Esta foto abaixo foi registrada pelo 1º Fotografo de Tupanciretã Francisco de Sales Marques Correa no dia 16 de novembro de 1958, sábado de manhã (fonte Livro Significado da Paisagem de Victor Aquino lançado este ano) a bordo de um avião STINSON cuja hélice esta em poder de um Tupanciretanense, veja:
Av. Vaz Ferreira sentido norte sul aonde o primeiro sobrado de baixo para cima (E) era o Banco Meridional e hoje a Lojas Colombo, a 2º sobrado (E) é hoje a Farmácia Palhano e logo em seguida a Igreja Matriz Mae de Deus
Esta foto é um espetáculo aparece ao centro os Jacarandas, a Igreja Católica Mãe de Deus, o Hotel do Comércio, na rua ao fundo atrás da Igreja a Estação Férrea, recém construída com apenas 5 casas de moradias no recinto da via férrea.
Avião Stinson (ilustração) pertencente a Familia Fogliato e mais especifico a Pedro Fogliatto
Hélice do Stinson de Pedro Fogliatto, hoje em poder do Jovem Tupanciretanense André Ciprandi Moura
Este é o nosso Primeiro Fotografo de Tupanciretã Francisco de Sales Marques Corrêa cidadão que deixou um legado fotográfico fantástico sobre nossa cidade.
Este ano, Eu, Luis Afonso Costa, fotografei a região central da nossa Tupanciretã a bordo de um pequeno avião experimental veja a imagem e compare com as anteriores.
Tupanciretã, hoje, área central muitos prédios da década de 20,30,40 não mais existem mas alguns ainda contam a história da Avenida Vaz Ferreira que ante era conhecida como rua do comércio, mas lembrando que as primeiras ruas foram as Major Antonio José da Silveira e Paulino Aquino.
Esta linha pontilhada representava a divisão entre Julio de Castilhos e Cruz Alta visto que Tupaceretan como era chamado era um vilarejo até 1928 quando da emancipação.
Av. Vaz Ferreira - norte/sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.