15/11/2019

A HISTÓRICA MARIA FUMAÇA MALETT 204 CHEGA A TUPANCIRETÃ DIA 23

A empresa ferroviária RUMO associada a ABPF - Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário estão realizando mais uma ROTA NATALINA com a histórica Maria Fumaça Malette 204 que é uma das poucas que sobrou depois de rodar anos carregando carvão e hoje recuperada tem transportado alegria e esperança a muitas pessoas de todas as idades, inclusive os velhos ferroviários, de Santa Cataria e Rio Grande do Sul. Na rota pelo RGS a nossa Tupanciretã recebe a visita dia 23/11 a partir das 19:30  na Estação Férrea que fica a uma quadra da Av. Vaz Ferreira centro, permanecendo até as 20:30 para visitação, fotografia, conhecimento e para muitos "matar a saudade de uma locomotiva movida a vapor". A UBVT - Bombeiros Voluntários de Tupanciretã vai apoiar com   caminhão tanque para abastecer com água e desta forma a 204 o seu caminho pelo rio grande.





UMA PEQUENA FRAÇÃO HISTÓRICA DA FERROVIA EM TUPANCIRETÃ
  • A primeira fase da ferrovia em "Tupaceretan" foi inaugurada em 1894 junto com o nascimento na Vila" época que que o fundador Maj Antonio José da Silveira dou o primeiro lote de terra para pessoas que andavam sem "era nem bera" após a guerra de 1893 mas a ferrovia foi criada no dorso divisor das água e por sinal muito bem planejada. Abaixo mapa e foto da 1ª estação que foi localizada em frente ao portão principal da "Cooperativa Agropan".


    Nota...linha pontilhada amarela era o trajeto de 1894 e vermelho do trajeto de 1944 até hoje




2ª Estação foi inaugurada em 1944 a uma quadra da Avenida Principal "Hoje Vaz Ferreira" e antes Rua do Comércio

   Nota...Prédio na parte superior ao centro desta foto que foi registrado pelo 1º fotografo de Tupanciretã " Francisco de Sales Marques Correa" a bordo de um avião stinson da família Fogliatto



O fundador de Tupanciretã "Major Antonio José da Silveira" em 1894 o mesmo ano da inauguração da 1ª Estação




  Nota... 1 loteamento de terra de Tupanciretã doado pelo fundador e sua esposa em 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.