15/06/2012

Fatos do Dia direto da Universidade de Caxias do Sul


  A partir de hoje a Lagartus Produções com suporte da UCS - Universidade de Caxias do Sul através do Prof. Valdir dos Santos informa os fatos que aconteceram no dia no RS, Brasil e no planeta, esta vai vai com a marca da  LAGARTUS HISTÓRICO.

Hoje é o dia 15 de junho, sexta-feira. — Vigésima quarta semana.– De janeiro a hoje passaram 166 dias. Faltam 200 dias para o fim  do ano.– Estação: Outono .  Lua minguante.  – Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HARIEL e devem rezar o Versículo 22 do Salmo 93 para alcançar maior proteção.  Hoje é o Dia do Sagrado Coração de Jesus no Calendário Religioso Móvel da Igreja Católica Apostólica Romana.
Pensamento do dia: Nem toda pergunta merece resposta.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – 1969 -  Foi instituída, por ato da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul, o regulamento do concurso e a Comissão Julgadora do 1º Concurso Rio-Grandense de Contos ‘’Vivita Cartier’’, em homenagem a essa poetisa gaúcha. Vivita Cartier está sepultada no cemitério da vila da Criúva, município de Caxias do Sul. Seu túmulo está sempre florido.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 15 DE JUNHO:  DIA DO PALEONTÓLOGO,  especialista em paleontologia, ciência que estuda os animais e vegetais fósseis, principalmente através dos traços deixados nos sedimentos geológicos.

O DIA DE HOJE, 15 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1215 – INGLATERRA -  O Rei João (King John) da Inglaterra assina a Carta Magna, histórico acordo que protegia a liberdade individual e estabelecia que nem mesmo o rei estava acima da lei.
1520 – ROMA – ITÁLIA  – O Papa Leão X  lança a bula “Exsurge Domine” e condena Lutero.
1752 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS -  Franklin mostra  a nova invenção: o para-raio.
1844 – WASHINGTON – Charles Goodyear patenteia processo que fortalece a borracha.
1917 – WASHINGTON – Os Estados Unidos entram na 1 Guerra Mundial e cerca de 15 mil soldados norte-americanos desembarcam na França para lutar ao lado das forças aliadas.
1919 – LONDRES – INGLATERRA - Os britânicos Arthur Witten Brown e John William Alcock completam o primeiro voo, sem escalas, de um lado a outro do oceano Atlântico.
1970 – HOUSTON – TEXAS - A NASA diz que fez Apolo 13 falhou devido a erros humanos.
1978 – AMÃ – JORDANIA -  O Rei Hussein casa com a americana Lisa Halaby (26 ), a Rainha Noor.
1981 – PARIS – FRANÇA - A Agência Internacional de Energia  aumenta as importações de petróleo para vinte milhões de barris diários.
1994 – VATICANO – ROMA – Israel e o Vaticano estabelecem plenas relações diplomáticas.
1996 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Comunicada a morte da cantora Ella Fitzgerald, uma das grandes damas da música soul americana.
1998 – GUINÉ – BISSAU – Dois terços dos 300.000 habitantes da capital da Guiné-Bissau abandonam a cidade para fugir aos combates entre o governo e tropas rebeldes.
2001 – DUBLIN – IRLANDA  - A ONG holandesa Women on Waves desiste de realizar abortos em seu barco, ancorado no porto de Dublin.
2001 – RUANDA – CONGO – Ruanda declara ter matado  700 rebeldes em três semanas de combates com milicianos hutus que invadiram a República Democrática do Congo (ex-Zaire).

O DIA DE HOJE, 15 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1950 – SÃO PAULO – Comício lança a chapa presidencial Getúlio Vargas – Café Filho pelo Partido Social Progressista, PSP. A candidatura à presidência de Getúlio Vargas é lançada, por Adhemar de Barros, em grande comício em São Paulo.
1953 – RIO DE JANEIRO – Getúlio Vargas reforma ministérios e coloca João Goulart no Ministério do Trabalho, Tancredo Neves no Ministério da Justiça e Osvaldo Aranha no Ministério da Fazenda
1985 – SÃO PAULO - Morre o professor universitário Mário Guimarães Ferri.  De 1964 a 1985, presidiu  a Comissão Editorial da Editora da Universidade de São Paulo. Publicou 1.806 livros.
1955 – CAMPINAS – SÃO PAULO – Fundada a Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP.
1962 – ACRE – O Acre se torna um estado brasileiro.
1966 – FLORENÇA – ITÁLIA – Carlos Prates e Davi Machado conquistam o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, no Concurso Internacional para Jovens Maestros, em Florença, Itália.
1977  – RIO DE JANEIRO – O Congresso Nacional Brasileiro aprova a lei que permite a divórcio.
1972 – CAPUAVA – O presidente Médici inaugura em Capuava SP a Petroquímica União.
2008 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Paulo Szot (Foto) é o primeiro brasileiro a receber o Premio Tony de melhor ator em musical na Broadway.
O DIA DE HOJE, 15 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1801 – PORTO ALEGRE - A Espanha declara guerra a Portugal e ordena que seus vice-reis na América hostilizem o Brasil. No dia 4 de julho seguinte, o governo de São Pedro do Rio Grande considerou inimigos os espanhóis. Tropas nas fronteiras espantaram os inimigos.
1818 – RIO PARDO - Nasce Inocêncio Veloso Pederneiras,  militar,  geógrafo, historiador.
1887 – PASSO FUNDO - Morre Eurico Aquino, jornalista, poeta, cronista e contista regional.
1930 – BAGÉ – Nasce Sílvio Alvarenga, poeta, compositor musical.
1933 – ITAQUI – Nasce Ivone Camargo Traub, jornalista e poetisa.
1944 – CANELA - Nasce Hilda Harres Hüber, artista plástica e historiadora.
SANTO DO DIA DE HOJE, 15 DE JUNHO  – SÃO VITO – Nasceu na Sicília e sofreu o martírio por volta do ano 300. Foi educado no cristianismo e o pai, de nome Hilas, tentou convencer ao filho a abandonar a fé. Temia que a conversão o prejudicasse e isso aconteceu.  Vito foi levado ao tribunal, açoitado e posto em liberdade. Vito, Modesto e Crescência,  sua ama-seca, escaparam para Nápoles, fixando-se em  Lucânia. Depois de longa caminhada, chegaram a Roma. Presos, foram açoitados e condenados às feras. Sobreveio uma grande tempestade e fugiram, voltando a Lucânia. Sofreram o martírio.
O DIA DE HOJE, 15 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1911 – CAXIAS DO SUL – Circula o jornal ‘’Cidade de Caxias’’, de Artur de Lavra Pinto.
1912 – PORTO ALEGRE – Ordenado o Monsenhor Henrique Compagnoni, que foi vigário de São Marcos  no período de 1915 até1971.
1930 – CAXIAS DO SUL – Instalação da Escola Complementar, dedicada à formação de professores. Transformou-se, mais tarde, em Escola Normal Duque de Caxias.
1946 – RIO DE JANEIRO – Fundação da Congregação das Servas da Santíssima Trindade. Mantém uma casa em Caxias do Sul.
1946 – CAXIAS DO SUL – Morre o Arcebispo Dom João Becker,  os sinos  tangem tristes.
1958 – BENTO GONÇALVES – Morre o Pe. Cosme Fiorini, italiano, vindo para assistir aos imigrantes.  Trabalhou em numerosas paróquias da região.
1969 – CAXIAS DO SUL - Inauguração do novo templo luterano, à Rua Montauri, com a presença do Dr. Ernesto Soklieper, alta personalidade do luteranismo rio-grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.