27/02/2019

MINI EXPEDIÇÃO KIDS E PRÁTICAS DE ESCOTISMO MARCAM EVENTO EM TUPANCIRETÃ

Numa ação proposta pelo Rotary Club Tupanciretã e apoiada pelo Rotary Club de Tupanciretã Mãe de Deus, somados ao Rotaract e Interact  de Tupanciretã e avalizada pela Associação Atlética Serrana e pelo produtor rural e mantenedor ambiental Valdomiro Ruppental foi realizado o evento voltado ao pequenos e futuros rotarianos com caminhada em trilhas na reserva ambiental "Olho da Cobra" aonde as crianças realizaram estudos de som, estudo de cheiro, estudo da importância da árvores e também da formação da formação de um pequeno riacho através das vertentes.
A equipe Rota Kids coordenada por Sandra Pich e trabalha a instrução ambiental por Julieta Dal Castel Lopes e Luiz Afonso Costa e na parte do escotismo as modalidades com uso de cordas a "falsa baiana", "travessia" e "teia" visando coordenação, equilíbrio e perda de medo que foi coordenado pelo instrutor e bombeiro voluntário Leonir Oliveira - Billi e apoiado por Belquer U. Lopes e equipe Rotaract. O evento cumpriu o planejado e foi finalizado com a confecção de 3 troféus com resíduos em madeira, amostra de solo, pena de aves, e fruto de araçá.

















VOLUNTÁRIO SALVA A VIDA DE UM CÃO EM TUPANCIRETÃ

Na manhã deste 27/02 o jovem e sempre bombeiro Fabrício Poerschke colaborador da emprega Redemaq se deslocava pela RST 392 "conhecida faixinha" que dá acesso ao município de Tupanciretã se defrontou com uma situação ao lado de uma das pontes, aonde avistou um cão em apuros (imagem a esquerda) com um pote envolto na cabeça que certamente estava sem visão e com muito pouco espaço para respiração mas a sua nobre atitude já demostrada em várias oportunidades como bombeiro na cidade de Santiago. 
Para solucionar teve o  apoio de um outro motorista que parou para atender o pedido e de imediato imobilizaram  o animal e retiraram o pote e liberando o  cão que seguiu o destino . 
A importância do ato tem no minimo duas situações:
1º salvou o animal que segue a sua vida livre
2º Evitou que o animal provocasse um acidente a ainda mais próximo a uma ponte
Ações como estas valem um dia de gratidão 
Parabéns Fabrício
Nosso sempre bombeiro



25/02/2019

TUPANCIRETANENSE É DESTAQUE NACIONAL NA BOCHA

O bocha é um esporte de integração e conquista cada dia mais apaixonados por esta modalidade que é praticada em uma cancha de grama, de areia, de calcáreo, de saibro,  uma cancha sintética e a futura cancha de Zerbin.

Em Tupanciretã a bocha teve um esplendoroso auge por muitas décadas do século passado não tanto quanto hoje, aonde, daqui muitos seguem se   destacando e faço uma referencia especial ao jovem atleta Rafael Seibel filho de família tradicional da Terra da Mãe de Deus.

Rafael Felipe Seibel começou a praticar esta modalidade esportiva quanto tinha 9 anos de idade na sempre lembrada Sociedade Recreativa Concórdia e depois passou pela AAA - Associação Atlética Agropan, AAS - Associação Atlética Serrana e após com o conhecimento e aprofundamento das estratégias e prática foi se tornando conhecido e  convidado para Seleção Gaúcha de Bochófilos que o consagrou Campeão Nacional, depois em Santa Catarina chegou a Seleção Brasileira e hoje no Paraná morando na cidade de Guarapuava tem conquistado vários títulos estaduais e internacionais.
Seibel conquistou o 3º lugar do GP Brasil individual  no 2º GP Brasil que foi seu maior titulo até o momento representando a equipe Gauraniaçu/PR  e Nueva Esperança/Paraguay. Dentre os 96 atletas do Brasil, Argentina e Paraguay que disputaram a premiação de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais)  na cidade de São Lourenço do Oeste/SC. Seibel teve este magnífico bronze na bocha brasileira e orgulha Tupanciretã e a sua população.

Imagens da rede social do atleta





Fonte:
https://www.facebook.com/rfseidel

EMPRESA DE CHOCOLATES FINOS DE TUPANCIRETÃ É A 3ª MELHOR LOJA DO BRASIL

As vezes os novos e desafiantes projetos de lojas em redes ou não assustam um possível empreendedor mas quando uma pesquisa de mercado, uma determinação com posição e principalmente quando o futuro empreendedor tem suporte logístico, de conhecimento e estratégia toma peito e segue em frente e a frente tem futuro garantido.
Quando a "Cacau Show" abriu as portas em  na "Terra Mãe de Deus" e ainda mais ao lado da Igreja Matriz que vai comemorar 100 anos  já seria abençoado sempre, mas o que esta acima é uma coisa que vale muito é o impacto do 1º atendimento e sempre lembro o "Miguel"  com a sua contagiante alegria que somada a determinada administradora "Adriele" e os demais da equipe que num pequeno espaço fazem algo que cativa os Tupanciretanenses. Lembro que sempre monta uma estratégia como por exemplo: ... Luis Afonso olha só prova o chocolate com menta...agora temos uma linha de picolé... e por ai vai. Sempre disse ao Miguel que a empresa é um "Show" de estratégia pois o chocolate é bom, mas é bom mesmo, e o fundador Alexandre Costa é um sucesso de empreendedor.

Ver a conquista de 3ª Melhor Loja do Brasil no dia 23/02/2019 é um orgulho e tanto, mostrando que vale a pena "Suar e vestir a camiseta" do que gosta e saber fazer mesmo que em muitas vezes os dinâmicos e exemplares jovens empreendedores ouviram ... "jovens demais, inexperientes demais, de que uma franquia Cacau Show não daria certo em Tupanciretã"... e ai está claro e transparente que os desafios existem mas as oportunidades também e jamais devem ser desperdiçadas.




17/02/2019

UM CÃO CHAMADO "GARIBALDI" DE UMA TUPANCIRETANENSE VIRA SUCESSO EM EVENTO DE TURISMO AMBIENTAL

O cão "Garibaldi" da raça Golden retriever com 3 anos e 11 meses,  propriedade da futura juíza Tupanciretanense e tradicionalista Anita Brum que cria, zela, cuida e convive desde os seus  2 meses de vida.
Este exemplar cão participou do programa de turismo ambiental na cidade de Ivorá tal qual um jovem, vejam as várias etapas em que ele só faltou falar pois ouvia e interpretava os pedidos a todo momento.
A sua alegria estava estampada no caminhão, nas trilhas, na água, no descanso e principalmente na hora da fotografia.




    Preparado para o passeio
                                             Em direção a Gruta de N S Lordes
                            Satisfação
                                               Contemplação
                                          Na carroceria e as vezes no banco próprio
    A hora boa da água e Santa
 


                               Rumo a cantina saborear um suco...
                                Na trilha
                                          Na água
    Água e satisfação
    Virou estrela
                                       Quase cansado

O IVORÁ QUE AINDA VAMOS CONHECER!

Muitas cidades no entorno da região central do RS estão mostrando o seu potencial natural, eco ambiental, expedicionário mas ainda tem muito a mostrar e hoje  um pouco de Ivorá aonde participei com um grupo de Tupanciretã organizado pela mestra Luciane Brum e outro grupo de Santa Maria organizado pela Luciane Brum do Banrisul de Santa Maria e em especial um Cão chamado "Garibaldi" (matéria especial neste blog)  e juntos se desafiaram a passar um dia juntos com pessoas de 7 a 80 anos num belo projeto idealizado pelo Ivorense e empreendedor Leandro Sarzi que com apoio de Damir Quatrim (primo 2º do Padre Cristiano Quatrim de Tupanciretã), do Felipe Callegari mestre de Taekwondo , Thiago Oliveira trabalhador autônomo e Mazinho trabalham com desenvoltura o programa "Caminhos de Ivorá" projeto que esta indo para o terceiro ano e começou com visitação através de veículos de passeio e o hoje 3 caminhões preparados para esta aventura sendo dois do EB 6x6 com motor MWM e potentes para as ingrimes estradas do interior de Ivorá. O trajeto do dia 16/2/19 contemplamos a Cruz do Milênio e a cidade vista do alto, 1ª casa restaurada de Ivorá, Gruta Nossa Senhora de Lourdes em Faxinal do Soturno, Cantina de vinho com mais de 90 anos, propriedade da Família Didonet (casa do saudoso padre Tupanciretanense Antonio Didonet) e também do atual Consul Brasileiro na Áustria Evandro de Sampaio Didonet, Cascata cara de índio, Cânion do Ivorazinho, Cascata Queda Livre, Rio Mello (água morna) na Linha Londero Moro entre outras atividades.

Abaixo algumas imagens sendo que no Facebook  - Luis Afonso uma super galeria deste evento você pode baixar com crédito de imagem para LUIS AFONSO COSTA

    Cruz do Milênio
    Cidade de Ivorá visto do alto
    Primeira casa de Ivorá (reformada)
    Pelas estradas de Ivorá a bordo de um posante 6x6
    Córrego Sitio Alto - Fx Soturno
    A caçador de pedras..
 
    A sombra da comunidade Nossa Senhora de Lourdes - Fx Soturno
    Uma placa de sucesso
    Entre lavouras de arroz e cadeia de montanhas 
    
Galeria especial no Facebook - LUIS AFONSO COSTA