenos ao exílio e dissolve a república, acusando-a de colaboração com a Alemanha nazista.
1945 – MOSCOU – RÚSSIA  -  Alexei Tolstoy, considerado um dos maiores romancistas russos contemporâneos, morre em Moscou aos 62 anos de idade.


O DIA DE HOJE, 23 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1844 – SANTOS – SÃO PAULO  - Morre  Martim Francisco Ribeiro de Andrada, cientista, estadista, orador parlamentar, naturalista e matemático. Presidiu a Assembleia Constituinte e a Câmara de Deputados. Foi ministro da Fazenda no governo chefiado por seu irmão José Bonifácio.
1844 – SALVADOR (BA) – Nasce Melo Moraes Filho, autor de Festas e Tradições Populares do Brasil (1888).
1901- SÃO PAULO - É fundado em São Paulo o Instituto Butantã, centro de pesquisa científica e biológica de reconhecida competência

O DIA DE HOJE, 23 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1860 – PORTO ALEGRE  - Nasce Revocata Heloísa de Melo, professora em Rio Grande; redatora do Diário de Pelotas, Pelotas.  Cofundadora e codiretora da revista literária Corimbo, em 1890 e publicada durante 64 anos. Poetisa, prosadora e teatróloga. Morreu em 23 de fevereiro de 1945.
1882 - PORTO ALEGRE - Realiza-se a Convenção Regional do Clube Republicano. Júlio de Castilhos integra a Comissão da Imprensa, de que é relator. Nela, nasce o projeto do jornal partidário, que seria sua grande tribuna, ‘’A Federação’’, que circularia  dois anos após.
1954 - CAXIAS DO SUL - No decorrer da Festa da Uva é eleita a ‘’Mais bela Gaúcha’’, recaindo a escolha em Gládis Maria Caruccio, representante de Pelotas. A eleição se deu no Clube Juvenil. As jovens, pela primeira vez em Caxias do Sul, desfilaram de maiô. Indagadas se aceitavam, não houve nenhuma objeção.

SANTO DO DIA DE HOJE, 23 DE FEVEREIRO - BEM - AVENTURADO NATAL PINOT - Nasceu na França, em 1747, em Angers. Sacerdote, exerceu seu apostolado, por longo tempo, no Hospital dos Incuráveis da cidade. Na Revolução Francesa, recusou-se a prestar o juramento à Constituição Civil do clero. Foi expulso de sua paróquia, passando a assistir aos fiéis na clandestinidade, e celebrando a missa em casas particulares. Numa dessas ocasiões, foi preso e condenado à morte. Foi imediatamente executado, trajando ainda os paramentos sagrados. DIA DE SÂO PLOICARPO, protetor dos locatários.

O DIA DE HOJE, 23 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1884 - COLÔNIA CAXIAS - Palavras do relatório da Diretoria às autoridades de Porto Alegre: ''Para provar quanto são trabalhadores os colonos, basta dizer que entre uma plantação e outra, ou enquanto esperam pelas colheitas das suas roças,  vão  procurar trabalho fora da colônia e quem assim procede não depende da tutela do Estado para ter recursos da subsistência.''
1884 - COLÔNIA CAXIAS - A produção da Colônia foi de 40.000 sacos de milho; 20.000 sacos de farinha de trigo; 10.000 sacos de centeio; 1.000 sacos de cevada; 20.000 sacos de feijão; 5.000 pipas de vinho e 3.000 quilos de linho. Os dados constam do relatório anual.
1920 - SÃO MARCOS - Solene inauguração da igreja matriz, pelo Padre Henrique Compagnoni, templo erguido com a colaboração da comunidade.
1935 - CAXIAS DO SUL - Morre o enólogo João D’Andrea, de relevantes serviços à vitivinicultura.
1945 - BOM JESUS - O casal Purcínio Manso da Fonseca é homenageado  com uma placa de mármore pela paróquia. Estavam presentes Dom José Barea, Bispo de Caxias do Sul, Frei José, superior dos Capuchinhos e primeiro vigário da localidade; Pe. José Casanova, Frei Antoninho Ferretto, Dom Cândido Bampi e Padre Luís Lovatel.
1949 - ANTÔNIO PRADO - As autoridades e a comunidade homenageiam ao procurador Geral da República Dr. Alceu Barbedo, em reconhecimento pela colaboração prestada.
1950 - CAXIAS DO SUL - Iniciam as edições diárias do jornal O Pioneiro, no decorrer da Festa da Uva, comemorativa dos 75 anos de colonização italiana no Rio Grande do Sul.
1960 - CAXIAS DO SUL - O Prefeito Armando Biazús concede o título de Cidadão Caxiense ao Deputado federal Tarso Dutra, pela relevante colaboração prestada ao ensino superior da cidade.













UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
24 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 24 de fevereiro, domingo. -- Nona semana do ano.-- De janeiro a hoje passaram  55 dias. Faltam 310 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão.  Lua crescente. -- Signo de Peixes. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  DANIEL  e devem rezar o Versículo 8 do Salmo102 ou 103  para ter mais proteção.

Pensamento do dia:  É no infortúnio que se revelam os amigos verdadeiros. 

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – O Núcleo Universitário de Guaporé engloba os seguintes municípios no Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul: Anta Gorda, Dois Lajeados, Guaporé, Montauri, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa e União da Serra.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 24 DE FEVEREIRO - DIA DA 1ª CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA - A primeira constituição do Brasil, outorgada por Dom Pedro I, vigorou de 25 de março de 1824 até 15 de novembro de 1889, isto é, até a Proclamação da República.  Para  elaborar a Constituição Republicana, foi convocada uma Assembleia Constituinte. A Constituição dela resultante foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Vigorou até à Revolução de 1930.
DIA DO DIREITO DO VOTO FEMININO NO BRASIL, registrando a data de 24 de fevereiro de 1932, coroando uma conquista buscada pelas brasileiras anterior à Proclamação da República.

O DIA DE HOJE O DIA DE HOJE, 24 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1887 –          PARIS- ALÔ BRUXELAS - Paris e Bruxelas tornam-se as primeiras capitais da Europa a serem interligadas pelo telefone.
1920 – BERLIM – ALEMANHA -  O partido nazista da Alemanha, liderado por Adolf Hitler, lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich” alemão.

1984 – BELO HORIZONTE – Comício por “Diretas, Já!” reuniu 250 mil pessoas.                  
1992 –          NOVA IORQUE - A maior perda de uma companhia americana ($4,45 bilhões em 1991) é anunciada pela maior companhia industrial do mundo, a fabricante de automóveis General Motors.


O DIA DE HOJEO DIA DE HOJE, 24 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1684 – SÃO LUIZ DO MARANHÃO - Tem início a Revolta chefiada por Manuel Bequimão (Beckman),  protesto desesperado contra a Companhia de Comércio, monopolista, criada em 1682, pelo Governo de Lisboa.
1777 - LISBOA – PORTUGAL - Morre Dom José I, rei de Portugal e do Brasil. Foi cognominado o Reformador. Durante 27 anos deu mão forte ao famoso Marquês de Pombal.
1912 – CARUARÚ – PERNAMBUCO - Nasce João Condé, autor de Os Arquivos Implacáveis, crônicas literárias do suplemento Letras e Artes de A Manhã, e  publicadas em O Cruzeiro (RJ).

O DIA DE HOJE, 24 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1838 – PELOTAS - Nasce Pedro Ferreira Vianna, jornalista.
1839 – CAÇAPAVA - ‘’O pessoal do governo da República Rio-Grandense chega a Caçapava, é recebido pela Câmara Municipal, e aí funda a sede administrativa da República’’.
1860 – PORTO ALEGRE - ‘’Instala-se, em Porto Alegre, o Instituto Histórico Rio-Grandense, sendo presidente o Barão de Porto Alegre, vice-presidente, José Maria Pereira de Alencastro, 1º secretário, Francisco de Paula Soares, e 2º secretário, o Dr. Inácio Manuel Domingues.’’
1870 – WINTERBACH – ALEMANHA  - Nasce Dom João Becker, arcebispo de Porto,  Alegre, teve administração fecunda da arquidiocese e antes da I Guerra Mundial, introduziu o ensino do português nas escolas paroquiais. Em 1921, em Porto Alegre, lançava as bases para a nacionalização do ensino, ‘’não sendo ouvido pelos governantes da época’’.
1879 – PINHEIRO MACHADO  - ‘’É instalada a primeira Câmara Municipal da Vila de Cacimbinhas’’,  atual Pinheiro Machado.
1902 - PALMEIRA DAS MISSÕES - Nasce Elídio Paes, jurista, com numerosas obras publicadas.
1910 -  PORTO ALEGRE - Nasce Décio Vignolí das Neves, pesquisador de história e genealogia.
1912 - SÃO BORJA - Nasce Lutero Sarmanho Vargas, historiador. Filho de Getúlio Vargas.
1921 – CARAZINHO -  Nasce Edgar Albuquerque Graeff, arquiteto e pesquisador de arquitetura.

SANTO DO DIA DE HOJE, 24 DE FEVEREIRO - SÃO POLICARPO - Foi bispo de Esmirna e discípulo de São João, o evangelista. Conviveu com muitos que conheceram pessoalmente a Jesus, sendo martirizado durante a perseguição de  Marco Aurélio. Foi preso num momento de oração. Recebeu os soldados com cortesia, acompanhou-os ao tribunal, onde foi intimado pelo cônsul Estácio Quadrato a renegar a Cristo. Respondeu Policarpo:’’ Faz 86 anos que sirvo a Deus e nunca ele me fez mal algum. Como poderia blasfemar o meu Redentor?’’  Policarpo foi queimado vivo, no anfiteatro da cidade de Esmirna. Morreu rezando e glorificando a Deus. DIA DE SÃO MODESTO,  auxilia as pessoas que recomeçam sua vida pessoal ou profissional após uma grave crise.

 

O DIA DE HOJE, 24 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1915 - CAXIAS DO SUL - Em Conceição da Linha Feijó, morre o vigário Padre Antônio Pértile,  conhecido como o ‘’Pacificador de Caxias’’. Amenizou um choque frontal que ocorreu entre o Vigário de Caxias Pe. Pedro Nosadini e os carbonários. Nosadini foi expulso da cidade e se refugiou em Nova Pádua.
1916 - PORTO ALEGRE - Através de decreto eclesiástico, é canonicamente ereta a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Nova Trento, a atual Flores da Cunha.
1916 - CAXIAS DO SUL - O Clube Juvenil inaugura a sua Exposição Reclame, que promoveu a produção industrial e agrícola do município. O êxito foi superior a todas as expectativas.
1924 - MUÇUM - O Arcebispo Dom João Becker consagra a igreja concluída pelo Pe. Luís Segale.
1934 - CAXIAS DO SUL - Inicia-se a 4ª Festa da Uva, presidida por Joaquim Pedro Lisboa, escolhido trinta dias antes de seu começo. A Festa foi prejudicada pelos aguaceiros.
1937 - NOVA PRATA - É inaugurada a escola primária das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
1950 - CAXIAS DO SUL - Antônio Caringi vence o concurso para o Monumento ao Imigrante.
1967 - CAXIAS DO SUL - UCS - Nilton Carlos Scotti, professor da UCS, é informado de que sua criação artística foi escolhida como brasão e logotipo da Universidade.
1973 - CAXIAS DO SUL - A Comissão de Membros Natos da Festa da Uva  procura local para o evento,  adquire terras da Mitra Diocesana, e nelas edifica o parque atual da Festa da Uva.

ANTÔNIO CARINGI – (Texto do prof. Mário Gardelin) – Em 1950, Antônio Caringi, natural de Pelotas, vencia com seu projeto o concurso do Monumento ao Imigrante, instalado às margens da  BR-116, e face à Praça Vestibular Abramo Eberle. Caringi exaltou o espírito de trabalho dos que fizeram do Brasil sua segunda e definitiva pátria, colocando nos ombros do imigrante uma enxada.  Nada mais justo e  belo,  foi esse humilde e prosaico instrumento que preparou a cultura do milho, do trigo e da videira, os primeiros passos econômicos da região. 




UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
25 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia  25 de fevereiro, segunda-feira. -- Nona  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 56  dias. Faltam 309 dias para o fim  do ano.-- Estação: Verão.  Lua cheia a partir das 17 horas e 27 minutos.  -- Signo de Peixes. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  HAHASIAH e devem rezar o Versículo 32 do Salmo 103 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:  O bom cão não ladra em falso.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Estão vinculados ao Núcleo Universitário de Veranópolis os seguintes municípios: Cotiporã, Fagundes Varela, Veranópolis e Vila Flores.

O DIA DE HOJE, 25 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL 
1570 – ROMA – PENÍNSULA ITÁLICA  - O Papa Pio V excomunga a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, que instaurou a Igreja Anglicana (Protestante) em seu país.     
1870 – WASHINGTON  - ESTADOS  UNIDOS - Hiram R. Revels, membro do Partido Republicano representando o estado de Mississippi, é o primeiro negro a ser eleito para o Senado dos Estados Unidos. Ele assume o seu posto ao jurar servir ao mandato provisório do senador Jefferson Davis.
1913 – WASHINGTON  - ESTADOS UNIDOS - A 16º Emenda para a Constituição dos Estados Unidos é ratificada, criando o imposto de renda no país.                              

1955 -         MOSCOU  - UNIÃO SOVIÉTICA - Nikita Kruschov, primeiro-ministro soviético denuncia, no Congresso do Partido Comunista, os crimes de Stálin, causando enorme sensação em todo o mundo.
1977 - CONACRI – GUINÉ - Diallo Telli, primeiro Secretário Geral da Organização da União Africana (OUA), morre num campo de concentração em Boiro (Guiné).

O DIA DE HOJE, 25 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1551- ROMA – PENÍNSULA ITÁLICA - O Papa Júlio III, pela bula SÚPER SPÉCULA MILITÁNTIS  ECCLESIAE (leia-se eclésie), cria a  diocese do Brasil, com sede em Salvador, Bahia. As negociações para a  Diocese do Brasil foram iniciadas em 1550, com cartas de Dom João III,  ao seu embaixador em Roma, Baltazar de Faria, e outra ao Papa Júlio III. Propunha para bispo, por indicação dos jesuítas, ‘’Pero Fernandes, mestre em teologia, pessoa de boas letras e doutrina.’’
1883 – RIO DE JANEIRO - Fundação, no Rio de Janeiro, da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, atual Sociedade Brasileiras de Geografia.
1888 – RIO DE JANEIRO - Fundação do instituto Pasteur do Rio de Janeiro.
1925 - SÃO PAULO - Morre MÁRIO Raul DE Morais ANDRADE  - Mário de Andrade, poeta, romancista, contista, ensaísta, crítico literário e de arte, musicólogo, folclorista. Diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical, de São Paulo e lecionou piano. Funcionário público, em 1922,  na Semana de Arte Moderna, publicou o trabalho modernista, PAULICÉIA DESVAIRADA.
1935 – RIO DE JANEIRO- Morre no Rio de Janeiro Miguel Calmon du Pin e Almeida, cientista, político e Ministro da Agricultura, com ampla folha de realizações.
1953 – SÃO PAULO - Jânio Quadros, ex-presidente brasileiro, cuja renúncia levou ao golpe de estado em 1964, é eleito prefeito da cidade de São Paulo.

O DIA DE HOJE, 25 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1807 – CAPITANIA DE RIO GRANDE - Por decreto, é elevada a Capitania do Rio Grande de São Pedro a Capitania Geral com o título de  CAPITANIA DE SÃO PEDRO.
1840 - SÃO PAULO - Nasce  ANTÔNIO da Silva PRADO, - Antônio Prado, eminente figura política e empresarial,  homenageado com a denominação do atual município de Antônio Prado.
1898 - QUARAÍ- Nasce Olga Acauan Gayer, servidora pública, autora de obras didáticas.
1906 – LUGAU, Alemanha – Nasce Godofredo Schmieder, jesuíta,  pesquisador. Em Roma, integrou  a Casa dos Escritores da Companhia de Jesus. No Brasil, publicou numerosos trabalhos.
1908 – URUGUAIANA – Nasce Ismael Salgueiro de Souza,  poeta regionalista.
1923 – SANTA MARIA – Nasce Pedro Calderan Beltrão, sociólogo.
1926 – SANTA VITÓRIA DO PALMAR – Nasce Plínio da Silva Russomano, ensaísta.
1937 – CRUZ ALTA – Nasce Eduardo Perseverano Péres, professor universitário, autor  didático.
1950 - CAXIAS DO SUL - Com a presença do Presidente Dutra,  inauguração da Festa da Uva, comemorativa dos 75 anos da colonização italiana em terras rio-grandenses. Os pavilhões  localizavam-se onde foi erguida a Cooperativa Madeireira Caxiense Ltda. O escritório estava no Clube Juvenil. Os dias 25 e 26 foram declarados feriado municipal.

SANTO DO DIA DE HOJE, 25 DE FEVEREIRO  - SÃO SEBASTIÃO DE APARÍCIO - Era espanhol,  nascido em 1502, em Gudina. Foi para Salamanca. Destinava parte do salário, para prover o sustento de seus pais. Em 1532, foi para o México, onde se transformou em rico proprietário e comerciante. Abandonou o comércio, que reputava sério perigo à vida espiritual. Voltou-se para a agricultura. Casou duas vezes. Dedicou especial atenção aos pobres. Aos 70 anos, renunciou aos bens e distribuiu-os entre os necessitados. Fez-se irmão leigo franciscano. Morreu com 98 anos. Foi canonizado em 1786.
DIA DE SÃO TASÁRIO, protege os enfermos desamparados.

O DIA DE HOJE, 25 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1897 - PORTO ALEGRE  - É incorporado ao curato  de Antônio Prado o território conhecido como ''Mato Particular'', que compreende as atuais paróquias de Ipê, Segredo e São Paulo.
1897 - CAXIAS DO SUL - O Intendente Campos Júnior solicita ao Conselho Municipal uma verba de dois contos de réis destinados a custear as despesas com a visita, em começos de março seguinte, do Presidente do Estado Dr. Júlio de Castilhos.
1919 - CAXIAS DO SUL - Deixa Ana Rech, com destino à Itália, Dom Timóteo Maria Chimenti, monge camaldulense, um dos mais entusiastas pela fundação rio-grandense da Ordem, que teve Casas em Caxias do Sul (Ana Rech e Santa Lúcia do Piaí). Foi eleito superior geral da Ordem.
1959 - CAXIAS DO SUL - O CTG Rincão da Lealdade homenageia o Dr. Thales de Azevedo, professor universitário baiano e sociólogo, que realizava pesquisas sobre a imigração e colonização italianas no Rio Grande do Sul.
1961 - CAXIAS DO SUL - Inauguração da IX Festa da Uva, com a presença  do presidente da República Jânio da Silva Quadros, do Vice-Presidente João Goulart e do Governador Leonel de Moura Brizola.. A imprensa deu grande destaque ao acontecimento.
1967 - BENTO GONÇALVES - Abertura da Primeira Festa Nacional do Vinho até o dia 12 de março seguinte. Imperatriz Sandra Guerra; Damas de Honra Iegla Gehlen e Liana Mazzini.
1970 - CAXIAS DO SUL - Morre o Dr. Demétrio Niederauer,  foi prefeito da cidade, advogado, professor, jornalista, diretor e fundador  de jornal. Era descendente dos Niederauer de Santa Maria, onde nasceu.
2008 – JULIO DE CASTILHOS – Aula inaugural do Campus Júlio de Castilhos do Instituto Federal Farroupilha, unidade estratégica de cursos superiores para os jovens da cidade e da região.









UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
26 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 26 de fevereiro, terça-feira. -– Nona semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram  57 dias. Faltam 308 dias para o fim  do ano.  - Estação: Verão. Lua cheia.  -- Signo de Peixes. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  IMAMIAH e devem rezar o Versículo 18 do Salmo 7 para ter mais proteção.  A zero hora deste dia 26 de fevereiro de 2012 terminou o Horário de Verão, que só volta a funcionar em 21 de outubro deste ano, quando se prolongará até 17 de fevereiro de 2013.

Pensamento do dia:Tanto vai o pote à bica que um dia lá fica.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - MENSAGEM DO REITOR - Estamos concluindo mais um tempo de vindima. A Universidade de Caxias do Sul reconhece, nesse trabalho duro e persistente, um dos alicerces que projetaram a imagem vitoriosa desta região, acentuando a harmonia desse povo marcado pela dedicação constante e riqueza moral e cultural, valores  cultivados, como a terra,  por todos os que vivem nesta região.  Professor Isidoro Zorzi, Reitor.

O DIA DE HOJE, 26 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1848 –          MOSCOU – RÚSSIA - Publicação do famoso Manifesto Comunista, obra de Karl Marx e Friedrich Engels: texto que resume o Materialismo Histórico, em linguagem simples, visando conscientizar a classe operária. Determinou o comportamento e as relações sociais e políticas da classe operária com a sociedade civil organizada e os mecanismos políticos.                              
1885 – BERLIM – ALEMANHA - No Congresso de Berlim, do qual participaram 15 nações a convite do Chanceler Otto von Bismarck, os países europeus partilharam o Continente Africano.
1952 – LONDRES – INGLATERRA - Winston Churchill, então Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, anunciou que seu país havia produzido sua própria bomba atômica e seria testada na Austrália. 
1961 – MARROCOS - O príncipe Hassan ascende ao trono do Marrocos como rei Hassan II, após a morte repentina de seu pai Mohammed V

1980 – CAIRO – EGITO  - A República Árabe do Egito e o Estado de Israel estabeleceram relações diplomáticas, pondo fim a trinta anos de guerra entre as duas nações.
1990 - MOSCOU – RÚSSIA - A União Soviética concorda em retirar todas as suas tropas -  73.500 soldados - da Tchecoslovakia até julho de 1991
1991- BRASÍLIA - É instalado solenemente o STJ – Superior Tribunal de Justiça, que havia sido criado pela Constituição promulgada no Brasil em 1988.

O DIA DE HOJE, 26 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1718 – RECIFE – PERNAMBUCO - Nasce Borges da Fonseca, genealogista de A Nobiliarquia Pernambucana, só publicada em 1935.
1868 - SÃO CAETANO DA VARGEM GRANDE, Brasópolis, Minas Gerais - Nasce Venceslau Brás Pereira Gomes, político mineiro. Foi Presidente da República, de 1914 a 1918. Em seu governo, o Brasil declarou  guerra aos Impérios Centrais. Terminado o mandato, recolheu-se à vida privada, dedicando-se à Companhia Industrial Sul-Mineira. Morreu aos 16 de maio de 1966.
1890 – RIO DE JANEIRO - Estreia no Teatro de Variedades Dramáticas do Rio de Janeiro a peça A República, dos irmãos Arthur e Aluísio de Azevedo.
1906 - SÃO PAULO – SP  – Nasce, em São Paulo (SP), o dramaturgo Abílio Pereira de Almeida, autor de Santa Maria Fabril (1948) e Moral em Concordata (1956).
1906 - TAUBATÉ (S. Paulo) - Assinatura do ‘’Convênio de Taubaté’’. Por ele, os governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pelo tempo que julgassem conveniente, estabelecem certo preço pela saca de café, de 60 quilos, nos portos de embarque.

O DIA DE HOJE, 26 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1860 - PORTO ALEGRE - Instalação do Instituto Histórico e Geográfico da Província de São Pedro, atual Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
1904 – PELOTAS - Nasce Pedro Wayne, jornalista, e escritor. Foi  agricultor e juiz municipal.
1936 - SANTA MARIA -  Falecimento de Antônio da Fontoura Ilha, autor didático e teatrólogo. Fundou o Colégio Fontoura Ilha.
1940 - SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Élbio de Magalhães, poeta regionalista, autor de "Tapera Abandonada'’.
1948 – VACARIA - Nasce Emília Marlene Bertoni Frasson, tradicionalista, autora de "O Gaúcho nos Campos de Cima da Serra.''

O SANTO DO DIA DE HOJE, 26 DE FEVEREIRO  - SANTO ALEXANDRE -  Foi bispo de Alexandria, no Egito, sucessor de Santo Áquila, destacou-se como homem caridoso, cheio de fé e dedicado aos pobres. Um de seus sacerdotes, de nome Ário, começou a  pregar que Cristo não era verdadeiro Deus. Alexandre convocou uma assembleia de sacerdotes. Não houve palavra, argumento ou súplica que valesse. Ário estava irredutível. Foi, então, excomungado. Por causa dessa   doutrina, que se chama arianismo, foi convocado o primeiro concílio ecumênico, na Niceia, em 20 de maio do ano 325. Nele, Santo Alexandre teve um grande triunfo, na luta empreendida em defesa da divindade de Cristo, proclamada pelo concílio como  dogma indestrutível de fé.

O DIA DE HOJE, 26 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA  REGIONAL
1840 – TRENTO – ITÁLIA  – Nasce, em Valle di Garduno, que na época pertencia à Áustria,  o Padre Augusto Finotti. Em 1877 veio ao Brasil. Trabalhou em Garibaldi, São Vendelino (pois conhecia o alemão), Caxias do Sul (de que foi o primeiro pároco), Silveira Martins, Figueira de Melo, Linha Zamith (Monte Belo do Sul) e Nova Trento, atual Flores da Cunha. Foi ele que adquiriu os cinco harmoniosos sinos desta última localidade, importados da França e fabricados por Picard da Sabóia. Foi o Padre Augusto Finotti que convidou os  capuchinhos a se estabelecerem em Flores da Cunha, onde abriram  convento e noviciado. Padre  Finotti foi condecorado pela Áustria. Em 1901 voltou para a Itália, continuou trabalhando com toda a dedicação. Morreu em 1919.
1927 - CAXIAS DO SUL – Nasce o Prof. Nestor José Gollo, radialista, jornalista, com longos anos de excelentes serviços prestados à cidade e à região. Morreu em 2008.
1938 - CAXIAS DO SUL - O Ato 26,  do Prefeito  Dante Marcucci, cria a Comissão Disciplinar instituída pelo Decreto estadual nº 7075, de 5 de fevereiro anterior. É composta por Adelmar Faccioli, Vinícius Ribeiro Lisboa e Balduino Schumacher, para examinar o comportamento de servidores municipais infensos ao regime da Carta de 10 de Novembro.
1966 - CAXIAS DO SUL - Circula a notícia, procedente da capital do Estado, de que, na estação de veraneio de 1966, participaram de colônias de férias 123.000 crianças.














UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
27 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 27 de fevereiro,  quarta-feira -- Nona semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram   58 dias. Faltam 307 dias para o fim  do ano.-- Estação: Verão.Lua cheia.  -- Signo de Peixes. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  NANAEL e devem rezar o Versículo 75 do Salmo 118 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:  Se é ruim acreditar em qualquer um é pior não acreditar em ninguém.   

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - MENSAGEM  - Completa hoje 71 anos a Paróquia de São Pelegrino, na cidade de Caxias do Sul. Entregue à sábia e dinâmica direção do Padre Eugênio Ângelo Giordani, foi por ele, com a colaboração da comunidade, dotada com um templo, decorado pelo  mágico pincel de Aldo Locatelli, que aí deixou obras de beleza imorredoura. Suas portas, de bronze, inspiram-se na Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Nelas é exaltada a ação governamental da época, notadamente na porta da Justiça. É uma justa homenagem ao Brasil, nova Pátria dos Imigrantes.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 27 DE FEVEREIRO  -- DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO -- DIA DOS VELHINHOS, OU DIA DO IDOSO, segundo alguns calendários. O dia do Ancião ocorre em 27 de setembro. -- A REPÚBLICA  DOMINICANA festeja hoje a sua Independência. – DIA DO AGENTE FISCAL DA RECEITA FEDERAL.

O DIA DE HOJE, 27 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
715-663 a.C. - EGITO – O Rei  de Kush - Sudão, Piankhi, conquista Egito e estabelece a XXV Dinastia,
 inteiramente constituída por Faraós negros.
1873 – NÁPOLES – ITÁLIA - Nasce Enrico Caruso,‘’o mais famoso tenor de sua época.’’ Sua carreira internacional tem começo na estreia de Fedora,  em Milão, em 1898. Brilhou em todos os países,  cantou em São Paulo e no Rio de Janeiro. Morreu aos 2 de agosto de 1921.
1924 – SANTO DOMINGO – REPÚBLICA DOMINICANA - A República Dominicana torna-se independente do Haiti.
1939 – MADRID – ESPANHA - Grã-Bretanha e França reconhecem o governo revolucionário fascista de Francisco Franco na Espanha.                                           
1950 – TAIWUAN - O General Chiang Kai-shek é eleito Presidente da República da China, nome oficial da China Nacionalista sediada em Taiwan (Formosa).
1951- WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS -  A 22º Emenda para a Constituição dos Estados Unidos é ratificada, limitando o mandato presidencial a dois mandatos de quatro anos.
1952 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS -  Realizada a primeira reunião plenária oficial da Organização das Nações Unidas em sua sede permanente em Nova Iorque.
1970 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Paul Simon e Arthur Garfunkel são premiados com disco de ouro pelo seu single, “Bridge Over Troubled Water.”
1991 – GOLFO PÉRSICO – KUWAIT  - Chega ao fim a Guerra do Golfo, as tropas iraquianas abandonam o território do Kuwait, após cem horas de combate terrestre.
1995 – ROMA  - ITÀLIA - O chefão da máfia italiana, Salvatore “Toto” Rina e 47 membros da organização do crime, vão a julgamento acusados de cumplicidade em 48 assassinatos na Sicília.

O DIA DE HOJE, 27 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1860 – SÃO PAULO - Nasce Eduardo da Silva Prado,  grande amigo de Eça de Queiroz  (teria inspirado o elegante Jacinto de Tormes de A CIDADE E AS SERRAS). Foi  bela expressão da cultura brasileira. Como homem de ideias e escritor deixou obra que se pode dividir em: memória e impressões de viagens e ensaios.Seu livro FATOS DA DITADURA MILITAR foi confiscado pelo governo. Eduardo Prado morreu em 30 de agosto de 1901 em São Paulo.
1986 -         BRASÍLIA - O decreto-lei 2283, do Presidente José Sarney,  lança nova moeda no Brasil, o cruzado. A receptividade foi grande, preços tabelados e surgiram os ‘’fiscais de Sarney’’, de ruidosa atuação.  A popularidade do presidente atingiu o ápice, trouxe dividendos eleitorais. A inflação foi aparentemente detida. Depois, retomou seu curso.
1989  - SÃO PAULO - Morre em São Paulo José Correia Leite, ativista da imprensa negra paulista e fundador e jornais como o "Clarim da Alvorada" e "A Chibata".

O DIA DE HOJE, 27 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1844 - REVOLUÇÃO DOS FARRAPOS - ‘’Duelo entre o General Bento Gonçalves da Silva e Onofre Pires da Silveira Canto. Após o duelo, o General Davi Canabarro dá voz de prisão a Bento Gonçalves: prisão domiciliar imediatamente relaxada. Onofre morre dos ferimentos recebidos, arrancando voluntariamente os curativos médicos nele aplicados’’.
1848 - RIO GRANDE -  Nasce Francisco Lourenço da Fonseca Júnior, romancista e teatrólogo.
1901 -  PORTO ALEGRE - Nasce Alexandre da Costa, jornalista, poeta e prosador.
1912 – QUARAÍ - Nasce Apolo Corrêa Gomes, pesquisador de assuntos de medicina.
1924 - ITAQUI -  Nasce Ilsa Lima Monteiro Santos, contista e novelista.
1934 – PORTO ALEGRE -  Nasce Augusto de Souza Mayer, diretor do Instituto Nacional do Livro.
1953 - SANTANA DO LIVRAMENTO – Nasce Jorge Escosteguy, jornalista.

SANTO DO DIA DE HOJE, 27 DE FEVEREIRO  - SÃO GABRIEL DA VIRGEM DOLOROSA - Nasceu em Assis, Itália, em 1838 e seu nome era Francisco. Estudou com os irmãos das Escolas cristãs e com os jesuítas. Em 1856, fez-se passionista, isto é, ingressou na Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada por São Paulo da Cruz. Sua espiritualidade voltou-se à paixão de Cristo e Nossa Senhora das Dores. Era simples e muito simpático. Morreu aos 24 anos, em 1862.
DIA DE SÃO VALDOMIRO, inspira os jovens a estudar.

O DIA DE HOJE, 27 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1892 - PORTO ALEGRE - Pelo decreto n° 17, é estabelecida a divisão judiciária do Estado. É extinta a comarca de São Francisco de Paula, que passa a  termo de Vacaria.
1913 - CAXIAS DO SUL - Realiza-se uma exposição agrícola e industrial, de que participam também os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Guaporé e Garibaldi.
1915 - CAXIAS DO SUL - Morre Maurício Nunes de Almeida, advogado e jornalista. Fundou O COSMOPOLITA, para tanto adquirindo uma tipografia completa. Seus noticiosos eram resumidos e repetidos pelo Stella d’Itália, de Porto Alegre. Foi  jornal com forte influência na opinião pública.
1915 - BENTO GONÇALVES - Falece aos 108 anos Carlo Galli, pioneiro nascido em Progognaga, Mântua. Foi exemplo da esplêndida saúde dos primeiros povoadores, muito bem alimentados.
1940 – ROCA SALES - Morre, aos 92 anos, o Padre Bartolomeu Tiecher (1848-1940),  italiano, originário de Caldaro -Trento. Emigrou para o Rio Grande do Sul,  onde atuou na área italiana, na alemã  e na luso-brasileira. Naturalista, dedicou-se à pesquisa da nossa flora rio-grandense.
1942 - CAXIAS DO SUL - É fundada a Paróquia de São José de São Pelegrino, no bairro de São Pelegrino, hoje denominada Paróquia de São Pelegrino. É uma das mais belas atrações turísticas da cidade. Segue fiel à sua missão de templo de fé.





UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos –  vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS
28 de fevereiro de 2013 – o dia de hoje

Hoje é o dia 28 de fevereiro, quinta-feira – - Nona semana do ano .-- De janeiro a hoje passaram 59 dias. Faltam 306 dias para o fim  do ano.-- Estação: Verão. Lua cheia. – Signo de Peixes. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  NITHAEL e devem rezar o Versículo 19 do Salmo 102 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:   As mãos de Deus trabalham através das nossas mãos.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL –  O Campus Universitário da Região dos Vinhedos  da Universidade de Caxias do Sul – UCS - CARVI, contempla regionalmente e interage diretamente com a população de 7 municípios: Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
 1822 – LONDRES – INGLATERRA - A Inglaterra declarou a independência formal do Egito, mantendo o controle do Canal de Suez e assumindo a responsabilidade pela defesa do novo país.
1825 – MOSCOU - RÚSSIA - Assinado  tratado entre  Grã-Bretanha e Rússia fixando os limites fronteiriços entre o Canadá e o Alasca, então uma possessão russa.

1830 – SALVADOR – BAHIA - O Visconde de Caramuru, presidente da Bahia, é assassinado.
1922 – CAIRO – EGITO - Independência do Egito.
1972 – PEQUIM - CHINA -  O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon encerra histórica viagem à China, convencido de que havia ajudado a criar uma “nova geração de paz.”
1983 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - O FMI empresta  4,7 bilhões de dólares ao Brasil.

1994 – BRASILIA -  O Plano Real de estabilização monetária, programa econômico que implantou a atual moeda do Brasil, é anunciado pelo Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.
1994 – BÓSNIA - Na Bósnia, palco de guerra civil entre sérvios e muçulmanos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entrou em combate pela primeira vez desde sua fundação em 1949. Nesse mesmo dia, “caças” americanos derrubaram quatro “jatos” sérvios. 
1998 – NOVA IORQUE -  “My Heart Will Go On”, grande sucesso musical de Celine Dion e trilha sonora do filme Titanic, chega ao 1º lugar nas paradas musicais dos Estados Unidos.


O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO,   NA HISTÓRIA DO BRASIL
1854 – RIO DE JANEIRO -  Introdução do Carnaval de rua no Rio de Janeiro .
1857 - CAXIAS, Maranhão - Nasce Teófilo Dias de Mesquita (1857-1889), sobrinho de Gonçalves Dias. Formou-se em direito, lecionou português, militou na imprensa e foi deputado na Assembléia Provincial. Patrono da cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras,  morreu em São Paulo.
1924 – SÃO JOSÉ DO CALÇADO – ESPÍRITO SANTO – Nasce o poeta Geir Campos, autor de Rosa dos Rumos (1950) e Tarefa (1982),
1928 – BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS – Nasce Paulo Mendes Campos, poeta e cronista, autor de Palavras Escritas (1951) e Diário da Tarde (1981). Pertenceu à Geração de 45.
1935 - RIO DE JANEIRO - Morre Francisca Hedwiges Neves Gonzaga,  a famosa Chiquinha Gonzaga,  compositora musical, com imensa e aplaudida produção. Foi pioneira do feminismo no Brasil. Cultíssima, poliglota, Chiquinha Gonzaga enfrentou a vida sempre trabalhando com coragem e constância. É uma das personalidades marcantes da história feminina brasileira.

O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1845 – REVOLUÇÃO FARROUPILHA - ‘’O General Davi Canabarro, depois de reunir em Ponche Verde um conselho de oficiais e de obter o consentimento deles, proclama  a aceitação das condições de paz estabelecidas pelo Governo imperial. Este concedeu 200 contos de réis para pagar as dívidas contraídas pela Revolução’’.
1884 -  RIO PARDO - Morre Joaquim Pedro da Silva Lisboa, memorialista.
1905 - ARROIO DO SÓ - Santa Maria -  Nasce José Pedro Barcelos Pena, poeta.
1931 -  BAGÉ -  Morre Pedro Luís Osório, romancista.
1950 - CAXIAS DO SUL - O Presidente Eurico Gaspar Dutra, no decurso da Festa da Uva, lança a pedra fundamental do Monumento Nacional ao Imigrante, que seria inaugurado quatro anos depois, em 28 de fevereiro de 1954, pelo Presidente Getúlio Vargas.
1954 - CAXIAS DO SUL - O Presidente Getúlio Vargas inaugura o Monumento Nacional ao Imigrante, no decurso da Festa da Uva.
1955 –  ALEGRETE – RIO GRANDE DO SUL - Nasce Susana Vargas, autora de Sem Recreio (1983) e Sombras Chinesas (1990).
1955 - São instalados os seguintes municípios: Casca, Nova Petrópolis, Gramado e  Sananduva,
1966 -  PORTO ALEGRE - Morre Oscar Daudt Filho, agrônomo e poeta.

SANTO DO DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO - SÃO MACÁRIO, SÂO RUFINO E SÂO JUSTO -  Macário, Rufino e Justo eram três oleiros, de Sevilha,  na Espanha. Em sua oficina trabalhava-se a matéria prima, que era transformada em recipientes domésticos que vendiam para  comprar alimentos. E em algumas horas do dia, juntavam-se diante de uma cruz e   suas rezas chamaram a atenção dos pagãos. Foram denunciados. Veio um emissário do imperador Trajano, e questionou-os se eram cristãos. - Somos, foi a resposta unânime. Se não renegardes vosso deus e prestardes cultos aos deuses romanos, morrereis.  Postos diante da alternativa,  os três oleiros foram condenados. Morreram decapitados, o que faz supor fossem cidadãos romanos.
Hoje é o DIA DE SÃO ROMANO, que protege e traz alívio aos portadores de hanseníase

O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL 
1876 - CAXIAS DO SUL – Pedro Ferreira Coelho  deixa a direção da ‘’Colônia aos Fundos de Nova Palmira’’, hoje Caxias do Sul.
1937 - CAXIAS DO SUL - É inaugurada a última Festa da Uva, antes da Segunda Guerra Mundial. Preside a solenidade Dante Marcucci, prefeito municipal. As festas só serão retomadas em 1950. Dante Marcucci havia planejado a Festa das Festas para o ano de 1940. Seria a 6ª Festa da Uva.
1948 - CAXIAS DO SUL - Joaquim Pedro Lisboa, idealizador das Festas da Uva,  realiza mais uma exposição de uvas finas, nas dependências do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
1958 - RIO DE JANEIRO - O Conselho Nacional do Ensino Superior aprova o Regimento da Faculdade de Ciências Econômicas, antecedendo a autorização do  Decreto Presidencial 43.291, sancionado em 28 de fevereiro de 1958, e assinado pelo  Presidente Juscelino Kubitscheck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.