02/02/2013

Datas Comemorativas do dia 02 de fevereiro de 2013


UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – www.ucs.br
Programa UCS MENSAGEM imprensa@ucs.br  (54)3218 2255
Pesquisa e redação: Valdir dos Santos – vjosanto@ucs.br - Ano 5/VS

Hoje é o dia 2 de fevereiro, sábado  -- Quinta  semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 33 dias. Faltam 332 para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua crescente  -- Signo de Aquário. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO SEHEIAH e devem rezar o Versículo 13 do Salmo 70 para ter mais proteção.

Pensamento do dia: Usa capa de letrado muito asno disfarçado.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL –1970 - CAXIAS DO SUL - UCS – Formalizada a aquisição do terreno e do prédio do Colégio Sacre Coeur de Marie, próximo à Estação Experimental de Viticultura e Enologia. Hoje, ambos as áreas  fazem parte da Cidade Universitária e no prédio funciona a Reitoria.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO - DIA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, protetora dos pescadores, em Porto Alegre, Pelotas e Salvador -- DIA DE IEMANJÁ (Bahia) -- DIA DO AGENTE FISCAL.

O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1536 – BUENOS AIRES – ARGENTINA - A atual capital da Argentina, Buenos Aires, é fundada por Pedro de Mendoza da Espanha.
1556 – CHINA - O pior terremoto da história atinge três províncias da China, causando a morte de aproximadamente 830.000 pessoas.

1848 – FRONTEIRA MÉXICO - ESTADOS UNIDOS – A assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo encerra a guerra entre Estados Unidos e México.

1971 - UGANDA - Idi Amin Dada assume o poder em Uganda, após ter liderado um golpe de estado contra o presidente Milton Obote.

1987 – BRASÍLIA - Ulysses Guimarães, presidente do PMBD, é eleito presidente da Constituinte.

1987 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Eleitores americanos da Revista People elegeram a atriz Katherine Hepburn e o ator Cary Grant como os maiores atores de todos os tempos.
1989 – ASSUNÇÃO - PARAGUAI  – Cai o ditador Alfredo Stroessner e se exila no Brasil.
1996 – NOVA IORQUE - ESTADOS UNIDOS -  Morre Gene Kelly, 83 anos, dançarino, ator e coreógrafo.


O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1916 - RIO DE JANEIRO – Morre JOSÉ Dias de Matos VERÍSSIMO, natural de Óbidos, Pará, onde nasceu em 8 de abril de 1857. Iniciou os estudos na terra natal, depois Manaus e Belém. Aos 12 anos transferiu-se ao Rio de Janeiro, retornando ao Pará, onde começou a carreira jornalística e literária. Em 1891, de novo para o Rio de Janeir, foi Diretor do Ginásio Nacional (Pedro II), membro fundador da Academia Brasileira de Letras,  do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. ‘’Foi um dos mais prestigiados críticos da literatura brasileira.’’ Objetivo e imparcial, atendia apenas aos méritos e defeitos das obras analisadas.

O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1778 – GRAVATAI - O Cel. José Marcelino de Figueiredo, governador militar, funda, na "Aldeia dos Anjos", a nossa Gravataí, o "Colégio das Servas de Maria", destinado à crianças indígenas, vindas das Missões. Inicialmente previa a educação de meninas, mas logo foi para meninos. É a primeira  escola do Rio Grande do Sul e a professora nomeada D. Gregória Rita Coelho de Mendonça,  era perfeita conhecedora da língua guarani. Em 1784, o colégio contava 23 alunas e 20 alunos.
1789 – RIO GRANDE  - Nasce Maria Clemência da Silveira Sampaio, botânica e  poetisa.
1887 – PORTO ALEGRE - Nasce Fernando Antunes, advogado, jurista e economista.
1889 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Paulo Labarte, jornalista. Morreu no Rio de Janeiro.
1892 - PELOTAS - Nasce Luís Sousa Gomes, economista.
1902 – PORTO ALEGRE - Nasce Luís Palhares de Melo, jornalista.
1925 - MONTENEGRO - Nasce Celestino Ruben Neis, sacerdote católico romano, historiador.

SANTO DO DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIROAPRESENTAÇÃO DO SENHOR -  A festa de hoje, cuja origem remonta ao século IV, era chamada de Purificação de Nossa Senhora lembrando o cumprimento da lei, conforme descrição do segundo capítulo de São Lucas. Quarenta dias após o nascimento, Jesus foi levado ao Templo para se cumprir a lei sobre os primogênitos e sobre a purificação da mãe. A reforma litúrgica de 1960, querendo dar o verdadeiro sentido ao acontecimento de origem, que é a oferta de Jesus ao Pai, símbolo do sacrifício da Cruz, deu o nome de Apresentação do Senhor. Nem Jesus, nem Maria estavam sujeitos a essa lei, pois eram sem pecado, mas quiseram dar-nos exemplo de submissão às autoridades. É uma comovente lição de humildade, juntamente com aquela de pobreza demonstrada no presépio.

O DIA DE HOJE, 2 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1862 - SÃO JERÔNIMO - Nasce Jerônimo de Oliveira Neves, promotor público em São Francisco de Paula, Juiz Distrital de Caxias do Sul, jornalista, jurista e poeta.
1868 - PICADA NOVA - O pastor Heinrich Hunsche profere sua primeira prédica à comunidade evangélica local. Aí ficaria pelo espaço de 40 anos.
1881 - CAXIAS DO SUL - Nasce Angelo De Carli, filho de Inocente e Júlia Risse. Foi um dos maiores comerciantes de Caxias do Sul. Homem de visão e grande tino comercial, iniciou a produção de erva mate, no atual Bairro Cruzeiro e abriu um barbaquá. Era, porém, analfabeto. Chamou um professor e deu-lhe quinze dias para alfabetizá-lo. Conseguiu.
1899 - GUAPORÉ - Toma posse o cura Padre Estêvão Gazzara. Além de vigário, foi Real Agente Consular, empenhou-se por melhoramentos  junto às autoridades italianas e brasileiras.
1936 - SARIZZOLA, TORTONA - ITÁLIA – Falece o Pe. Henrique Domingos Poggi, pároco de Bento Gonçalves. Transformou a paróquia numa das mais apreciadas da regiãs.
1938 - CAXIAS DO SUL - Nasce João Leonir Dall'Alba, 1938-2006, missionário Josefino de Murialdo, no Equador, onde se dedicou à evangelização dos índios. Produziu poema sobre o Equador, expressiva peça literária de sentido patriótico, sobre a colonização italiana em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e poesias em vêneto. Nasceu às margens do Rio São Marcos.
1970 - CAXIAS DO SUL - Entra em vigor a passagem operária no transporte público urbano.
1976 - CAXIAS DO SUL - Morre Vinícius Ribeiro Lisboa, funcionário municipal de magníficos serviços prestados, com eficiência e correção inatacável. Aposentado e reconvocado ao serviço, recusou os vencimentos da ativa. Seu nome foi dado ao Centro Administrativo Municipal. Era filho de Joaquim Pedro Lisboa, idealizador das Festas da Uva.


O DIA 02/FEVEREIRO EM TUPANCIRETÃ
  • Ana Bertagnolli casou-se com Almeri em 2 fevereiro 1974 em Tupanciretã, RS. Eles tiveram os seguintes filhos Adriano Bertagnolli Bolzan nasceu em 11 março 1977 em Santa Maria-RS e Andre Luis Bertagnolli Bolzan nasceu em 24 agosto 1981 em Santa Maria-RS.
  • 02/02/1929 - Data em que Dom Miguel de Lima Verde – Bispo de Santa Maria assina o decreto que eleva a categoria de Paróquia a Igreja Católica, sendo conduzida pelo Pe. Frederico Blass.
    Cronologia histórica de Tupanciretã - Luis Afonso Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.