28/06/2019

MUNICÍPIO DE TUPANCIRETÃ PREPARA A MAIOR OBRA PUBLICA DE TODOS OS TEMPOS EM UMA SÓ LICITAÇÃO

O município de Tupanciretã através da gestão administrativa, organizada, estável e progressista do prefeito Carlos Augusto Brum de Souza (Guga) e sua equipe com destaque a Secretaria de Planejamento, Secretaria de Administração e DEAU (Departamento de Engenharia) preparam o maior processo licitatório de todos os tempos na área de infraestrutura urbana  através da Caixa Econômica Federal na linha de financiamento Pró- transporte dentro do Programa Avançar Cidade para os Bairros e ruas aonde ainda não foram pavimentadas.

DADOS DESTA AÇÃO DE INFRAESTRUTURA PUBLICA:
  • Bairro Antonio Augusto de Oliveira Terra também conhecido como Bairro Popular;
  • Bairro Severo da Rosa
  • Calçamento de 21 ruas;
  • 1.200 moradores beneficiados
  • Total de 40.495,21 m²
  • Investimento total de R$ 4.258.000,00 (Quatro milhões duzentos e cinquenta e oito mil reais);
  • Contrapartida da municipalidade de R$ 407.000,00 (Quatrocentos e sete mil reais)
      Segundo o Engenheiro Paulo Rad, as ruas serão divididas por 7 blocos, ou seja, serão sete processos de licitação para viabilizar a participação de diferentes empresas e também agilizar o início e conclusão da empreitada.



RUAS CONTEMPLADAS:
Entroncamento Rua Hermínio A. Vieira e Elhenir Fonseca
Rua Ana Maria Pires de Almeida
Travessa dos Tabajaras
Rua Belmiro Terra
Rua C
Rua Dinarte Alípio Silveira
Rua Elhenir Vieira da Fonseca
Rua Estácio Antão Antunes do Nascimento e Silva
Rua Eufrázio Nunes de Farias
Rua Franklin Antão do Nascimento e Silva
Rua João Antônio Fogliatto
Rua João Guidalli
Rua Laudelino Flores de Barcellos
Rua Léo Padilha
Rua Major Antônio José da Silveira
Rua Paulino Aquino
Rua Teófilo Antônio Pimenta Pereira
Rua Theodoro Doleys
Rua 13 de Maio
Rua Ver. Antônio R. da Silveira 
Rua Ver. Ireneu G. Oliveira
Rua Wolmar Pereira Mendonça

Fonte: Imprensa PMT


Considerações da Lagartus:
* Os dois Bairros tem a possibilidade de crescimento habitacional 
* Projetam abertura de novos bairros para área rural 

Bairro Antonio Augusto de Oliveira Terra

Bairro Severo da Rosa

27/06/2019

MUNICIPIO DE TUPANCIRETÃ REALIZA O SONHO DOS MORADORES DO BAIRRO ANA TERRA APÓS 20 ANOS DE ESPERA

A municipalidade de Tupanciretã na gestão administrativa do Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza (Guga)  e equipe com destaque A Secretaria de Administração, Secretaria de Desenvolvimento Social e o DEAU - Departamento de Engenharia estão realizando o grande sonho dos moradores do BAIRRO ANA TERRA que aguardam a mais de 20 anos a posse da sua propriedade e isto foi possível com o REURB (Regularização Fundiária Urbana) aonde o proprietário após apresentar a documentação receberá o seu registro cartorial sem custo e isto viabiliza entre outras ações após a posse definitiva e possibilidade de melhorar a condição do imóvel através de financiamento.

Um evento especial e programado para o proprietário levar a documentação compratória  acontece na Casa de Cultura do dia 24/06 até o dia 12/07 conforme o cronograma abaixo:

RUAS VITÓRIO PINTO e FLORY D. KRUEL - 24 e 25/06
RUA CLODOMIRO ALVES MACHADO – 27/06 , até as 16:30h
RUA GOMERCINDO B. PORTINHO – dias 01, 02 e 03 de julho, das 08:30h às 12h e das 13:30 às 16:30h
RUA JOSE CARLOS DA SILVA – dias 04, 05 e 08 de julho, das 08:30h às 12h e das 13:30 às 16:30h
RUA PAULO DARIO DORGAN VIANNA – dias 09 e 10 de julho, das 08:30h às 12h e das 13:30 às 16:30h
CASOS ESPECIAIS – dias 11 e 12 de julho, das 08:30h às 12h e das 13:30 às 16:30h

Fonte: Imprensa Municipio/DEAU


Dados tabulados sobre a População de Ana de Nascimento Terra
Domicílios Particulares Permanentes.....299
População Residente  .............................855
População Homens................................. 428
População Mulheres ...............................427
Razão de Dependência Jovens ...............53.4%
Razão de Dependência Idosos ................7.3%
Razão de Dependência Total....................60.7%
Índice de Envelhecimento .......................13.7%
Razão de Masculino x Feminino .............100.2%
Razão Crianças-Mulheres ........................46.1%
Média de moradores por Domicílios ........3.3
Proporção de domicílios ocupados ...........87%
Proporção de domicílios não ocupados ....13%


Fonte: IBGE 2010







25/06/2019

CICLISTA TURISTA DE CACHOEIRA DO SUL FINALIZA UM ANO E 17 MIL KILOMETROS NUMA AVENTURA SURPREENDENTE

O Engenheiro Eletrecista  Leandro Steigleder natural de Cachoeira do Sul se desafiou em viajar pelo mundo numa primeira aventura sem dia e hora marcada para visitação mas com uma 1ª determinação de pelo menos visitar parte de América do Norte e também América do Sul a bordo de uma bicicleta. Quase no final da sua rota de 17 mil kilometros esteve em Tupanciretã no dias 23/24 de junho sendo recepcionado pelo ciclista e Rotariano Rodrigo Peil e sua família e também concedeu uma entrevista a Lagartus TV e após uma visita ao Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza (Guga) e digo o único prefeito que o recebeu em toda a sua viagem seguiu para Julio de Castilhos. 


































19/06/2019

GILDO DE FREITAS 100 ANOS

Neste 19/06/2019 comemoramos os 100 anos de Gildo de Freitas, gaúcho, trovador que em vida morou morou em Viamão, na Rua Gildo de Freitas. 
Leovegildo José de Freitas – O “Gildo De Freitas”, nasceu em 19/06/1919 ás margens de estrada de chão batido, que em 1919 era principal ligação entre Porto Alegre e o Litoral Norte, no Bairro Passo D’ Areia então zona rural de Porto Alegre. Entretanto muitos confundem o local de nascimento achando que foi em Alegrete quando na verdade ele possui o titulo de cidadão Alegretense mas não nasceu em Alegrete. Seu Pai Vergílio José de Freitas era Castelhano, e um sujeito mui difícil, o nome e sua mãe era Georgina Santos de Freitas.

Gildo começou trabalhar muito cedo, aos 8 anos já puxava uma carreta carregada com frutas pela vizinhança. Se nada vendia levava uma surra do velho Vergílio. Gildo tinha quatro irmãos (Juvenal,Alfredo,João José e Manoel José) e quatro irmãs (Maria Ledorina,Maria Geraldina,Maria José e Maria Esmeraldina) e de longe era o mais esperto. Esteve na escola(o nome da sua professora é Dona Paulina) apenas por seis meses a escola era onde é hoje o estádio do São José de Porto Alegre.

Desde os 12 anos, volta e meia fugia de casa. Certa vez descobriu uma cancha de carreiramento em Canoas e se ofereceu para cuidar dos Cavalos e depois para cantar e tocar gaita, instrumento que aprendeu a manusear em casa de maneira autodidata com a gaita do seu irmão Alfredo. Gildo comprou sua gaita 8 baixos apenas quando tinha vinte anos.

Por volta dos 16 anos já era praticamente imbatível nos versos, aprendeu com outros trovadores da época tais como Inácio Cardoso, Genésio Barreto, Zezinho Fagundes, Bena Brabo. Mas seus companheiros de trovas eram Felindro Pinto de Oliveira e Otávio Martim.

Aos 18 anos Gildo de Freitas animava bailes em diversos Locais da Região Metropolitana e um desses bailes foi interrompido no meio da noite pela policia. Otavio 17 anos, amigo de Gildo responsável pela música juntamente com o Gildo era um guri esquentado. Reagiu a ordem dos Milicos dizendo que não iriam parar com o som coisa nenhuma. Os Pms não admitiram ter suas ordem não obedecida. O clima esquentou, garrafas , cadeiras voaram para todos os lados e Otavio acabou baleado. Ao ver a queda do amigo, Gildo se resolveu entregar. Terminando com as brigas imaginou que o parceiro receberia atendimento logo. Acabou sendo pior, dominado apanhou ainda mais. E ao ser informado da morte do companheiro, revoltou-se tanto que jamais conseguiria encarar um homem fardado sem reagir de forma virulenta.

Por essas e por outras se diz que Gildo de Freitas, gaiteiro, trovador, poeta popular e um grande brigão jamais entrou em pé em uma delegacia. Em todas às vezes (foram varias) que foi preso precisou ser arrastado para a cadeia e por muitos policias.

Em 1953/1954 Gildo conhece Teixeirinha(1927-1985). Com quem estabeleceu entre 1955/1959 o que o artista mais popular do estado chamaria bem ao seu jeito de “uma parceria completa, dessas em que se mergulha de pé, barriga e cabeça”.

Sobre essa parceria, Nico Fagundes (apresentador do Galpão Crioulo) em depoimento recente ao jornal Zero Hora, escreveu que um duelo de versos entre Gildo de Freitas e Teixeirinha podia durar horas, e muitas vezes ficava sem vencedor. Um depoimento que mostra que Teixeirinha também era um exímio repentista. Mas Teixeirinha ficou famoso como cantor e compositor e Gildo ganhou fama como trovador.
Lamentavelmente não existe nenhuma gravação com estes duelos, imagine o valor histórico que uma gravação dessa teria hoje. Mas temos uma foto do Gildo e Teixeirinha em uma apresentação no inicio da carreira dos dois. Por volta de 1955 muda-se para o bairro Passo do Feijó e abre seu primeiro bolicho.


Discografia
/// Em 1964 grava, em São Paulo, o primeiro LP “Gildo de Freitas o Trovador dos Pampas”, com clássicos como Acordeona , Baile do Chico Torto, História dos Passarinhos e Que jeito têm a Mariana.

/// Em 1965, é lançado o segundo LP “O Trovador dos Pampas – Vida de Camponês”, entre outras músicas, Baile de Respeito que é a primeira música gravada pelo Gildo em provocação ao Teixeirinha.

/// Lança em 1966 o terceiro LP Desafio do Padre e o Trovador.

/// Em 1968, chega o quarto LP “Gildo de Freitas e sua Caravana”.

/// Em 1969, é lançado o quinto LP “De Estância em Estância”.

/// Entre 1970 e 1980, grava mais oitos LPs entre ele sucessos como o Ídolo e Rei do Improviso.

/// Em 1981, ele grava o LP “Rei dos Trovadores”.

/// Em 1982, grava o disco “Figueira Amiga”.

Fonte: Blog Estância Virtual





Compositor: Gildo de Freitas
Álbum: Gildo de Freitas – O Trovador dos Pampas
Ano: 1964


Carta pra Mamãe

Oh minha querida mãe
Eu espero que essas linhas
Vai te encontrar com saúde
Minha querida mãezinha
Como eu não vou em pessoa
É que eu mando esta cartinha
Para buscar noticias tuas
E levar noticias minhas

Oh minha querida mãe
Tu de lá e eu daqui
Por mim eu sei que tu clama
Eu também clamo por ti
Mas eu vivo carregando
Está cruz que eu recebi
Mais dos teus doces carinhos
Ainda não me esqueci

(declamado)
Oh minha querida mãe
Digo com sinceridade
Só uma dor me maltrata
É esta malvada saudade
Te ver junto dos meus braços
É toda a minha vontade
Seria pra mim na vida
A maior felicidade

Jesus cordeiro divino
Nosso senhor do bom fim
São Jorge porque não faz
Eu ter um viver assim
Que eu viva para a minha mãe
E ela viva para mim
Seria pra mim na vida
Uma alegria sem fim

Eu queria que estes versos
Tivesse boca e falasse
Eu queria que essas rimas
Tivesse lábios e beijasse
Que tivesse compreensão
Que fizesse o que eu mandasse
Para chegar de surpresa
E beijar as suas faces