30/08/2011

Nucleo de Criadores de Cavalos Quarto de Milha de Tupancireta promove baile em setembro

Cruz Alta 190 anos a cidade mãe de Tupancireta

Tupanciretã ate o ano de 1928 foi o 3 distrito de Cruz Alta que tinha uma ligação por linha férrea e um estrada de chão margeando a via férrea que passava por benjaminoth, espinilhinho, são solano, batu, aqui a vaz ferreira era linha divisória entre Júlio de Castilhos e Cruz Alta. A Lagartus histórico reproduz uma pequena edição do livro A CIDADE DE CRUZ ALTA escrito por Josino dos Santos Lima em 1931






































29/08/2011

Jarí lança a 1 Expojarí em grande estilo.

O CTG Pedro Porto de Jari foi palco do lançamento da I Mostra Agropecuária e I Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas de Jari, que ocorreu no dia 24 de agosto, às 17 horas, como um evento histórico do novel município.
   Lideranças, conviados e a comunidade Jariense prestigiou o lan,cmento deste evento aonde foi apresentado as potencialidades de Jarí e a importancia de realizar esta feira, também a programação dos 2 dias com atividades culturais e mostra da agricultura familiar.
   Paulo Silveira (produtor rural e membro da diretoria do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jarí e Quevedos, fez uma exposição dos objetivos da feira como um evento que irá alavancar o desenvolvimento dessa terra, dizendo, também, da sua satisfação em ser convidado pelo prefeito Pedrolívio Porto Prado para coordenar a I Mostra Agropecuária e I Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas de Jari, acreditando que esse evento irá alavancar o desenvolvimento e progresso de Jari. Agradecendo a todas os parceiros, apoiadores, e aos setores que estão colaborando para que essa seja uma grande feira. Também reforçou seus agradecimentos às soberanas da feira: Rainha Liliane Resch Righ, Princesas - Layana Rosa dos Santos e Santhiely Laksmi Silva Gomes Amaral.
  O prefeito de Jari, Pedrolívio Porto Prado, em seu pronunciamento discorreu sobre a emancipação política do município, e nessa projeção histórica, falou das suas dificuldades como primeiro gestor do município, para estruturar a base conjuntural do município. E, fazendo um apanhado da evolução do município, enfatizou que o vereador Zeno Almeida foi o mentor da idéia de se fazer um movimento para mostrar o potencial do município, valorizando o trabalho dos produtores. E acolhendo essa idéia, trabalhou na construção desse projeto que hoje surpreende a região, com o potencial sócio-econômico e cultural que expande o desenvolvimento do município. A Feira , que já conta com 34 estandes dos produtores rurais, com a mostra de artesanato, dos rebanhos ovino e bovino, além do potencial artístico e cultural do município. Também terá dois grandes shows: A Banda Yande e Joca Martins. E dizendo que o gestor público é um gestor de idéias, de projetos e de esperanças.
  Fonte: Jornal A VOz do Jarí
A Lagartus Videos e fotos faz a cobertura deste hist[orico evento para comunidade do Jarí.