18/06/2012

O que comemoramos no dia de hoje, direto a UCS de Caxias do Sul



Hoje é o dia 18 de junho, segunda-feira. – Vigésima quinta semana do ano.– De janeiro a hoje passaram 169 dias. Faltam 197 dias para o fim  do ano.– Estação: Outono.  Lua minguante. — Signo de Gêmeos.– Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO CALIEL e devem rezar o Versículo 9 do Salmo 7 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia:Relógio que atrasa não adianta.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA –  O município de Monte Belo do Sul foi criado em 20 de março de 1992, tem uma população de 2.776 habitantes e um colégio eleitoral de 2.749 eleitores. Integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 18 DE JUNHO  – DIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA — INÍCIO DA SEMANA DO MIGRANTE – DIA DO QUÍMICO
O DIA DE HOJE, 18 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1812 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - O Senado dos Estados Unidos da América aprova a declaração de guerra ao Reino Unido da Grã-Bretanha. A guerra durará dois anos terminando com a assinatura do Tratado de Ghent, de 24 de Dezembro de 1814.
1815 – BATALHA DE WATERLOO - Napoleão Bonaparte (Foto) enfrenta o exército conjunto britânico e holandês, na atual Bélgica, perto de Bruxelas. Os franceses com 72 mil combatentes foram derrotados por 156 mil inimigos. A derrota do exército francês é total, devido sobretudo ao aparecimento do exército prussiano no flanco direito francês. Napoleão Bonaparte será enviado para a ilha de Santa Helena no meio do Atlântico Sul, onde morrerá em 1821.
O DIA DE HOJE, 18 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1913 – RIO DE JANEIRO - Pelo decreto nº  2784 é determinada a hora legal no Brasil. Com base no meridiano de Greenwich, o Brasil foi dividido em quatro fusos horários.
1974 – RECIFE - Morre  Júlio César de Melo Sousa, que usava o pseudônimo Malba Tahan, autor de numerosas publicações, tratando de cálculos com narrativas localizadas em regiões árabes.

O DIA DE HOJE, 18 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1808 – PORTO ALEGRE - Nasce Francisco de Sá Brito, jornalista e político. Escreveu ‘’Memórias sobre a Revolução de  1835’’.
1868 – PORTO ALEGRE - Fundação da Sociedade Partenon Literário, que teve como grande incentivador Apolinário Porto Alegre. Diz Guilhermino César: ‘’ O Partenon não se limitou a estimular as atividades literárias. Foram  também outras tantas de suas preocupações a convivência social, as boas maneiras, a defesa de certos princípios político-sociais. Publicou a Revista Mensal. Instituiu aulas noturnas gratuitas, que começaram a funcionar em 1872, para ministrar ensino supletivo. Bateu-se ardorosamente pela Abolição…’’
1870 – PORTO ALEGRE - Nasce Tancredo Fernandes de Melo, historiador e pesquisador.
1882 – RIO GRANDE - Nasce Francisco Antônio Lopes, historiador, jornalista e cronista.
1893 – PORTO ALEGRE  – Nasce  Pedro Leão Fernandes Espinosa Vergara, jornalista, poeta, ensaísta e político. Nome de evidência em nossa cultura.
1898 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Abdon de Melo, autor de obras histórico-jurídicas.
1899 – CAÇAPAVA DO SUL - Nasce Radagázio Taborda, novelista, tradutor e autor de livros didáticos. Gerações estudaram seus compêndios.
1900 – ARROIO GRANDE - Nasce Aimone Soares Carriconde, jornalista.
1912 – BAGÉ - Nasce Antônio Augusto de Oliveira, tradicionalista, pesquisador  de História e Folclore, e poeta regionalista.
1913 – PASSO FUNDO - Nasce Leôncio Antunes dos Santos, poeta.
1915 – PELOTAS - Falecimento de Francisco de Paula Pires, poeta, ensaísta, novelista e antologista. Foi proprietário de revistas e jornais.
1922 – PASSO FUNDO – Nasce Ambrosina Pinto de Morais, poetisa e fazendeira.
SANTO DO DIA DE HOJE, 18 DE JUNHO: SÃO GREGÓRIO BARBARIGO. Era veneziano, tendo nascido em 1625. Em 1648, acompanhou Contarini, embaixador de Veneza, nas negociações de que resultou o Tratado de Vestfália. Aí, conheceu o núncio apostólico  Fábio Chigi  que, mais tarde, foi eleito papa e tomou o nome de Alexandre VII.  Este nomeou Gregório Barbarigo cônego de Pádua e prelado da Casa Pontifícia, em 1655. Dois anos depois foi sagrado Bispo de Bérgamo e em 1660 feito cardeal.
O DIA DE HOJE, 18 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA  REGIONAL
1892 – PORTO ALEGRE - Pelo decreto nº 31 é tornado insubsistente o decreto nº 17, de 27 de fevereiro do mesmo ano, ficando restabelecidas as comarcas de São Francisco de Paula de Cima da Serra e de São Sebastião do Caí.
1898 – GARIBALDI - Abertura da primeira Escola Seráfica (Seminário) em Conde d’Eu, hoje Garibaldi, de parte dos Capuchinhos. O primeiro seminarista matriculado foi Marcelino Angheben, que veio a ser Frei Caetano Angheben. Em 1898 ingressaram 21 candidatos e 7 tornaram-se frades:  Frei Caetano Angheben, Frei José Cherubini, Frei Honório Passerini, Frei Romualdo Spada,  Frei Gentil Giacomel, Frei Simão Giordani e Frei Cassiano Giacomet.
1912 – BENTO GONÇALVES – Realiza-se uma maratona entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul, num percurso de 44 quilômetros. Vencedor: Heitor Ferrareto, em 4 horas e 38 minutos.
1920 – GARIBALDI – Parte da igreja é destruída por um incêndio.
1924 – ANTÔNIO PRADO – José Cesa & Cia, de José e Afonso Cesa, adquirem a cantina da Cooperativa Agrícola de Antônio Prado. Incorporam-na à sua empresa.
1933 – BOM JESUS – Assume a paróquia o capuchinho Frei Geraldo de Gruffy,  paraninfada por Saturnino Dutra e Purcínio Manso da Fonseca.
1958 – CAXIAS DO SUL - Pela lei 836, a Prefeitura Municipal doa uma gleba junto à represa São Miguel, no arroio Dalbó, ao Clube Caxiense de Caça e Pesca, para construção de sede social.
1976 – BOM JESUS - Inaugurada a unidade sanitária, pelo Secretário da Saúde, Dr. Jair Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.