28/02/2016

TUPANCIRETÃ, CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO.

Tupanciretã tem um potencial de poetas, artistas, musicistas, instrumentistas e um exemplo a a AMEART que busca alunos e filhos de famílias humildes para qualificar e fazer parte de uma banda ou orquestra.

    Olimpíadas Rurais de Tupanciretã, maior evento rural que visa integrar anualmente as comunidades rurais Tupanciretã em um evento aonde tem atividades com competição esportiva, jogos tradicionais do meio rural e encontro de famílias. O evento surgiu no ano de 1994 na comunidade do Lageado do Celso antes com o nome "Dia do Lindeiro".

A AFUCO embora seja uma área privada representa um dos locais de contemplação natural aonde o microclima é perfeito para o descanso, arejar o dia a dia cansativo. Localizado na saída da cidade a aproximado 400 mts

   O Bairro com maior população em Tupanciretã é o Marcial Terra - Agropan com 12% e formado na sua hegemonia por trabalhadores urbanos e rurais. Leva o nome "Marcial Terra" em homenagem ao doador que também manteve por anos a sua "Charqueada" aonde, hoje, está localizado a Cooperativa Agropan.

  A oração, a palavra e a cresça em Jesus nos conforta e dá força para viver. Esta imagem mostra o momento da inauguração do "Monumento à Bíblia" envolvendo os evangélicos de Tupanciretã na Praça Cel. Lima no centro da cidade.


   As obras publicas são de relevância em uma cidade que visa pleitear ações em busca do seu desenvolvimento social e econômico visto e notado por empreendedores que desejam investir. A imagem destacada acima mostra a cobertura asfáltica executada na Rua Major Antonio da Silveira em uma ação de investimento da atual administração que se estendeu a mais de 95% da ruas asfaltadas da sede municipal.


   Tupanciretã vem se destacando no ramo da agroindústria dos cogumelos comestíveis, derivados do leite, derivados da carne suína e também com as aves como a Granja São Lucas que produz um concorrido "Frango Colonial". Está localizada no interior do município na localidade de Lagoa Vermelha em uma propriedade com zelo, licenciamento ambiental e controle sanitário fiscalizado pelo município através da SMDRIC - Secretaria de Desenvolvimento Rural, Comercial e Industrial.

   Em nosso meio temos empreendedores em várias modalidades que estão levando e destacando o nome de Tupanciretã, aqui um exemplo representado pelo modelista e criador da marca de facas "Galgo" vendida em todo o RS e com clientes no exterior.

A comunidade cada vez mais desperta pelas ações individuais em prol da melhoria do local aonde vivem. Esta imagem representa a união e o esforço de moradores da Av. Vaz Ferreira próximo ao Mercado Dinnos Centro.

  As chaminés ao longo do anos 60, 70, 80 funcionaram e marcaram com a sua imponência. A imagem acima representa o bocal da saudosa Cooperativa Serrana que era e ainda é vista da Rodovia Br 158 e até mesmo da distante Julio de Castilhos.


Moramos e desejamos que a cidade cresça e seja a melhor para se viver , mas as vezes não tem o tão almejado sucesso por várias situação. A imagens mostra a Av. Rio Branco com uma mescla residencial e comercial.


  Estamos vivendo um momento preocupante, de observação, conhecimento mas principalmente de atitude a respeito de se manter a nossa moradia (terreno e casa) limpo e em ordem para evitar a presença e a procriação do mosquito Aedes Aegypti transmissor rápido de muitas doenças. A imagem acima mostra um dos militares do 29 BIB de Santa Maria visitando e conversando com uma criança no Bairro Elizabeth.


O Quero-Quero é a ave simbolo do RS, assim como a Curicaca é a ave simbolo de Tupanciretã. O Quero-Quero, hoje, passou a habitar o meio urbano, vivendo em telhados e pátio. Esta imagens representa um grupo de vive na AFUCO saída para Santiago.

   A Liga de Combate ao Câncer é uma entidade sem fins lucrativos que anos vem apoiando as pessoas de ambos os sexos na prevenção e apoio ao tratamento de muitos doentes sem condições financeiras. Os recursos são oriundos de promoções, apoio publico, apoio de outras entidades, empresas e pessoas. A imagens anexado mostra um desfile em 2015 alertando e pedindo apoio entre os munícipes.

Aqui é a Avenida principal de Tupanciretã, no ano de 1915 era conhecida como rua do comércio que pertencia no lado esquerdo ao Município de Julio de Castilhos e no lado direito a Cruz Alta. Ela tem o nome de Vaz Ferreira em homenagem a um dos maiores empreendedores de nossa cidade Franklin Vaz Ferreira, médico, municipalista que morreu pobre mas viu a energia elétrica gerada, com uma grande parte dos seus recursos próprios,  no Rio Ijuizinho distante a 32 km da sede em direção a cidade de Jóia.

A "Terra da Mãe de Deus" teve e tem bons lideres ao longo da sua história, aqui um monumento ao Cel. Marcial Gonçalves Terra, cidadão, homem da lida campeira, gaúcho, empreendedor e até deputado. Conquistou o que teve com muito trabalho quando da perda seu pai e teve de lutar desde muito jovem para ajudar sua mãe e irmãos. Cavalgou anos a fio comprando e vendendo gado "bovinos de corte" no inicio para outros charqueadores, depois para sua própria charqueada. Vale a pena ler a sua biografia. 


A educação associada a ações de integração fixam um entendimento comum as pessoas, crianças e estudantes como estes da EMEF Frei Galvão desenvolvendo um dos projetos na área ambiental.

A Comunidade Católica de Tupanciretã esta ligada deste o 1º loteamento no anos de 1894 quando o então fundador de nossa cidade "Mj. Antonio José da Silveira" destinou uma lote na , hoje, Praça Leandro Kruel. Imagem da Matriz Mãe de Deus na Avenida Vaz Ferreira


A adoção de canteiros e áreas publicas está se ampliando em nosso município aonde a comunidade do local se une busca parceiros e apoiadores como já aconteceu no acesso ao Bairro Moraes, Praça Medianeira, Praça Medeiros. Aqui o exemplo do canteiro do Largo Visconde de Mauá adotado pelo Posto de Combustíveis 2001.

Em Tupanciretã, seja nas escolas, nas emeis e também nas escolinhas infantis criaram e mantem o ambiente de integração entre pais e crianças através dos eventos comemorativos. Aqui um exemplo da Escolinha Mundo da Criança durante um desfile tradicionalista.

O tradicionalismo é e vai ser por muitos anos mantido como mantenedor da união familiar, nesta imagem o simbolismo da cuia de chimarrão cevada sendo entregue na troca de patronagem no CTG Tapera Velha em 2015.

A Cooperativa Agrícola Tupanciretã Ltda - AGROPAN que surgiu nos anos 70 do século passado logo após o grande reinado do "Charque". Década que várias famílias da região da 4ª colonia vieram para nosso município, arrendaram e compraram terras e com muito suor hoje Tupanciretã seque líder gaúcho da produção de soja.

O interior de Tupanciretã, alem das grandes propriedades agrícolas tem rincões, comunidades e locais para visitação e convívio com o meio rural nas suas mais diversas atividades, a imagem, em destaque,  foi capturada em um final de tarde na Comunidade Coxilha Bonita

A chaminé da Cooperativa Rural Serrana ficou e ainda fica na memória de muitos Tupanciretanenses como a marca de sucesso de homens progressistas com destaque nas áreas de emprego, geração de impostos e crescimento econômico.

O melhor lugar para se viver é o bairro aonde moramos, aqui uma imagem do Bairro Ana Terra,   localizado ao lado do Complexo Tupanciretã, antiga Fepagro, abriga trabalhadores de várias profissões no município.

Tupanciretã sempre teve e tem belas mulheres que representam a cultura, o esporte, o tradicionalismo, a educação, o trabalho e também a beleza em 2015 pela jovem  "Bibiana Plautz da Silva" que representou nosso município e toda a região da grande Cruz Alta através da RBS TV. 

O filme "Espelho Hexagonal" com a participação do ator Rafael Sieg teve parte rodado em Tupanciretã levando as imagens de nosso município através da " casa dona Ambrozina de Abreu, campos da Caneleira e do Frigorifico Serrana". Curta metragem com premiação na Romênia, selecionado na Índia, entre outros teve como um dos roteiristas Thiago Brasil que é um Tupanciretanense nato.

    A santa padroeira de Tupanciretã é Nossa Senhora da Conceição, a imagem está anexada ao chafariz da Praça Cel. Lima no centro da cidade.

A Lagartus no intuito de valorizar, preservar, incentivar passa a divulgar através de imagens o que Tupanciretã tem de melhor projetando o nosso bem viver em sociedade e a divulgação externa mostrando também o nosso potencial em todos os setores.

A imagens em destaque recebem este carimbo:

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO PRÓ TUPANCIRETÃ

A Lagartus no intuito de valorizar, preservar, incentivar passa a divulgar através de imagens o que Tupanciretã tem de melhor projetando o nosso bem viver em sociedade e a divulgação externa mostrando também o nosso potencial em todos os setores.
A imagens em destaque receber este carimbo:


27/02/2016

PROJETO CATADOR INAUGURA EM MARÇO A UNIDADE RECICLIM EM TUPANCIRETÃ



 A Associação dos Recicladores de Tupanciretã receberá em 08 de março um PRÉDIO recém construído com infraestrutura maquinas e equipamentos patrocinados pela PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL com a apoio do Município de Tupanciretã em um projeto idealizado e trabalhado pela UNICRUZ e articulado e apoiado em Tupanciretã pelas Secretarias  SMMA Meio Ambiente e SMDSH - Desenvolvimento Social através do CRAS.
    A Obra, infraestrutura, maquinas e equipamento estão avaliados avaliados acima de 200.000,00 R$ que será de uso exclusivo dos associados da ARTMD que deverá zelar, cuidar e manter de forma organizada este bem.
   Os associados desenvolverão suas atividades de forma participativa e integrada com apoio dos setores técnicos da UNICRUZ e Prefeitura de Tupanciretã no que tange a coleta, preparação, comercialização e distribuição dos recursos gerados através da venda do produto final das coletas realizadas.
    O material chegara até a sede da ARTMD ( localizada na Rua Dr. Volmar Mendonça, 114, próximo ao Parque da Máquinas da SMOV - Secretaria de Obras) de diversas formas como por exemplo:
   a) Catador coleta na cidade com o seu carrinho leva atá a sede, pesa e inclui no volume total;
   b) O Caminhão Báu do PROJETO CATADOR virá uma vez por semana a Tupanciretã apoiar os catadores associadas na coleta comercial e residencial programa pela SMMA Meio Ambiente;
   c) Os munícipes poderão separar em casa e uma vez, ou mais, na semana levar até a sede da Associação;
   d) Os produtores e produtoras rurais poderão promover em suas propriedades a separação dos resíduos secos, deslocar e entregar na sede da ARTMD que fica na entrada da cidade proximo a Secretaria de Obras;
  e) Os promotores de eventos poderão convidar, acertar e programar com os membros da ARTMD a coleta dos resíduos secos gerados durante a realização do evento.


  Esta conquista para o município de Tupanciretã em especial os catadores "organizados" desta obra marca mais uma etapa do PROGRAMA RECICLIM - da Gestão Administrativa de Tupanciretã, prevista no Plano de Governo e coordenada pela SMMA através do Secretário Luis Afonso.

Parceria com resultado positivo, concreto e que vai melhorar a vida dos catadores em nossa cidade

21/02/2016

NOVA ESPERANÇA DO SUL E SUAs GRUTAS E CACHOEIRAS

Amanhã postagem especial deste local que fica à 242 km de Tupanciretã

Gruta Nossa Senhora de Fátima
A região central do RS tem vários locais e em pequenas cidades para visitar, caminhar, acampar e se divertir por exemplo em um só domingo, a água que corre neste afluente do Rio Jaguarizinho é show e quando cai em um cachoeiras fica melhor ainda. Vejam:
 Uma passada breve por Jaguari






 Visita ao OBELISCO de Jaguari








 Cidade de Jaguari


























Agora sim já na Gruta










 Este local conduz para o lado oposto uma ventilação natural permanente que vale a pena ficar horas sentado sem a menor preocupação com o calor



































 O local tem um pequeno controle mas muitas visitas estão acontecendo e falta local de coletas destes resíduos, falta conscientização, e durante os trajeto encontramos jogados aonde não deve








 Outra cascata