30/04/2022

DIA DO FERROVIÁRIO E TUPANCIRETÃ

1ª Estação Férrea
A criação do primeiro loteamento da então "Tupaceretan" nasceu em 1894 com a doação de um lote de terrenos doados pelo fundador "Antonio José da Silveira " e sua esposa "Constança Silveira de Lima" e neste mesmo ano era inaugurada a primeira linha férrea que vinha desde Marcelino Ramos em no interior vindo de Cruz Alta passava pela paradas de  Benjaminot, Espinilhinho, Urupu, São Solano, Batu até chegar no vilarejo aonde a a estação estava localizada na frente da Charqueada Marcial Terra, hoje Cooperativa Agropan.  



Rua do Comercio em 1900

A Rua do Comércio, hoje avenida Vaz Ferreira, foi idealizada em paralelo a hoje Av. Bortolo Fogliatto, pelo conselho da municipalidade que tinha uma gestão partilhada com Julio de Castilhos e Cruz Alta

Trajeto Ferroviário interno 

        O trajeto destaca com linha pontilhada amarela registra o primeiro trajeto da ferrovia aonde podemos identificar a localização da 1ª Estação em frente a Cooperativa Agropan, observando que o traçado com linha pontilhada em vermelho traça o novo trajeto a partir de 1944.

Estação Férrea 1951

            Avenida Vaz Ferreira e seus jacarandás ao centro e no fundo da Igreja Matriz Mãe de Deus a Estação Férrea construída em 1943


Viaduto do Fenner

     Estes ferroviários estavam finalizando a obra do viaduto do Fenner que cortou o terreno e casa da família do seu Cassimiro Fenner, passa esta obra de viaduto foi construído um aterro para viabilizar esta passagem bem como do outro viaduto conhecido como viaduto da Ford. Observando ao fundo da imagem um pinheiro que ainda está em pé neste 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.