06/08/2012

O dia de hoje na história - UCS


Hoje é o dia 6 de agosto, segunda-feira. — Trigésima segunda semana do ano.  — De janeiro a hoje passaram  219 dias. Faltam 147 dias para o fim do ano. Estação Inverno. – – Lua cheia. — Signo de Leão. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO AYEL e devem rezar o Versículo 4 do Salmo 36 para obter maior proteção.
 Pensamento do dia:  Ficar só é opção, ser feliz sozinho é ilusão.
COMEMORAÇÕES DE HOJE, 6 DE AGOSTO DE 2010 – A República da Bolívia, nossa vizinha, na América do Sul, comemora hoje o Dia da Independência.
O DIA DE HOJE, 6 DE AGOSTO , NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1806 – VIENA – ÁUSTRIA - Termina, por renúncia, o reinado de Francisco II, – da Áustria, – último imperador do Sagrado Império Romano de Nação Germânica. Subiu ao trono em 1º de março de 1792, aos 24 anos. Ficou  com o título de Imperador da Áustria e com o nome de Francisco I. Sua filha  Maria Leopoldina casou com Dom Pedro I, imperador do Brasil. Morreu aos 2 de março de 1835.
1881 – LOCH FIELD FARM – ESCÓCIA - Nasce Alexandre Fleming, inventor da penicilina.
1945 – HIROXIMA – JAPÃO – Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade, causando devastação incalculável, matando ou ferindo 75 mil habitantes. O Japão compreende que há uma nova arma, de poder fora do comum. Aceitará a paz, nas condições estabelecidas pelos Estados Unidos.
1978 – VATICANO – ROMA - Morre o papa Paulo VI. Sucede-o o Papa João Paulo I, que morre   em 28 de setembro seguinte. Ascende ao trono de São Pedro João Paulo II, falecido em 2 de abril de 2005. Sucedeu-o Bento XVI, gloriosamente reinante.
O DIA DE HOJE, 6 DE AGOSTO , NA HISTÓRIA DO BRASIL -
1661 – HAIA – SUIÇA – Assinado Tratado de Paz entre Portugal e Holanda, os holandeses desistem de direitos sobre o Brasil. Muito influiu para chegar a uma conclusão, o Rei Carlos II da Inglaterra.
1902 – TERRITÓRIO DO ACRE – Inicia a Revolução do Acre, capitaneada por Plácido de Castro, rio-grandense de São Gabriel. Os bolivianos capitulam aos 24 de janeiro de 1903, e em 7 de abril de 1904, pelo decreto 5188, o Brasil organiza o Território do Acre, como parte integrante da nação.
O DIA DE HOJE, 6 DE AGOSTO , NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1841 – RINCÃO DO CARANGUEJO – REVOLUÇÃO FARROUPILHA – O Tenente Coronel Francisco Pedro de Abreu desbarata, no Rincão do Caranguejo, cem homens dos chefes revolucionários Fructuoso e Carvalho. Faz cinco prisioneiros. Saem feridos os legalistas Tenente Claro José de Sousa e o sargento Fidélis Pais da Silva, que ascendeu ao generalato. Prestou serviço do governo uruguaio, na revolução de 1872, e lá pereceu em combate.
1861 – RIO GRANDE - Nasce Artur Soares Barbosa Toscano, jornalista, contista e  escritor.
1866 – CAMPINAS – São Paulo – Nasce Carlos de Campos, musicólogo. Foi presidente do Estado de São Paulo(1924 e 1927). Compôs óperas e lutou pela música lírica no Brasil.
1885 – RIO DE JANEIRO – Nasce Alberto Botelho, fotógrafo desde 1900 na imprensa. Passou ao cinema em 1907. Em sociedade com Francisco Serrador fez inúmeros ‘’filmes cantantes’’. Em 1910, para William Auler, dirigiu ‘’Paz e Amor’’. Também produziu jornais de atualidades.
1900 – SÃO VALENTIM – Caxias do Sul – Nasce Lidvino Edvino Giordani Santini, sacerdote jesuíta, professor, pároco, redator-chefe de O ECO, teatrólogo e escritor religioso.
1909 – ALEGRETE - Nasce Lourenço Mário Carvalho, jornalista, geógrafo e jurista.
1914 – PELOTAS - Nasce Luís Emílio Léo, advogado, servidor público, jornalista, poeta e orador.
1955 – SANTA ROSA – Dia do Município de Porto Lucena, criado em 6 de agosto de 1955, pela Lei nº 2665, desmembrado de Santa Rosa. Sua invocação é Nossa Senhora dos Navegantes.
SANTO DO DIA DE HOJE, 6 DE AGOSTO  – TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR – O fato foi narrado pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Presenciaram-no Pedro, João e Tiago. Nosso Salvador transfigurou-se. Seu corpo ficou luminoso e suas vestes resplandecentes. Com isto, ele quis manifestar aos seus discípulos que era realmente o filho de Deus, enviado pelo Pai. Em Jesus se cumprem todas as promessas. A paixão e a morte não são um fim. Tudo recobrará sentido quando ele for ressuscitado e, subindo aos céus, assentar à direita de Deus, com grande poder e majestade.
O DIA DE HOJE, 6 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1778 – RIO GRANDE DE SÃO PEDRO – Em 6 de agosto de 1778 o Vice-rei Luís de Vasconcelos  manda instalar, em Rio Grande de São Pedro, a Real Feitoria do Linho Cânhamo, mais tarde transferida para São Leopoldo. Será nela que em 1824 se estabelecerão os imigrantes alemães.
1884 – BENTO GONÇALVES - É canonicamente fundada a paróquia de Santo Antônio.
1889 – NOVA MILANO, Farroupilha - O padre Enrico Poggi é transferido para o Santuário de Caravaggio.
1907 – GUAPORÉ - Pelo ato municipal nº 6, é criado o distrito de Vespasiano Corrêa.
1912 – VILA SECA, Caxias do Sul - É benta a capela do Divino Espírito Santo.
1953 – CAXIAS DO SUL - Morre o cônego Ângelo Donato, virtuoso sacerdote, de grande bondade.
1955 – GRAMADO - A comarca local é considerada de primeira entrância, por disposição da lei n° 2.666. O mesmo ocorre com Nova Petrópolis e Marau.
1960 – SÃO FRANCISCO DE PAULA - A Lei nº 410, cria  o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.
1962 – SANANDUVA - Pela lei municipal nº 322, é criado o distrito de Rio Tigre.
1966 – GARIBALDI - Morre Armando Peterlongo, grande nome da viticultura brasileira.
1987 – PORTO ALEGRE - Morre aos 95 anos o caxiense Frei Antônio Bampi, missionário capuchinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.