16/09/2018

RESGATE DE FRAÇÕES HISTÓRICAS DO HOSPITAL DE CARIDADE BRASILINA TERRA DE TUPANCIRETÃ


O HCBT - Hospital de Caridade Brasilina Terra foi fundado em 11/07/1929 em mais um dos momento marcantes envolvendo as lideranças progressistas da recém emancipada "Tupaceretan" tendo como local o salão superior da Clube Comercial criaram o Hospital de Caridade de Tupaceretan em uma assembleia organizada pela Casa Rural Serrana,
Foto: impressionante o alinhamento, os campos, as primeiras casas do Bairro Juliana, a casa da esquina da Família Lacort, o terreno do Centro Social 

1ª diretoria:
Diretor - Dr. Hélio Franco Fernandes
Sub Diretor - Cel. Marcial Gonçalves Terra
Segundo Sub Diretor - Laudelino Flores Barcellos
Na comissão técnica e consultoras tinhas o munícipes Dr. Clarindo Veríssimo, Dr. Ibanez Verney e Dr. Pedro Pinto
1º Tesoureiro - Piragibe C. Pinto
2º Tesoureiro - Podalirio Pontes
3º Tesoureiro - Nicanor R. Teixeira
1º Secretário - Edmar Kruel
2º Secretário - Ernesto Abreu
3º Secretário - Ornélio Bopp
Como conselheiros fiscais os cidadãos - Cel. Estacio Nascimento e Silva, Cel. José Lindo Vianna. Cel. Pedro Martins, Cel. Carlos Gomes de Abreu, Thimoteo Flores, Paulino Andrade e Aristides de Aguiar Kruel.

AQUISIÇÃO DO TERRENO: O terreno foi adquirido do senhor Francisco de Moraes Gomes pelo valor de 20 e cinco contos de reis em uma área de 21 hectares que se estendia da linha divisória estre o Centro Social, Bairro da Paineiras, divisa com o CT Complexo Tupanciretã, antes Estação Experimental e adentrando a campo e uma parte de várzea na divisa com uma das cabeceiras do rio ijuizinho. (imagem do lado identifica a possível demarcação na época)

CURIOSIDADE: antes da instalação existia uma "cancha de carreiras" na área alinhada a Av. Serafim Bravo


CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO PRINCIPAL: O empreendimento tinha uma alta soma mas precisavam avançar no projeto e no dia 12/10/1936 foi lançada a pedra fundamental com a benção do Padre José Buzzato e num gesto de empreendedor o Cel. Marcial Terra anuncia que vai pagar toda a obra em virtude do seu amor por Tupanciretã que está comprovado pela Ata numero 6 do HCBT.
CURIOSIDADE: Cel. Marcial Terra pediu que retirassem o seu nome da Diretoria para evitar algum desconforto em virtude da sua  doação para obra e indicou o nome do Cel. Estácio Nascimento e Silva que tem grandes serviços prestados a cidade.
(imagens da obra logo abaixo deste post)



HOMENAGEM A PATRONA: Justa homenagem foi feita em 20/04/1937 quando em uma sessão foi aprovada a homenagem a senhora BRAZILINA ABREU TERRA pela sua bondade e desprendimento em favor dos mais necessitados foi alterado o nome do hospital para "HOSPITAL DE CARIDADE BRASILINA TERRA" e ratificada por unanimidade no dia 20/03/1938 quando da Assembleia Geral Extraordinária da entidade.




INAUGURAÇÃO: O ato aconteceu em 20/03/1938 em um evento que contou com a presença do Interventor Federal do Estado - Cel. Oswaldo Cordeio de Farias, Secretário de Obras do Estado Dr Walter Jobim 


(SIGO GARIMPANDO MAIS DADOS E PUBLICO NA SEQUENCIA DESTE)
  • INAUGURAÇÃO
  • FREIRAS
  • CAPELA
  • DR. HELIO
  • 1º NASCIMENTO
  • JARDIM
  • ARVORES
  • HORTA
  • AVIÁRIO
  • CHACARA
  • MÉDICOS

.....


Imagem da construção vista do fundo com uma rampa para deslocar o material da obra

Finalizando a colocação da estrutura em madeira para receber o telhador com uma preciosidade de alinhamento e estruturalmente muito bem travado e seguro


Aqui já finalizado e visualizando a morada superior das freiras


Fontes de pesquisa: Manoelito de Ornellas, Helio E N Fontoura, Moema de Andrade Gomes, Rossano Viero Cavalari, Victor Aquino, Firmino Costa, Acervo Helio F Fernandes.

15/09/2018

EVENTO SEMANA FARROUPILHA TUPANCIRETÃ 2018 - NOITE CULTURAL TAPERA VELHA

Em evento tradicionalista foi realizado na noite de 14/09 uma noite cultura com dança e apresentação artísticas dos CTgs, entidades como a APAE e escolas do município, vejam alguns momentos: