20/06/2011

A Lagartus ambiental apresenta o Kino




Kino, fruta da Africa - 
Nome científico: Clausena lansium (Lour) Skeels
Família: Rutaceae
Origem e dispersão: Introduzida da Flórida em 1986, pela Unesp, mas de origem asiática, do Sul da China. Está distribuída por vários países asiáticos.
Clima e solo: Tropical, mas adapta-se a clima subtropical.
Propagação: Propagada por sementes, mas pode ser enxertada em outros cítricos.
Utilização: Seu consumo na Ásia, principalmente na China é como fruta fresca, tendo espécies mais doces até outras mais ácidas. É uma planta ornamental.
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)




kino é uma fruta originária do continente africano, seu nome científico é Cucumis. O kino é parente próximo do maxixe, melão e do pepino, todos pertencentes à família das Curcubitaceas. Kino é como este fruto é conhecido no mercado brasileiro, e Kiwano é como é chamado no exterior. Tem formato oval, sua cor é alaranjada e possui espinhos tortos, grossos e pontiagudos.
O sabor do kino é uma mistura do azedo do maracujá com o doce do melão, sua polpa é amarela ou verde, com uma textura gelatinosa e aroma ácido. O kino é rico em vitaminas A e C, ferro e cálcio.
O kino é normalmente consumido como sobremesa, é um fruto de efeito visual atraente, devido ao contraste da casca laranja com espinhos e o verde translúcido da polpa. O kino ou kiwano também pode ser consumido ao natural, com o auxílio de uma colher e até mesmo ser utilizado como xarope para uma salda de fruta.
Dica: Mousse de Kino ou Kiwano
Ingredientes: 2 kinos (polpa), 1 copo de iogurte natural, 1 colher (sopa) de mel, 2 bolas de sorvete de creme.
Preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador. Depois é só colocar o creme em pequenas taças, esperar gelar e servir.

Sabor Inusitado

SUCO DE KINO

Quer experimentar um suco diferente e refrescante? Então peça suco de kino. A fruta é originária da África do Sul, mas já é produzida por aqui, ainda em pequena escala. A aparência lembra um monstrinho da toy art com casca dura, amarela e cheia de espinhos.

Mas o suco, feito da polpa, é verde claro e tem um gosto suave e levemente ácido, que lembra uva verde. Para quem se preocupa com a saúde, notícia boa: a fruta é rica em potássio e sais minerais.

Para preparar é só retirar a polpa e misturar com água num liquidificador, coar as sementes e adicionar açúcar (para quem preferir, claro). Também dá para comer a polpa com colher, diretamente na casca, misturando com açúcar ou iogurte e cereais. Passe ali no BB Lanches e faça seu pedido. É uma delícia!

3 comentários:

  1. Ontem provei e gostei, portanto tem a minha aprovação.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem a minha ignorância, não conhecia essa fruta. Onde é comercializada? Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O Kino pode ser encontrado em bancas de frutas das grandes cidades ou até mesmo nas redes de supermercados nas prateleiras de frutos importados

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.