30/06/2010

Seminário sobre atividade leiteira em Tupanciretã

     A Secretaria Municipal de Agricultura (SMAGRI) de Tupanciretã com o apoio da Prefeitura da COOPETC e COOPAT realizou um bom e importante seminário sobre a atividade leiteira em nosso município nesta oportunidade Luis Fabiano Secretário de Planejamento fez um relato histórico desde os anos 1700 as atividade agrícolas e pecuária que envolveu a coroa Portuguesa, a chegada dos colonizadores italianos, alemães que abriram espaços para culturas no RS. A formação de grande estância levou a produção de charque para abastecer outros estados e até mesmo para o exterior, logo mais tarde por volta dos anos 50 o advindo dos frigoríficos abriu a oportunidade para carne congelada como foi o frigorífico SERRANA, um dos maiores da America latina e que absorvia toda a mão de obra local, mas os outros estados ficaram espertos e também começaram produzir carnes bem como introduzir a avicultura e isto alterou os negócios em nosso estado em conseqüência disto Tupancireta na década de 70 inicia a abertura do plantio de grãos trigo e soja, sendo que neste período surge a Cooperativa Agropan, a soja se torna o carro chefe da atividade econômica local até a presente data sem agregar valor e desenvolvimento local. Fabiano inclui na III fase econômica de nosso município com o advindo dos assentamentos a atividade leiteira como uma alternativa para manter as pequenas propriedade e com isto surge a COOPAT- Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Tupancireta e a COPETEC- Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda. cujo inicio das atividades foi difícil, pois tinham de competir com o monopólio dos compradores, situação diferente na atualidade que se comprova pelo valor pago ao produtor que era de R$ 0,19 e hoje chega a R$ 0,60.
     O Rio grande com sua capacidade empreendedora aos poucos esta abrindo fronteiras comerciais como por exemplo Caxias do Sul que antes era só UVA e hoje é uma cidade agregadora que trabalha com qualidade na uva, no vinhos, na mão de obra e ainda mais também é metalúrgica, moveleira vista pelos municípios vizinhos que também aproveitaram este caminho, por outro lado vimos o exemplo de Santa Cruz do Sul uma cidade voltada para o fumo e com tendência negativa para os negócios nacionais e internacionais pois o produto é considerado uma droga, que gera dependência. Analisando as oportunidades comerciais regionais a cidade de Santa Maria com quase 300 mil habitantes vive de transferência governamentais com universidade, exercito, aeronáutica necessita de alimento e isto abre oportunidade regional para a atividade leiteira pois o volume populacional supera a marca dos 400 mil habitantes.
     A organização cooperativada foi bem lembrada pelos presidentes Talvani Ragazoni da COOPAT e Pegoraro pela COPETEC durante o evento lembrando que é a maneira correta de manter os pequenos unidos e buscar sempre melhor preço a sua produção.
    O seminário teve uma palestra com o Msc. Medico Veterinário Dario Fernando Milanes de Mello que abordou o tema Implantação do sistema Voisin descrevendo comparativos referente a alimentação, o custo e rentabilidade da alimentação animal e a importância deste sistema nas propriedade produtoras de leite.
    Nesta oportunidade também foi discutido a questão do preço do leite que sofre com as baixa no período de safra e o seu futuro.
   O produtor rural em especial o familiar deve cada vez mais se qualificar bem como estar atento as novas tecnologias e principalmente manter-se unido a sua cooperativa visando o equilíbrio financeiro e estrutural dentro da sua propriedade.

Tabela comparativa dos valores recebido pelo produtor em Tupanciretã - rs de 2002 a 2010 e isto mostra a importancia do produtor ser sócio de uma cooperativa e fazer o seu crescimento economico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.