24/11/2019

MARIA FUMAÇA ALEGRA E TRAZ FELICIDADE A POPULAÇÃO DE TUPANCIRETÃ

Tupanciretã teve uma noite marcante em 23 de novembro quando a Maria Fumaça Malett 204 iluminada conduzindo o Papai Noel foi recebida com carinho e felicidade. O evento organizado pela RUMO - ABPF e apoiado em Tupanciretã pelos Bombeiros Voluntários e também da Radio Tupan AM e Clube Um FM através do Miguel Neto e equipe, Rádio Comunitária Raul Bopp através da Mirele Caldas, do Jornal Manchete Digital através do Jeferson, da Casa das Armas, da Secretaria Desenvolvimento Social, da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Rural, das várias pessoas que apoiaram com balas para Papai Noel, da Câmara Vereadores através do Ver Carlos Augusto Oliveira, do Daison e equipe , dos irmãos Almeida na pessoa do Stevan concretizaram um dos maiores publico deste roteiro no RGS e certamente em 2020 um novo retorno e a possibilidade posterior de um majestoso evento em nossa cidade. 



















21/11/2019

JOVEM UNIVERSITÁRIO DE JORNALISMO APRESENTA MOSTRA FOTOGRÁFICA EM TUPANCIRETÃ

Wendell Pivetta, 23 anos, universitário do sexto semestre em jornalismo na UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta realizará entre 22 e 29 de novembro uma mostra fotográfica na Mercearia Grhome localizada da Rua Antonio Silveira, centro, próxima ao Banrisul. Uma mostra diferente e principalmente aos amantes do "Box" aonde você poderá pelas fotos interpretar o que o atleta esta sentido naquele momento e até o seu plano de ataque num ring".
Wendell faz parte da nova safra de jornalistas que juntam frações fotográficas e relatos para melhor interagir com leitores, seguidores e até mesmo na formatação de matérias jornalisticas dinâmicas.
Abaixo algumas imagens sendo que a série você vai conhecer de perto e saborear um café, um chá, um salgado no esplendoroso ambiente da Mercearia Grhome.


Foto. Lutador Seabra comemora sua vitória e conquista do cinturão nacional peso meio pesado. 

Foto. Boxeadora de Ijuí em cima do ringue, foi a primeira a subir e lutar no evento de 198 anos do aniversário de Cruz Alta, evento promovido pela Federação Gaúcha de Boxe.

15/11/2019

A HISTÓRICA MARIA FUMAÇA MALETT 204 CHEGA A TUPANCIRETÃ DIA 23

A empresa ferroviária RUMO associada a ABPF - Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário estão realizando mais uma ROTA NATALINA com a histórica Maria Fumaça Malette 204 que é uma das poucas que sobrou depois de rodar anos carregando carvão e hoje recuperada tem transportado alegria e esperança a muitas pessoas de todas as idades, inclusive os velhos ferroviários, de Santa Cataria e Rio Grande do Sul. Na rota pelo RGS a nossa Tupanciretã recebe a visita dia 23/11 a partir das 19:30  na Estação Férrea que fica a uma quadra da Av. Vaz Ferreira centro, permanecendo até as 20:30 para visitação, fotografia, conhecimento e para muitos "matar a saudade de uma locomotiva movida a vapor". A UBVT - Bombeiros Voluntários de Tupanciretã vai apoiar com   caminhão tanque para abastecer com água e desta forma a 204 o seu caminho pelo rio grande.





UMA PEQUENA FRAÇÃO HISTÓRICA DA FERROVIA EM TUPANCIRETÃ
  • A primeira fase da ferrovia em "Tupaceretan" foi inaugurada em 1894 junto com o nascimento na Vila" época que que o fundador Maj Antonio José da Silveira dou o primeiro lote de terra para pessoas que andavam sem "era nem bera" após a guerra de 1893 mas a ferrovia foi criada no dorso divisor das água e por sinal muito bem planejada. Abaixo mapa e foto da 1ª estação que foi localizada em frente ao portão principal da "Cooperativa Agropan".


    Nota...linha pontilhada amarela era o trajeto de 1894 e vermelho do trajeto de 1944 até hoje




2ª Estação foi inaugurada em 1944 a uma quadra da Avenida Principal "Hoje Vaz Ferreira" e antes Rua do Comércio

   Nota...Prédio na parte superior ao centro desta foto que foi registrado pelo 1º fotografo de Tupanciretã " Francisco de Sales Marques Correa" a bordo de um avião stinson da família Fogliatto



O fundador de Tupanciretã "Major Antonio José da Silveira" em 1894 o mesmo ano da inauguração da 1ª Estação




  Nota... 1 loteamento de terra de Tupanciretã doado pelo fundador e sua esposa em 1984