11/04/2012

Tupanciretã perde a voz forte, firme, companheira e apoiadora da comunidade de Tupanciretã

 Radiodifusor Miguel Puretz Filho falece tragicamente

O radiodifusor Miguel Puretz Filho, 81 anos, faleceu às 16h da tarde desta quarta-feira,11, em sua propriedade rural na localidade do Abacatu,interior de Júlio de Castilhos. O diretor-proprietário das Rádios Tupã e Clube Um FM, sofreu um acidente de trabalho quando regulava a tomada de força de um trator que estava dentro de um galpão da sede da agropecuária. O trator desgovernado avançou em sua direção,ganhou força e o atropelou,passando por cima de seu corpo,provocando ferimentos no peito. A máquina agrícola desceu uma ladeira e foi parar somente quando bateu em uma árvore, há cerca de 50 metros.Perto do galpão,estava um peão que varria o pátio. Percebendo o acidente,correu e tentou reanimá-lo,mas sem sucesso.Imediatamente comunicou o fato por telefone à família,que se dirigiu ao local. A ambulância e a equipe do SAMU de Tupanciretã foram acionados,ao chegar, nada puderam fazer,seu Miguel já estava sem vida.

Um apaixonado pelo Rádio 

Natural de Prudentópolis -Paraná, Miguel Puretz Filho era um apaixonado pelo rádio,com uma voz vibrante e dicção perfeita iniciou carreira na rádio Clube do Paraná, onde apresentou diversos programas e noticiosos.No final dos anos 50 veio para o Rio Grande do Sul, onde trabalhou nas Rádios Progresso e Repórter de Ijuí,Colonial de Três de Maio e Rádio Giruá.Em 1963, casou com Amélia Ghisleni em Ijuí com quem teve dois filhos: Miguel e Ana Rosa. Em 1975 adquiriu a Rádio Sociedade Tupanciretã Ltda, a partir daí,a radiodifusão de Tupanciretã sofreu uma evolução. Foram adquiridos novos equipamentos e transmissores e a emissora ganhou popularidade,respeito e audiência em toda a região.Por muitos anos apresentou o programa Variedades e nos últimos anos o programa Tupã Comunidade. Há cerca de 3 anos se afastou do dia-a-dia da administração das empresas ,mas permanecia no microfone através do programa Tupã Comunidade diariamente às 17h na Rádio Tupã e nos comerciais das duas emissoras. Neste período dedicou-se mais a sua propriedade rural no Abacatu. Mesmo assim,sua voz inconfundível fazia parte da programação das duas emissoras,em comerciais e esporadicamente nos programas jornalísticos. Miguel Puretz Filho completou 81 anos no último dia 18 de março.O corpo será velado na Capela Mortuária"A" do Hospital de Caridade Brazilina Terra ,em Tupanciretã. 

Fonte: Rádio Tupan


Assim começou 
Local aonde funcionou a 1ª sede da Rádio neste local também era produzido o Jornal A Voz da Cidade
O prédio dos transmissores

A nova sede na Rua mais curta de Tupanciretã que leva o nome Otacilio Tupanciretã de Azevedo

2 comentários:

  1. fui funcionario do seu miguel em 81,cobrava anuncios da radio tupa e do jornal a voz da cidade entreguei jornal pra ele fiz entrega de encomendas da sua grafica naquela inconfundivel bicicleta monarck com bagajeiro na frente e atráz pr ano perder tempo,fiz muito dos seus pagamentos nos bancos da cidade fiz pagamento aos ex socios da radio sociedade tupanciretã ltda onde ele foi comprando ma parte dos outros até ficar com ela pra si e sua familia,foi um dos melhores anos de minha vida o de 81 dos tempos da radio no qual conheci uma menina que é minha esposa até hoje vá em paz seu miguel a terra perde um grande rande radilalista mas pode ter certeza o céu ganha um grande comunicador

    ResponderExcluir
  2. Meus pais foram os primeiros a cuidar dos novos transmissores na saída de Tupanciretã, identifico na foto se não me engano o seu Miguel pintando o letreiro, o Miguelzinho, dona Amélia e a Ana.
    Esta foto data de 1977 ou 1978 mais certo 1977, participamos todos da montagem da antena executada pelo técnico Délcio Kaider da rádio Guaíba.
    A antena na época media 50 metros de altura, muitas vezes subi ao topo e algumas vezes fomos eu e o Miguelzinho.
    Tenho imensas saudades da época, das pessoas, são lembrança maravilhosas.
    Este texto estou escrevendo para enaltecer a pessoa do seu Miguel, desculpem fazer esta homenagem somente agora.

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.