O dia de Natal rural é pé no chão literalmente, embaixo das árvores e de preferencia uma grande figueira rodeada de mesas rusticas, cadeiras e até mesmo um colchão para as crianças tirarem um cochilo.
No dia de Natal rural o aproveitamento do que foi servido na noite de Natal é certo e complementado com um churrasco de gado, ovino e suíno e claro que a sobremesa pode ser um pudim caseiro, uns doces que o Papai Noel trouxe, mas o bom é uma saborosa melancia.
No dia de Natal rural as crianças admiram seus presentes como os eletrônicos plásticos que imitam itens da cozinha como um micro ondas que nos anos 70 do século passado eram produzidos em madeira.
Em um dia de Natal rural tem jogo de bocha campeira em terreno irregular, tem um carteado e muita risada entre amigos e tudo regado a cerveja, refrigerante, suco de laranja ou limão e claro água para muitos.
Em um dia de Natal rural lembramos os bons e saudosos tempos dos muitos que nos deixaram e que gostavam de uma festa ou uma dança.
Em um dia de Natal rural não pode faltar um celular para registrar as imagens e os pequenos clips da alegria da presença dos familiares e dos demais que estão juntos neste memorável momento.
Em um dia de Natal rural não podemos ficar sem ouvir a Rádio Tupan, hoje FM, com as mensagens dos ouvintes, empresas entre outros e também as boas musicas gauchas e outros ritmos como sambas, rock, sertaneja e muito mais.Em um dia de Natal rural, pós pandemia, afastou um pouco dos parentes mais distantes que em outros anos vinham de caravana com barraca, apetrechos, roupas, utensílios para passarem o final de anos e mais uns dias do ano seguintes.....bons tempos família Costa de Ijuí.
Em um dia de Natal rural é diferente de uma família para outra aonde umas são mais humildes e umas mais abastadas, mas uma coisa não muda para qualquer uma da cidade ou meio rural que é o espirito de Natal, de família e de amigos para sempre.
Que um dia de Natal rural permaneça para sempre em baixo da sombra de uma figueira frondosa, saudando os bons e eternos momentos e a alegria de viver em família.
Feliz dia de Natal rural
Luis Afonso Costa