24/10/2012

Espécie em extinção do Gato Mourisco é encontrado em Viamão

     O Gato- mourisco também conhecido como jaguarundi é uma das espécies felinas com vida vulnerável no RS mas a poucos dias foi encontrado nas matas preservadas da Quinta da Estância, em Viamão. Para registrar esta espécie  o pesquisador Ismael Brack utilizou armadilhas fotográficas.
     Este felino que tem o seu porte médio é encontrado do sul do Texas (EUA) e a América do Sul (Brasil) que embora não esteja na lista dos animais em extinção está classificado no Livro Vermelho da Fauna Brasileira como ameaçado de extinção em virtude do ser humano estar destruindo seu habitat.
     O Jaguarundi é encontado só na mata e é muito ativo, tem grande habilidade em subir nas arvores e tem sabe nadar muito bem, gosta de viver próximo a banhados e beira de rios.
     A Quinta da Estância é um local em Viamão que promove o Turismo Rural e neste mesmo local o projeto de pesquisa já encontrou graxaim do mato, tatu galinha e o gambá de orelha branca.
Matéria ZH digital de 23/10/2012

     A Lagartus Ambiental para 2013 vai estudar e registrar os hábitos noturnos dos felinos e outras espécies de animais que vivem no Rio Jaguari durante a 5ª Expedição Um Olhar Feminino Sobre o Rio Jaguari utilizando os recursos da fotografia noturna com armadilha fotográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.