04/04/2014

FUNASA realiza uma oficina com Política e plano municipal de saneamento básico ministrado em Santa Maria com a participação de Tupanciretã

    


  Do dia 31/03   a 4 de abril o curso   realizado pela ASSEMAE (Associação Nacional dos Servidores Municipais de Saneamento) em parceria com a Funasa sobre Política e Plano Municipal de Saneamento Básico. Os participantes foram instruídos quanto as diretrizes do plano, sendo capazes de analisar os termos de elaboração e contratação dos termos, além de suas principais características para sua implementação.



   Através do plano municipal de saneamento básico é possível determinar e avaliar os indicadores que atestam a qualidade dos serviços prestados. O profissional que participar da oficina poderá avaliar quais as condições do abastecimento de água, o manejo de resíduos sólidos, a drenagem urbana e o esgotamento, que são os principais componentes do saneamento básico. A capacitação ainda permite que os participantes possam diagnosticar problemas referentes a esses componentes, realizando a regulação desses serviços.
De acordo com as diretrizes do treinamento, os inscritos foram orientados sobre como formar grupos de trabalho  e a mobilização social. A comunicação com a população, bem como o diagnóstico participativo dos setores que fazem parte do saneamento básico serão abordados de modo a aumentar o interesse da população e sua conscientização. Os participantes terão acesso a um acervo de mídia para consulta que irá engrandecer seus conhecimentos adquiridos. 
Os palestrantes são Dirceu Scaratti com doutorado em Engenharia de Produção. - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis e Fátima Maria Franz Hermes com Pós-Graduação: Especialização em Administração Pública - Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.
A capacitação da Assemae é destinada, principalmente, a gestores do saneamento  básico nas esferas municipais e regionais, além de integrantes de ONGS, movimentos ambientais e demais interessados no saneamento básico de sua comunidade. 

Tupanciretã participou através da CIRC / Ambiental - com o Secretario de Meio Ambiente - Luis Afonso e a Técnica e Química Angela Kaiser da SMMA, tambem pela SMS - Saúde com as Técnicas Terezinha L. Ribas dos Santos e Diaine Santos Vieira.
Galeria de fotos do evento - registro Lagartus Fotos

Ultimas imagens do evento realizado com sucesso cuja avaliação final pós teste de 87% e assim todos os participantes levam consigo a melhor capacitação para realizarem em seus municípios um bom PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO.

Apresentando o resultado das oficinas































 Equipe CIRC - Santa Maria, Funasa de Brasilia e Poa



 Alguns certificados entregues 

























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.