01/02/2015

Rotas de férias pelo Rio Grande do Sul em 2015 - Arroio do Só, Restinga Seca e Formigueiro

Janeiro e fevereiro são meses das férias dos passeios, das famílias, das visitas comunitária aonde vivemos, convivemos e aproveitamos as coisas boas da vida e nesse sentido passo a alguns registros pessoas, dos amigos e conhecidos 

Pôr do Sol em Arroio do Só

Aqui se acorda com um grande numero de Seriemas e seu canto peculiar 

Aqui encontramos campo com boa grama, mas também vimos lavouras de soja

Esta é a melhor lavoura de arroz da região entre Arroio do Só e Formigueiro



Este local se chama Buraco Fundo em Restinga Seca, solo frágil mas fértil pois notamos uma grande quantidade de arvores nativas da região




 Ponte no Rio Vacacai 

 Praia das Tunas em Restinga Seca divisa com Formigueiro


 As aves e os insetos tem um grande espaço para uma vida, ainda com espaço...

 Centro da cidade de Formigueiro que significa
...
Em tempos remotos, uma comissão de Engenheiros que faziam a demarcação de terras, ao passar neste local avistaram uma extensa fila de carretas que iam e vinham da região central do Rio Grande do Sul para as cidades mais na fronteira com o Uruguai. Esses carreteiros faziam seu descanso no alto de uma coxilha onde atualmente está localizada a cidade. Um dos Engenheiros, ao observar tanto movimento teria dito: “Isto aqui parece um formigueiro”. Com o desenvolvimento do lugar e as sucessivas divisões territoriais do Rio Grande do Sul, Formigueiro pertenceu inicialmente ao grande município de Rio Pardo que abrangia ao redor de 2/3 de todo território gaúcho.

 Tanto em Formigueiro como Restinga Seca encontramos um grande numero de aves da espécia Curicaca " Ave Simbolo de Tupanciretã". 



Rodando pelas estradas interioranos e especial chegando as casa vimos o plantio de muitas espécies de flores que embelezam a frente, próximo a lavouras e até mesmo a lado de estradas.





Uma das tradições de se mantem em quarar  a roupa em cima da grama e lavar em uma tabua no barranco do açude




 Casas antigas estão sendo recuperadas com alguma alteração em busca de um conforto




Arroio do Só

 Este é o 5º distrito de Santa Maria, ali encontramos 3 fábricas de cuia de chimarrão, igreja, escola, CTG, mercado, Emei, quadra de esporte, boas casas, mas também muitas casa fechadas e perdidas pelo tempo bem como os engenhos de arroz, curtume entre outros.











     Para chegar a este local só seguir o mapa abaixo, não hospedagem, restaurante e sim casa de famílias que na maioria italianos.
Acesso para Arroio do Só pela Rodovia 287

 Arroio do Só fica aproximado a 32 km de Santa Maria
 Buraco Fundo, fica a 1 km do asfalto que liga Restinga Seca a Formigueiro
 Praia da Tunas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.