03/07/2010

Tupanciretã, Avenida Vaz Ferreira - 100 anos - Parte I

A Avenida Vaz Ferreira, antes Rua do Comércio, está completando 100 anos de história e neste espaço vou procurar registrar fatos e considerações sobre esta importante avenida da nossa cidade.(acervo fotográfico da Familia Krebs)
Foto 1: Ano 1910 rua principal do vilarejo provável ainda sem nome, já nos anos 20 tinha a descrição Rua do Comércio, sua posição fica proximo ao Café do Cobrão, hoje, próximo ao Mercado Grão de Trigo, tambem notamos nesta foto a existencia de parte ainda gramada, próximo a 5o prédio vimos uma carruagem parada em frente, isto comprovando registros dos anos 1880 quando do trajeto Cruz Alta, Tupancertan, Santa Maria, tambem pode-se ver ao lado da cerca da 1a casa a esquerda uma luminária que era acesa todas as noites com querozene.

Foto 2: Carruagem estacionada.

Foto 3: Esta imagem é a prova maior dos 100 anos pois em 1910 este prédio abrigava a Farmácia de Eugenio Verissimo e mais tarde ficou com a familia de Nagibe Haad até a presente data, podemos notar uma pequena calçada e a rua de chão batido e sovado pelas rodas das carretas, charretes e patas de cavalos. O prédio visto a esquerda do Café do Nagibe pertencia a Romeu Ortiz e servia de estação Rodoviária, hoje neste local temos uma Farmácia.

Foto 4: Moradores da localidade que vinham comprar medicamentos, alimentos e até mesmo viajar, podemos notar no lado direito na divida com o prédio da direito uma luminária que funcionava com querozene.
Foto 5 : Luminária a querozene

Foto 6:  Dionizio Krebs - pai professora de artes Vania Krebs, funcionário da Farmácia de Eugenio Verissimo - 1910.

Foto 7: Outra reliquia da Av. Vaz Ferreira, podemos notar partes ainda  gramado prédio O prédio tipo um sobrado do lado esquerdo que tem um poste na frente era o sobrado da Cadete, hoje prédio da Agropan Moveis e Ferragens.  lá no fundo ao lado de uma arvore podemos notar uma carreta de boi estacionada.

Foto8: Prédio da Farmacia Palhano em 1910 que estava localizado ao lado da antiga Farmácia Panvel, hoje, este  foi ao chão para dar lugar a Rua Capitão Amorim.

Um comentário:

  1. Parabéns Luis Afonso pelo excelente trabalho, e por nos trazes estas belas imagens da nossa querida Tupanciretã.

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.