02/12/2015

PROGRAMA RECICLIM LANÇA PROJETO MINHOCANDO EM TUPANCIRETÃ

 
   Tupanciretã produz até 12 toneladas de resíduos domiciliares, comerciais e de serviço diariamente, que é coletado de casa em casa, transportado por 120 kilometros até um aterro controlado em Santa Maria.
    Dos resíduos gerados o maior percentual é orgânico e também com maior peso e em consequência consome a maior parte do volume pago pela municipalidade.
    A vida útil do aterro sanitário é curta e com isto á necessidade de implantação de uma ou mais ações de promova a redução constante da quantidade gerada.
     Tupanciretã esta iniciando o seu PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico, que entre a ação este será anexada esta o "Minhocando" 
    A SMMA - Meio Ambiente e a EMATER estão solidárias nesta ação ambiental visando a redução dos resíduos orgânicos com a implantação do PROJETO MINHOCANDO.
    O projeto esta dividido em 2 fases:
    Fase (1)  MINHOCÁRIOS MÓVEIS com implantação em escolas, organizações e até mesmo em residências individuais;

    Fase (2)   MINHOCÁRIOS COMUNITÁRIOS com a implantação de canteiros em um terreno cedido por um parceiros e não distante de grupos de residencias. (ilustração)









COBERTURA RBS TV

Click no link abaixo e acesse a reportagem realizada em Tupanciretã

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/estudantes-desenvolvem-projeto-para-reduzir-a-producao-de-lixo-em-cruz-alta-rs/4648044/

Implantação de projeto na EEEF Antonio Silveira




























01/12/2015

FAMÍLIA, POR QUE NOSSOS PAIS CONSTROEM E A GENTE DESCUIDA!

   Um pai e uma mãe se unem em prol da criação de uma família enfrentando tudo o que vier pela frente seja na questão financeira, no estudo, no trabalho, enfim não medem o medo por nada.
   Lutam tanto quanto muitos animais e aves que conhecemos, com raras exceções, para ver o bem supremo dos seus.
   Os anos passam a vida passa, os filhos e filhas vão para o mundo e criam a sua família e os pais ficam a espera da visita suprema dos seus filhos, dos seus amores, das suas recordações e até mesmo da visita dos seus queridos e amados netos e netas.
    Mas uma coisa tem o poder de mudar tudo e todos e isto se chama "AMOR DE FAMÍLIA" que as vezes deixamos de lado mas é sempre hora de voltar a ser família. 
Luis Afonso Costa

Este vídeo mostra muito:

    

29/11/2015

ENART - 30 anos trabalhando a cultura gaucha no RS

   Santa Cruz do Sul foi a sede do 30 ano do ENART, num magnifico evento realizado no Parque da October Fest, reunindo familias, tradicionalistas, patronagens e principalmente a juventude gaucha dos CTGs de todo o Rio Grande do Sul, lá todos viram canto, dança, poesia, trova, chula entre outras modalidades. A Lagartus esteve por lá e compartilha algumas imagens para historia.










































































































































































Jordão Portinho representando Tupanciretã e defendendo, na trova, a Entidade Nativista Taquarembó












































































Tem mais.......