28/02/2011

Imagens para promover uma boa semana

  Caros amigos(as), segunda feira é dia de alimentar a semana com boas imagens, hoje faço um destaque rural entre a Coxilha Bonita e São Diogo no Jari. Boa semana a todos.
Lavou soja com variedade super precose, colheita em março

Aves de pátio na hora do tradicional milho da tarde


Aonde está o pote de ouro
Tecnologia e conforto na hora de colher o milho

26/02/2011

Soja e seus produtos agregados - Parte II

Veja, constate e tire suas conclusões para a cultura que mais cresceu neste últimos 20 anos no RS em especial em Tupanciretã































Neste celular a soja esta incluída na pintura







Soja o grande marco econômico de Tupanciretã, mas precisamos agregar valor para o crescimento econômico e social. Parte I

   O charque entre os 1908 e 1945 que levou a emancipação desta terra, depois a carne resfriada até os anos setenta deram o ritmo economico de Tupanciretã poderia ter ido mais longe quando o Presidente da Cooperativa Rural Serrana o Dr.Severo Correa de Barros quis implantar uma unidade de transformação da carne bonita em subprodutos com uma planta Alemã, foi mal interpretado pela sociedade cujo final acabou com o seu sonho e após isto começou o triste fim da Serrana, claro que os negócios da carne sofreram impacto em decorrência da concorrência e os novos produtores de carne como Mata Grosso, Bahia e outros estados.
    Após este período da carne resfriada lá pelos anos 70 os campos de Santa Tecla começam a ser trabalhados para produção de grão entre outras culturas o destaque para o trigo e soja cujo relação produtiva era encaminhada pelas familias Soldera, Ceolin, Balzan, Riva, Chelotti, Poletto, Vendrusculo e até mesmo Perobelli e mais um grande grupo de familias que vieram da região do Vale Veneto, todo o sacrifício e a inovação foram devagar abrindo espaço, já em 30/12/1970 surge a AGROPAN Cooperativa Agricola Tupanciretã Ltda com quase 200 associados. Esta atitude cooperativada abriu um leque de negócios rurais e assim os campos foram dando lugar para as lavoura que com máquinas e equipamento novos (tratores, arados, grades niveladoras e colheitadeira) abriram espaços e negócios, com isto a necessidade de formar corpo técnico como Agrônomos e Técnicos Agrícolas, alguns anos mais tarde surgi o Clube Amigos da Terra que foi o responsável e o grande propagador do plantio direto na palha, isto mudou radicalmente o velho sistema de lavrar, gradear, incorporar veneno para o plantio direto que reduziu custos e fez bem a natureza, hoje, meio ambiente, que bom, hoje temos mais o uso da biotecnologia com as sementes transgênicas, que até disseram que era semente do mal, hoje quem dizia consome esta soja transgenica e a ele nada aconteceu. Tupanciretã vai manter em 2011 a sua marca gaúcha de maior produtor de soja do RS com uma área de 140.000 mil hectares que chegara próxima a marca de 42 sacas de média/hec, isto é bom ajuda a compor o orçamento Municipal da Administração em R$ 40.000.000,00 milhões de reais em 2010 ou seja um pouco menos da obra da RODOVIA RST 392 Tupanciretã a Santa Tecla que está orçada um pouco mais de 46 milhões. As pessoas da nossa comunidade cobram, os jovens se perguntam o porque não trazem industria, porque não dão incentivo, temos que agregar valor a soja, eu Luis Afonso acredito que temos que ter uma pessoa do perfil com no minimo 30% do Dr. Severo Correa de Barros para lutar, defender, cobrar e ter atitude para se agregar valor a nossa SOJA, chamado por muitos como OURO VERDE, então vamos lá, ação lideranças. Abaixo vou postar alguns dados, gráfico e imagens do potencial da soja, no mais estou empenhado em ver e agir para algo mudar no próximos anos.


Charqueada Pedro Osório (o patrono de Tupaceratan) e depois de Cel. Marcial G. Terra











Acervo: Juliana Gomes

Monumento em homenagem ao lavrador em frente a sede da Agropan