30/07/2010

Avenida Vaz Ferreira (1910 - 2010) 100 anos comercial

    Quem diria que a Rua do Comércio (1910) hoje Av. Vaz Ferreira (2010), cujo inicio fica no Parque de Exposições Marcial Terra e finaliza no Parque da paz eterna, também marcou a linha divisória entre os municípios de Cruz Alta e Julio de Castilhos, está localizada no dorso divisor de águas das Bacias do Ibicui e Jacui, por ela transitou muitas lideranças, políticos, autoridades, pessoas que na vida e na morte fizeram o bem local, também as carruagens, os carros de bois, as aranhas, charretes, carroças, foi ela a primeira a receber inicialmente a luz noturna com lampião a querosene, depois o motor gerador a gasolina, mais tarde a energia elétrica gerada no Rio Ijuizinho, enfim, esta é uma avenida encantadora que merece atenção, cuidados, um novo estudo para sua arborização, também uma reestruturação do sistema de estacionamento e também um monumento a um dos maiores empreendedores de Tupanciretã – Dr. Franklin Vaz Ferreira.

FARMÁCIA SÃO JOÃO ABRE AS PORTAS EM TUPANCIRETÃ

   Tupanciretã com 23.300 habitantes, maior produtor de soja do RS classificado em 62 no ranking de exportações recebeu no dia 30/07/2010 mais uma farmácia da rede São João que está localizada na Avenida Vaz Ferreira Esquina com a Rua Paulino Aquino no prédio histórico do conhecido Magazine Renner que funcionou por muitos anos com a família Brum. Esteve presente na inauguração o seu Diretor Presidente Sr. Pedro Henrique Kappaum Brair , do Prefeito em exercício o Sr. Luiz Valmor da Silva França, do Presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Ver. Carlos Augusto Oliveira dos Santos, Presidente da OAB – Dr. Enio Celeste Burtet, lideranças, comerciantes e convidados. O Pe. Gildo Brandt fez a benção ao novo estabelecimento e logo após foi inaugurada a 161 farmácia da rede.
1- Primeira Fármácia São João (Campo Novo - RS)

2 - Farmácia 161 - Tupanciretã julho 2010


25/07/2010

São Cristovão é festejado com carreata em Tupanciretã

A comunicade de Tupanciretã em especial da Capela Católica do Bairro Medeiros, a ACOMOBAM Associação Comunitária do Bairro Medereiros e Associação dos Camioneiros fazem uma grande carreata pelas ruas e avenidas  da cidade, também a benção dos veiculos pela Padre Gildo, Missa, Inauguração de uma nova imagem do Santo na Praça do bairro e logo após um almoço com suculento churrasco.
    São Cristóvão (em grego: Άγιος Χριστόφορος) é um santo venerado por católicos e cristãos ortodoxos, classificado como mártir morto durante o reinado de Décio, imperador romano do século III.
    A Igreja Ortodoxa venera São Cristóvão no dia 9 de maio. O Calendário Tridentino da Igeja Católica permite a celebração de São Cristóvão no dia 25 de julho, apenas em missas privadas. Esta restrição foi removida mais tarde. Apesar da Igreja Católica ainda aprovar a devoção a ele, o listando entre os mártires romanos venerados em 25 de julho,[1] ela removou seu dia festivo do calendário católico de santos em 1969. Na época, a igreja declarou que a celebração não era de tradição romana, tendo em vista sua adesão tardia (por volta do ano de 1550) e limitada ao calendário romano.[2]
    A Igreja Católica argumenta que quase nada de histórico é conhecido sobre a vida e a morte de São Cristóvão,[3] apesar de que várias lendas são atribuídas a ele. A mais popular se origina da Legenda Áurea, uma compilação de histórias de santos so século XIII.


20/07/2010

O Gremio de Tupanciretã - GEPO e outros

Tupanciretã não é diferente de nenhuma cidade, vilarejo ou até mesmo um rincão deste Brasil, aqui também sempre teve e vai ter um bom futebol, hoje destaco alguns momentos do futebol local entre o GEPO - Grêmio Esportivo Pedro Osório cujo campo sempre foi no bairro Moraes ao lado dos trilhos da RFFSA e do GAUCHO com seu campo no Bairro do Gaucho próximo a Charqueda do Marcial Terra.


Tiro de Guerra em 1930

Gremio Estudantil F. clube -4.1.1942


O ESPORTE CLUBE MUNICIPAL foi fundado em 1943

Futebol bombacha Saca Rolha em 1976

15/07/2010

Tupanciretã, a neve de antes e a geada de hoje.

As condições climáticas alteram com frequencia as estações do ano, a exemplo podemos ver através das fotografias registradas em Tupanciretã entre 1920 e 1930 com neve em plena praça Cel. Lima  no centro da cidade, na Estação Experimental hoje FEPAGRO e hoje o que podemos ver são algumas  geadas nesta 1a quinzena de julho.


Foto 2: Area residencia da Fepagro - acrevo pessoal de José F. Savian

Foto3: Registro de geada no Parque da Fepagro dia 14.07.2010 as 8:30

Lagartus Ambiental apoia PROJETO PESCAR em Tupanciretã

   Nesta quarta feira - 14/07 os participantes do PROJETO PESCAR , que acontece pela primeira vez em nosso municipio, tiveram uma aula externa de meio ambiente com monitores voluntários Luis Afonso Costa (Lagartus Ambiental) e Julieta Dal Castel Lopes (Programa Respira Tupã) realizada junto ao lixão de Tupanciretã na localidade do Abacatu, oportunidade em que os alunos conheceram o local, a situação de abandono, o trabalho das pessoas que catam o lixo para sobreviver, a constatação de má separação do lixo na cidade. Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com um dos catadores o Sr. Salvador que ganha aproximado R$ 218,00/mes e saber dele uma série de informações. Todo este estudo extra classe serve para conhecer a nossa realidade e saber que este local que tem menos de 10 anos de vida util em virtude da cerca de 12 Ton coletadas diariamente em Tupanciretã.