20/07/2015

Área de preservação ambiental em pleno centro de Tupanciretã

    Em países da Europa encontramos áreas ambientais super preservadas e exploradas com algum tipo associativo como por exemplo ECOTURISMO, CAMINHADAS EXPLORATIVAS, ESTUDO E PESQUISAS e até PARQUE DE AVES e ANIMAIS que geram recursos próprios, que recebem apoio financeiros e desta formas as proposições são concretizadas. 
        Tupanciretã tem junto a si distante a pouco mais de 4 km da Avenida principal " Vaz Ferreira" a sua área de preservação ambiental e está intacta em torno de 85%, podemos encontrar:
  1. Árvores nativas com mais de 70 anos;
  2. Variedade de especies de arvores nativas:
  3. Algumas especies de aves;
  4. Animais com hábitos noturno visto que o movimento urbano afasta muitos que conviverem durante o dia;
  5. Os Bugios que foram mortos com os registro de "febre amarela" em 2009 que dizimou todo o lote superior a 20 indivíduos, agora em junho/julho 2015 esta voltando alguns;
  6. A mata em suas divisas e parte do interior com área urbana mantem a cerca viva de "unha de gato" ´
  7. Várias espécies do reino fujico entre outros itens.
        Este local tem um biodiversidade, que se soma as aspectos históricos da passagem da " Coluna Prestes" e também o monumento aos Maragatos pode levar a algo novo para no minimo se analisar alem do ambiental o econômico e social.


vejam alguns registro de 19/07/2015 entre 15:00 e 16:20 através da lente da Lagartus ambiental.


































   A FEPAGRO, ROTARY CLUBE DE TUPANCIRETÃ e PREFEITURA assinaram um termo de transferência para cuidados e conservação no final de 2013 para o qual esperamos que avance com já aconteceu em alguns anos atrás muitas arvores novas foram plantadas na área frontal em divisa com a Av. Serafim Bravo;

     A área não é tão grande mas tem a condição de ampliação visando no minimo preservação permanente e de habitat de espécies da vida silvestre bem como da manutenção de micro clima em nossa cidade em destaque ao Bairro Juliana e Parque da paineiras.

     Abaixo podemos contemplar algumas idéias associados a projetos possíveis de desenvolver mas que impactam em pontos da organização, o explorar, da onde alavancar recursos entre outros.
  • Caminhadas explorativas e de conhecimento;
  • Caminhadas com visitas em estações que preservam aves adivinda de apreensão ou transferência de alguma Unidade conservacionista;
  • Criatório conservacionista;
  • Caminhadas contemplativas;
Veja alguns exemplos figurativos abaixo:
obs.: esta área de Tupanciretã não pode, ainda, ter este tipo de atividade












Em 2012 a Lagartus esteve no Parque das aves em Foz do Iguaçu, vejam no link (se não abrir direto copie e cole no endereço na parte superior da pagina que você abriu:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.