15/03/2022

TUPANCIRETANENSE MARCA SUA HISTÓRIA NO BRASIL

Crédito imagem: Editora Pátria
General de Exercito Décio Luís Schons, natural de Tupanciretã nascido em 30 de agosto de 1955, na cidade de Tupanciretã – RS, é filho de LUIZ OSVALDO SCHONS e de CLARA BARROS SCHONS.


Foi incorporado às fileiras do Exército em 8 de março de 1973, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas - SP. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Cavalaria em 14 de dezembro de 1979 e classificado no 9º Regimento de Cavalaria Blindado, sediado na cidade de São Gabriel – RS.
Além dos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento, Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, frequentou o Curso Avançado de Inteligência, o Curso de Manutenção de Armamento e o Curso de Pós-Graduação em Supervisão Escolar. 

Como Oficial Intermediário e Oficial Superior, foi:
Instrutor da Escola Preparatória de Cadetes do Exército; 
Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras; 
Observador Militar da Organização das Nações Unidas em Angola; 
Oficial de Ligação da Organização das Nações Unidas na Antiga Iugoslávia; 
Ajudante de Ordens e Assistente-Secretário do Ministro do Exército; 
Adjunto da Comissão do Exército Brasileiro em Washington; 
Assistente do Comandante do Exército e Oficial do Gabinete do Comandante do Exército. Dentre os cargos relacionados a chefia e direção que exerceu, destacam-se os de Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e de Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington. Como Oficial-General, além de ter comandado a Escola Superior de Guerra, comandou a 2ª Divisão de Exército, sediada na cidade de São Paulo, e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria – RS. Foi também Diretor de Avaliação e Promoções, no âmbito do Comando do Exército. 

No Ministério da Defesa, foi Diretor do Departamento de Desporto Militar, Subchefe de Política e Estratégia e Subchefe de Assuntos Internacionais. Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Militar e a Medalha Marechal Hermes Aplicação e Estudo - prata com 2 coroas. 

O General SCHONS é casado com a Sra ELISABETH ZUCCHETTI SCHONS. O casal tem três filhas (CLARISSA, STELLA E RAISSA), uma neta (ALICE) e um neto (LUÍS FELIPE).

Fonte: http://eblog.eb.mil.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.