27/02/2016

PROJETO CATADOR INAUGURA EM MARÇO A UNIDADE RECICLIM EM TUPANCIRETÃ



 A Associação dos Recicladores de Tupanciretã receberá em 08 de março um PRÉDIO recém construído com infraestrutura maquinas e equipamentos patrocinados pela PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL com a apoio do Município de Tupanciretã em um projeto idealizado e trabalhado pela UNICRUZ e articulado e apoiado em Tupanciretã pelas Secretarias  SMMA Meio Ambiente e SMDSH - Desenvolvimento Social através do CRAS.
    A Obra, infraestrutura, maquinas e equipamento estão avaliados avaliados acima de 200.000,00 R$ que será de uso exclusivo dos associados da ARTMD que deverá zelar, cuidar e manter de forma organizada este bem.
   Os associados desenvolverão suas atividades de forma participativa e integrada com apoio dos setores técnicos da UNICRUZ e Prefeitura de Tupanciretã no que tange a coleta, preparação, comercialização e distribuição dos recursos gerados através da venda do produto final das coletas realizadas.
    O material chegara até a sede da ARTMD ( localizada na Rua Dr. Volmar Mendonça, 114, próximo ao Parque da Máquinas da SMOV - Secretaria de Obras) de diversas formas como por exemplo:
   a) Catador coleta na cidade com o seu carrinho leva atá a sede, pesa e inclui no volume total;
   b) O Caminhão Báu do PROJETO CATADOR virá uma vez por semana a Tupanciretã apoiar os catadores associadas na coleta comercial e residencial programa pela SMMA Meio Ambiente;
   c) Os munícipes poderão separar em casa e uma vez, ou mais, na semana levar até a sede da Associação;
   d) Os produtores e produtoras rurais poderão promover em suas propriedades a separação dos resíduos secos, deslocar e entregar na sede da ARTMD que fica na entrada da cidade proximo a Secretaria de Obras;
  e) Os promotores de eventos poderão convidar, acertar e programar com os membros da ARTMD a coleta dos resíduos secos gerados durante a realização do evento.


  Esta conquista para o município de Tupanciretã em especial os catadores "organizados" desta obra marca mais uma etapa do PROGRAMA RECICLIM - da Gestão Administrativa de Tupanciretã, prevista no Plano de Governo e coordenada pela SMMA através do Secretário Luis Afonso.

Parceria com resultado positivo, concreto e que vai melhorar a vida dos catadores em nossa cidade

21/02/2016

NOVA ESPERANÇA DO SUL E SUAs GRUTAS E CACHOEIRAS

Amanhã postagem especial deste local que fica à 242 km de Tupanciretã

Gruta Nossa Senhora de Fátima
A região central do RS tem vários locais e em pequenas cidades para visitar, caminhar, acampar e se divertir por exemplo em um só domingo, a água que corre neste afluente do Rio Jaguarizinho é show e quando cai em um cachoeiras fica melhor ainda. Vejam:
 Uma passada breve por Jaguari






 Visita ao OBELISCO de Jaguari








 Cidade de Jaguari


























Agora sim já na Gruta










 Este local conduz para o lado oposto uma ventilação natural permanente que vale a pena ficar horas sentado sem a menor preocupação com o calor



































 O local tem um pequeno controle mas muitas visitas estão acontecendo e falta local de coletas destes resíduos, falta conscientização, e durante os trajeto encontramos jogados aonde não deve








 Outra cascata