27/08/2010

RADIO GAUCHA REALIZA EVENTO PRO-DESENVOLVIMENTO DO RS EM TUPANCIRETA

O plenário da Câmara de Vereadores de Tupanciretã foi o local para realização de mais um evento dentro do Projeto Eleições 2010, programa coordenado pelo Jornalista André Machado,

contando com a presença de Ronald Krummenauer – Diretor Executivo da Pólo RS e agenda 2020, Paulo de Tarso Pinheiro Machado – Diretor Técnico da Pólo RS, Caio Jordão – Presidente do CORED Central, Pedro Luiz Herter – Diretor da MULTIRURAL Cereais,
também se fez presente no evento Dr. Luiz Adolfo Bittencourt Dias – Prefeito de Tupancireta, João Westna – Prefeito de Julio de Castilhos,
Vice – Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais de Tupanciretã, Julio de Castilhos e Santa Maria, candidatos a Deputado Estadual, lideranças locais e regionais e um publico estimado em 150 pessoas presente a este importante evento que trata de assuntos de relevância a desenvolvimento do nosso estado.
     Andre Machado relata a importância do programa e a participação da Rádio Gaucha neste processo de buscar e trabalhar ações junto a sociedade e os governantes em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
     A Agenda 2020 que nasceu em 2006 na FIERGS envolvendo 850 lideranças de todo o RS, entre elas Pedro Luiz Herter e Almir Rebelo de Oliveira, em diversos setores representada hoje por 165 instituições e mais de 350 voluntários e trabalha em cima de 10 diferentes temas de interesse do RS cuja ações se executadas pelos administradores públicos representaria um acréscimo de 20,7 bilhões a mais no PIB gaucho.
    Paulo de Tarso e Ronald salientaram os pontos básicos e de caráter prioritário, que o próximo governante do RS tem de agir como exemplo a PREVIDENCIA que tem de se urgente uma reforma, pois da maneira que se encontrar esta insustentável e causando crise em cima de crise. Também apresentou dados sobre um grande desequilíbrio na distribuição dos recursos gerados dos impostos entre os poderes constituídos aonde que perde é o Executivo e este por sua vez tem a responsabilidade de atender as necessidades da população em todos os setores.
Também salientaram que a educação básica tem de voltar a patamares entre os anos 70 e 80, pois hoje esta muito baixo. A necessidade da revisão do plano do magistério com mais de 30 anos. Relatam a necessidade de organização do setor agropecuário a exemplo do que foi feito no Mato Grosso. Citaram a necessidade da melhoria na logística para reduzir custo e dar agilidade no transito de estradas e nos centros urbanos.
   Caio Jordão relata que o CORED Central vem trabalhando ações pro desenvolvimento dos muncipios sendo necessário comprometimento e ação governamental visando e desenvolvimento.
   Pedro Luiz Herter teceu considerações relevantes as questões regionais como por exemplo a disparidade e o monopólio do transporte ferroviário que no período da colheita fica com preços tanto quanto igual ao rodoviario e com isto se faz necessário a trabalho de viabilidade do transporte fluvial que reduz em até 30 vezes o custo do transporte. Também fez referencia ao seguro agricola que é caro e inviável. Que o Brasil tem de trabalhar contra a guerra fiscal e destacando que a Argentina esta com o plano de zerar o imposto de exportação do trigo.
      O evento teve uma boa participação do publico que pergunto sobre assunto relacionados a saneamento, previdência, educação e desenvolvimento e para este um pergunta destacada foi : Se Tupanciretã é o maior produtor de soja o que podemos fazer para agregar valor e desenvolvimento para esta cidade. Os debatedores consideram que os Governantes têm de tomar uma atitude e realizar ações, como o exemplo em que o Prefeito Luiz Adolfo citou que não fica um centavo ao erário publico, a não o gerado pelo comercio, pelo produtor. O que não podemos mais ver é o SOJA ir para a China e voltar transformado em VERNIZ por exemplo.
      Considero um evento relevante, com objetividade e que o próximo Governador(a) deve assumir e conduzir o estado a uma taxa de crescimento de no mínimo 10% nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.