Quem diria que a Rua do Comércio (1910) hoje Av. Vaz Ferreira (2010), cujo inicio fica no Parque de Exposições Marcial Terra e finaliza no Parque da paz eterna, também marcou a linha divisória entre os municípios de Cruz Alta e Julio de Castilhos, está localizada no dorso divisor de águas das Bacias do Ibicui e Jacui, por ela transitou muitas lideranças, políticos, autoridades, pessoas que na vida e na morte fizeram o bem local, também as carruagens, os carros de bois, as aranhas, charretes, carroças, foi ela a primeira a receber inicialmente a luz noturna com lampião a querosene, depois o motor gerador a gasolina, mais tarde a energia elétrica gerada no Rio Ijuizinho, enfim, esta é uma avenida encantadora que merece atenção, cuidados, um novo estudo para sua arborização, também uma reestruturação do sistema de estacionamento e também um monumento a um dos maiores empreendedores de Tupanciretã – Dr. Franklin Vaz Ferreira.
30/07/2010
FARMÁCIA SÃO JOÃO ABRE AS PORTAS EM TUPANCIRETÃ
Tupanciretã com 23.300 habitantes, maior produtor de soja do RS classificado em 62 no ranking de exportações recebeu no dia 30/07/2010 mais uma farmácia da rede São João que está localizada na Avenida Vaz Ferreira Esquina com a Rua Paulino Aquino no prédio histórico do conhecido Magazine Renner que funcionou por muitos anos com a família Brum. Esteve presente na inauguração o seu Diretor Presidente Sr. Pedro Henrique Kappaum Brair , do Prefeito em exercício o Sr. Luiz Valmor da Silva França, do Presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Ver. Carlos Augusto Oliveira dos Santos, Presidente da OAB – Dr. Enio Celeste Burtet, lideranças, comerciantes e convidados. O Pe. Gildo Brandt fez a benção ao novo estabelecimento e logo após foi inaugurada a 161 farmácia da rede.
1- Primeira Fármácia São João (Campo Novo - RS)
2 - Farmácia 161 - Tupanciretã julho 2010
25/07/2010
São Cristovão é festejado com carreata em Tupanciretã
A comunicade de Tupanciretã em especial da Capela Católica do Bairro Medeiros, a ACOMOBAM Associação Comunitária do Bairro Medereiros e Associação dos Camioneiros fazem uma grande carreata pelas ruas e avenidas da cidade, também a benção dos veiculos pela Padre Gildo, Missa, Inauguração de uma nova imagem do Santo na Praça do bairro e logo após um almoço com suculento churrasco.
São Cristóvão (em grego: Άγιος Χριστόφορος) é um santo venerado por católicos e cristãos ortodoxos, classificado como mártir morto durante o reinado de Décio, imperador romano do século III.
A Igreja Ortodoxa venera São Cristóvão no dia 9 de maio. O Calendário Tridentino da Igeja Católica permite a celebração de São Cristóvão no dia 25 de julho, apenas em missas privadas. Esta restrição foi removida mais tarde. Apesar da Igreja Católica ainda aprovar a devoção a ele, o listando entre os mártires romanos venerados em 25 de julho,[1] ela removou seu dia festivo do calendário católico de santos em 1969. Na época, a igreja declarou que a celebração não era de tradição romana, tendo em vista sua adesão tardia (por volta do ano de 1550) e limitada ao calendário romano.[2]
A Igreja Católica argumenta que quase nada de histórico é conhecido sobre a vida e a morte de São Cristóvão,[3] apesar de que várias lendas são atribuídas a ele. A mais popular se origina da Legenda Áurea, uma compilação de histórias de santos so século XIII.
20/07/2010
O Gremio de Tupanciretã - GEPO e outros
Tupanciretã não é diferente de nenhuma cidade, vilarejo ou até mesmo um rincão deste Brasil, aqui também sempre teve e vai ter um bom futebol, hoje destaco alguns momentos do futebol local entre o GEPO - Grêmio Esportivo Pedro Osório cujo campo sempre foi no bairro Moraes ao lado dos trilhos da RFFSA e do GAUCHO com seu campo no Bairro do Gaucho próximo a Charqueda do Marcial Terra.
Tiro de Guerra em 1930
Gremio Estudantil F. clube -4.1.1942
O ESPORTE CLUBE MUNICIPAL foi fundado em 1943
Futebol bombacha Saca Rolha em 1976
15/07/2010
Tupanciretã, a neve de antes e a geada de hoje.
As condições climáticas alteram com frequencia as estações do ano, a exemplo podemos ver através das fotografias registradas em Tupanciretã entre 1920 e 1930 com neve em plena praça Cel. Lima no centro da cidade, na Estação Experimental hoje FEPAGRO e hoje o que podemos ver são algumas geadas nesta 1a quinzena de julho.
Foto 2: Area residencia da Fepagro - acrevo pessoal de José F. Savian
Foto3: Registro de geada no Parque da Fepagro dia 14.07.2010 as 8:30
Lagartus Ambiental apoia PROJETO PESCAR em Tupanciretã
Nesta quarta feira - 14/07 os participantes do PROJETO PESCAR , que acontece pela primeira vez em nosso municipio, tiveram uma aula externa de meio ambiente com monitores voluntários Luis Afonso Costa (Lagartus Ambiental) e Julieta Dal Castel Lopes (Programa Respira Tupã) realizada junto ao lixão de Tupanciretã na localidade do Abacatu, oportunidade em que os alunos conheceram o local, a situação de abandono, o trabalho das pessoas que catam o lixo para sobreviver, a constatação de má separação do lixo na cidade. Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com um dos catadores o Sr. Salvador que ganha aproximado R$ 218,00/mes e saber dele uma série de informações. Todo este estudo extra classe serve para conhecer a nossa realidade e saber que este local que tem menos de 10 anos de vida util em virtude da cerca de 12 Ton coletadas diariamente em Tupanciretã.
Assinar:
Postagens (Atom)