31/01/2016

BORRA DE CAFÉ 3 VEZES UTIL



Todos nós temos o hábito de jogar no lixo as borras de café sem nunca nos ter passado pela cabeça se elas seriam úteis para alguma coisa. Pois a partir de agora você vai deixar de o fazer, pois as borras de café têm algumas utilidades fantásticas, e vão-te ser muito úteis em diversos casos.

Ficam aqui algumas dicas para usares as borras de café!

1 – Desentope o lava louça:
É mesmo. À primeira vista o que parece ser um absurdo não o é? Mas as borras desentopem mesmo o lava loiça. Experimenta!

2- Dá um fim às formigas
É só fazer um caminho com a borra já seca e” bye-bye” formigas. Se não quiseres sujar o armário ou outro compartimento coloca num prato pequeno as borras que funciona igualmente. No jardim também consegues dar um fim nelas. Coloca o café coado inteiro em cima delas.

3- Elimina o maus cheiro do frigorífico
Basta colocares num pires as borras dentro do frigorífico. Podes também colocá-las dentro de um pacote de manteiga vazio e fazer uns furos na tampa.

4- Afasta os gatos do jardim.
Se o teu gato não gosta de usar a caixa de areia coloca um prato com as borras de café onde ele costuma ir e troca-o semanalmente.

5- Ótimo esfoliante de pele.
Basta seguir a receita:
1 xícara de borra de café quente
1/2 xícara de açúcar ou sal
1 colher de sopa de azeite
Espalha pela pele em especial pés e cotovelos. Deixa atuar alguns minutos e depois retira.

6- Elimina mau cheiro dos ralos.
Basta colocar meia xícara de borra de café no ralo e logo de seguida 5 xícara de água quente e adeus odor!

7- Adeus cheiro de alimentos nas mãos
Elimina cheiro a peixe, alho, cebola, coentro e muitos mais condimentos. É só esfregar a borra de café nas mãos e sai logo. De seguida é só lavar as mãos.

8- Fertilizante para as plantas
Coloca um pouco da borra de café nas plantas e jardim e elas ficarão mais belas e fortes. Por ser rica em nitrogénio ela é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos.

Fonte: http://www.soreceitasnotadez.com/

CROTALÁRIA E LIBÉLULAS UMA PARCERIA QUE COMBATE O MOSQUITO DA MORTE

   A natureza seque combatendo por si só os inimigos dos humanos, veja abaixo uma série de informações e ações que estão sendo realizado em alguns municípios brasileiros, por enquanto, com o plantio da CROTALÁRIA que atraem a libélulas e estas por sua vez atacam e matam os mosquitos e outros insetos da sua linha de alimento. 




Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.

Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, é um dos pratos preferidos pelas libélulas. O que pode diminuir bastante ou acabar definitivamente com a manifestação. 

São plantas pouco exigentes e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio. O seu crescimento é mais rápido e tem sido muito usada como adubo verde em rotação com diversas culturas e no enriquecimento do solo.


É uma leguminosa anual de verão, de crescimento muito rápido e vigoroso. É a espécie que produz a maior quantidade de biomassa no menor tempo e, consequentemente, fornece nitrogênio em maior quantidade, protege o solo contra os efeitos da erosão, tem um bom controle de ervas daninhas e é má hospedeira de nematóides do gênero Meloidogyne. Mais utilizada na implantação e reforma de canaviais. É recomendada para situações que necessitem de grande produção de biomassa em pouco tempo, de 3 a 4 meses.

* LIBÉLULAS CHEGAM VOAR NA VELOCIDADE DE 85 KMS P/ HORA

A dinâmica de capturar um objeto no ar é espantosamente complexa, tanto que normalmente apenas animais com sistemas nervosos complexos, como gaivotas ou seres humanos, conseguem fazer isso. Para interceptar algo se movendo a uma velocidade própria, você tem que ser capaz de prever onde esse “algo” estará no futuro. Quando os pesquisadores começaram a estudar libélulas em 1999, eles descobriram que, em vez de “rastrear” sua presa, elas a seguiam no ar até que se encontravam com a pobre coitada, interceptando-a. Em outras palavras, libélulas garantem uma caça voando para onde a presa também está voando. Isso indica que elas calculam três coisas durante uma caçada: a distância de suas presas, a direção que elas estão se movendo, e a velocidade com que estão voando. No espaço de milissegundos, a libélula calcula o ângulo de abordagem e, como um monstro de filme de terror, já está esperando quando a presa infeliz passa por ela.


LIBÉLULAS NUNCA PARAM DE COMER
Que bom que libélulas são tão bem adaptadas à caça, porque são comedoras vorazes. Comem diariamente até 15% do seu pêso. Stacey Combes, pesquisadora de Harvard (EUA) que usa câmeras de alta velocidade para estudar os mecanismos de voo desses insetos, afirmou que uma libélula que ela estava estudando, comeu trinta moscas em uma rápida sucessão e teria continuado a comer se tivesse encontrado mais. Libélulas também variam o que comem, o que combina com seu estilo predatório. Normalmente, elas comem pequenas moscas ou mosquitos, presas muito fáceis pra elas.

ATÉ MESMO AS LARVAS (BEBÊS) DAS LIBÉLULAS CAÇAM
   Libélulas ninfas são ainda mais sangue-frio do que suas contrapartes adultas quando se trata de assassinato. Como muitos insetos, libélulas começam a vida em um estágio larval. Larvas de libélula, ou ninfas, vivem debaixo d’água, movendo-se graças a um jato disparado de seu reto, como minúsculos torpedos. Algumas libélulas vivem assim por até cinco anos antes de passar um período relativamente curto de seis ou sete meses como adultas. Durante a sua vida pela água, elas caçam pequenos insetos e outras larvas que encontram no caminho. Mas, em muitas espécies, a dieta não para por aí – algumas ninfas comem até girinos e barrigudinhos, usando movimentos bruscos e suas mandíbulas poderosas.

FONTE:
http://listverse.com/2013/04/18/10-surprisingly-brutal-facts-about-dragonflies/


EXEMPLO NA CIDADE DE SORRISO-MT
Mudas prontas são distribuidas

No município de Sorriso, a engenheira agrônoma Cinthya Cominesi, disseminou uma ideia que tem mostrado bastante eficiente no combate ao mosquito Aedes Aegypti – a cultivação da planta Crotalária. Neste primeiro mês do ano a Secretaria Municipal de Saúde não registrou nenhum caso da doença naquele município.

A profissional explicou que o combate se dá devido à flor da planta atrair a libélula, um inseto, que se alimenta dos ovos e também do mosquito da dengue, inclusive já formado. Os ovos e as lavas existentes na região onde tem a planta são devorados pelo inseto, impedindo a proliferação do Aedes Aegypti.

Ela conta ainda que a libélula tem o mesmo hábito do mosquito da dengue, de botar ovos em locais ou recipientes com água parada. Quando os ovos dela eclodem, as larvas passam a se alimentar das larvas do mosquito da dengue, impedindo o ciclo normal de reprodução do Aedes.

A ideia de cultivar a planta, conta a agrônoma, teve início em um congresso de produtores rurais. Diante dessa informação, o Clube Amigos da Terra passou a fornecer ao município a semente da flor, que atualmente são distribuídas de forma gratuita aos moradores da cidade, pelos agentes de saúde.

O secretario de saúde de Sorriso informou que a medida de plantar a Crotalária, junto com as ações preventivas reduziu à zero, o número de registros de dengue na cidade, neste mês de janeiro. No mesmo período do ano passado a pasta registrou 400 casos e uma morte.

30/01/2016

CASAS SUSTENTÁVEIS

CASA DE BAMBU
 O bambu é uma planta maravilhosa: gramínea perene, sempre verde, crescimento espontâneo, rápido, não precisa ser plantada, regada e adubada de auto-propagação infinita regeneração.

É precisamente por estas razões que o bambu é considerada resistente à compressão, tais como concreto, sólida quanto o aço e capazes de se regenerar em poucos anos. O bambu é também flexível e de um material confortável em termos de estética. Então, por que no mundo não existem muitos edifícios feitos com este material?

Por sua forma redonda se apresenta um desafio único para aqueles que o escolhem como material de construção. O bambu serve em tanto, para a construção de casas sustentáveis especiais, diferente dos alojamentos familiares clássicos ou dos pré-fabricados de madeira, que usam os materiais de construção de forma mais regular.













 CASA DE PALETT
  Os paletts, são plataformas consistentes de placas de madeira amplamente utilizadas na indústria de transporte para o material de vários tipos em movimento, podem ter mil usos. Normalmente, após o uso, eles são queimados devolvê-los para o proprietário poderia custar mais para comprar novos. Então se tona um grande desperdício.

Se baseando nisso, o designer de I-Beam Design criaram o projeto desta casa de pallets também porque eles foram inspirados por um fato simples, mas incrível: 84% dos desabrigados do mundo poderiam ser acomodados com um fornecimento anual de pallets reciclados dos americanos. Com a produção de um ano e meio de paletts dos EUA, 33 milhões de desabrigados poderiam viver neste tipo de habitação.

Seria uma enorme quantidade de alojamento para uma enorme quantidade de pessoas que precisam. O que faz a sua concepção engenhosa é que, em teoria, qualquer um poderia construir um, muito economicamente e em menos de um dia. Mas os usos podem ser múltiplos!




CASA TRAILER
Uma casa, o sonho de todos, mas muitas vezes o exorbitante preço das propriedades torna muito difícil de realizá-lo em um curto espaço de tempo e, muitas vezes nos contentamos com o que temos baseando no quanto podemos pagar.

Nos últimos anos, está cada vez mais na moda a Tiny House, que nada mais é que, a transformação de trailes velhos, abandonados e muitas vezes em ruínas, em perfeitas casas com toda a comodidade necessária.

Além de ser uma excelente opção para ajudar a recuperação ambiental, pois tira do “lixo” um grande meio de transporte, é também uma oportunidade de ter uma casa a baixo custo e sem muita burocracia.

Com a Tiny House você pode viver em qualquer terreno de sua propriedade, mesmo aqueles que você usa apenas para cultivo, e muito provavelmente não há a necessidade de obter certificados ou autorizações de construção, verifique as leis e normas da sua cidade e estado, porque se trata sempre uma casa móvel.