29/02/2020

GAFANHOTOS ATACAM TUPANCIRETÃ EM 1906 E EM 1947

Schistocerca cancellata, espécie que
 atacou a região de tupanciretã em 1947
Estamos acompanhando de longe mas de perto pela rede social os ataques de gafanhotos em 2020 na China, Índia e Paquistão com  4 centenas de bilhões de gafanhotos que devoram o que encontram pela frente e  usam um meio de combate o sistema de cadeia alimentar com mais de uma centena de milhar de patos com o objetivo comer esta proteína ambulante.

O nossa região da grande Tupanciretã teve um primeiro ataque  de gafanhotos em 1906, dois  anos antes da abertura da Charqueada Pedro Osório, que devorou a vegetação rasteira e plantações que num relato do Intendente de Cruz Alta " Dr. Candido Machado" declarou que os agricultores com menos posses foram a miséria a tal ponto que a intendência teve que abrir postos de trabalho para levar alguma renda cujo custo anual foi na ordem de "seis contos e quinhentos e noventa mil réis" . Nesta época usaram para combater a "vassoura de fogo" e criavam barreiras de fogo para conter os gafanhotos.

    Um novo ataque apos 41 anos , em 14 de junho de 1947, relatado pelo Jornal Diário Serrano de Cruz Alta "Grande nuvem de gafanhotos, de mais de cinco léguas de extensão, acaba de invadir os municípios de Tupanciretã e Cruz Alta" que passavam no sentido "leste a oeste" e mediante a esta situação aviões da Secretaria da Agricultura do RS com apoio decisivo do funcionário Pedro Fumagalli  passaram a realizar um combater aéreo com uso de DDT (diclorodifenil tricloroetana) nesta terrível praga e na parte terrestre as pessoas, os agricultores usavam de outros meios para o combate aos "saltões - inseto que salta muito" com: farelo de ferragem envenenado, pulverizadores, lança chamas e até mesmo as crianças montadas em cavalos galopavam com panos brancos, outras em duplas arrastavam taquaras atadas e latas velhas em forma de tambor para espantar os "acrídios" das lavoras de trigo.

Fonte pesquisa: Livro Pejuçara - Centenário da Imigração Italiana - Volume II - Jurandir Zamberlan / 1999
Pesquisa: Luis Afonso Costa






Um comentário:


  1. Você Sabia? Val de Serra já foi atingida por uma praga de gafanhotos.

    https://valdeserra.wixsite.com/valdeserra/single-post/2017/02/22/Voc%C3%AA-Sabia-Val-de-Serra-j%C3%A1-foi-atingida-por-uma-praga-de-gafanhotos

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.