![]() |
| M108 - Monumento Praça Pedro Osório - Tupanciretã/RS |
(imagens dos obuses - final matéria)
CONHECENDO A VIATURA
NOMENCLATURA: Viatura Blindada M108 AP Howitzer
DESCRIÇÃO: OBUSEIRO AUTOPROPULSADO com canhão de 105mm
SIGNIFICADO DE OBUS:
(pronuncia-se AFI: [oˈbus]) é um tipo de boca de fogo de artilharia que se caracteriza tradicionalmente por dispor de um tubo relativamente curto e por disparar projéteis explosivos em trajetórias curvas.
O termo obus é também utilizado pelas forças armadas de alguns países para designar, por analogia, o tipo de projétil oco de carga explosiva disparado pelos obuses (armas).
A designação obuseiro é utilizada em algumas forças armadas - em detrimento do termo obus - para designar o próprio tipo de arma que dispara obuses (projéteis).
FABRICAÇÃO: EUA - Estados Unidos da América
PROJETO: T-195195E-1 venceu a concorrência governamental em setembro de 1954 e fabricados em 1960.
PRODUÇÃO: Foram fabricado cerca de 600 unidades
PESO: 21 toneladas
TESTE: algumas unidades foram testadas e aprovadas na Guerra do Vietnã
UNIDADES EM ATIVIDADES:Esse programa, que fazia parte de acordos bilaterais de cooperação militar firmados entre Brasil e EUA durante a Guerra Fria, tinha como objetivo fornecer material bélico norte-americano para modernizar as Forças Armadas Brasileiras, alinhando-as à doutrina de defesa do hemisfério ocidental frente à ameaça soviética.
QUANDO CHEGARAM: Na década de 1970 e foram os primeiros obuseiros autopropulsados a serem operados pelo Exército Brasileiro, representando um avanço significativo na modernização da artilharia de campanha do país na época.
DESTINO: Grupamentos de Artilharia de Campanha Autopropulsados (GAC Ap), com o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, baseado em Curitiba no estado do Paraná, se tornando em 1972, a primeira unidade a receber operacionalmente o M-108 Howitzer. Duas viaturas FORAM alocadas na Escola de Material Bélico (EsMB),












Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.