25/11/2010

Tupanciretanense é destaque na França

   Que alegria e satisfação ver Tupanciretanenses fazendo sucesso e ainda mais na França, registro aqui Eder Nicoletti Mathias filho dos amigos Egon e Santina Mathias casal que exercem atividades comerciais a muitos anos em Tupanciretã os dois filhos formados Eder e Elton na área da computação com doutorado e ambos moram e trabalham em Nice no sul da França. Eder nos suas horas de folga produz cachimbos, sua arte confeccionou uma serie que lhe rendeu um premio destaque 2010 na França com registro na revista alemã www.cigar-cult.com. Veja as matérias e fotos.

Nice - França


Eder Mathias é um brasileiro, engenheiro de informática trabalha e vive na França, também é nosso consultor e colaborador  para assuntos de cachimbos; vamos contar um pouco sobre este artesão:



Meu nome é Eder Nicoletti Mathias. Eu nasci em Tupanciretã, uma pequena cidade do interior doRio Grande do Sul • Brasil, em 1977. Mas, me mudei de lá para uma cidade maior quando eu tinha quinze anos de idade. Desde então, tenho quase certeza que eu fui tomado por um tipo de doença chamada doença da mudança... Eu chamo de doença da mudança porque me mudei várias vezes de lugar,  hoje
finalmente moro na cidade d Antibes • França.

Leia a história de como Eder foi morar na França.
     Eu acabei por morar na França por consequência de como as coisas aconteceram na minha vida. Quando eu morava em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, tinha um amigo que antes de começar a contar um fato, sempre dizia: Tchê, pra te encurtar a história... E nisso seguiam-se duas horas de um “causo” que nunca acabava.

Eu recebi um convite de uma empresa para trabalhar na Letônia. No lado profissional, foi uma grande mudança. Não digo isso porque fui morar no exterior, mas sim porque fazia cinco anos que eu professor universitário e troquei para o ramo empresarial. Na verdade, dei um rumo bem diferente daquele que eu estava construído na minha vida acadêmica. Em 2009, junto com a Espanha e a Grécia, a Letônia foi um dos países mais atingidos pela tal “crise econômica”. Eu sempre fui bastante conservador em relação às mudanças e tento olhar várias oportunidades antes que os problemas acontecessem. Nisso veio à França. Em 2008 eu mudei pra cá por convite de outra empresa. Na ocasião, as coisas já estavam ficando bastante complicadas na Letônia. Decidi por aceitar a proposta e graças a isso e algum tempo disponível, comecei a trabalhar fazendo cachimbos.
      Sempre gostei do cheiro de madeira cerrada. Desde quando eu era criança e ia futricar na marcenaria de móveis artesanais do meu avô. Esse é o grande motivo que me fez começar a fazer cachimbos. Mas, além disso, teve aquele dia que de uma hora pra outra o mundo virou do avesso e as coisas que antes não pareciam fazer sentido, começaram a ser totalmente claras. Isso acontece com todo mundo nas mais simples situações. É como se o cérebro tivesse um tipo de chave. Até um momento ela está desligada. E de uma hora pra outra, a chave muda e tudo se torna perfeitamente claro. Essa é a história do meu primeiro 
cachimbo artesanal que comprei. Quando eu o recebi, minha namorada disse: It’s a master piece! Eu fiquei tão impressionado pela riqueza dos detalhes e pela amônia do todo que disse pra ela... Acho que consigo fazer um desses. Desde então, quase dois anos se passaram desde que fiz o meu primeiro cachimbo (janeiro de 2009). Chamei-o de InnuendoInnuendo é uma palavra porquissimamente usada em Inglês, mas em Português tem o mesmo sentido de insinuação. Quando comecei o Innuendo, decidi que ele iria ser o cachimbo mais perfeito que eu pudesse fazer, mas sem ideia alguma em me tornar um pipemaker. Em busca de tal qualidade que assim sigo até hoje, cada cachimbo que faço tem que ser o mais perfeito até o próximo. 

O porquê do nome Mr. Hyde?
Num desses dias que aquela chave do cérebro liga, comecei a estudar Filosofia na última universidade que eu trabalhava como professor. Sempre fui muito intrigado pelo conceito do bem e do mal, do certo e do errado, de tentar entender aquilo que define nossos atos como coerentes ou não.  Numa de minhas várias leituras, encontrei  Jean-Paul Sartre com a frase “A dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza”. Mais tarde em uma leitura de passatempo de Robert Louis Stevenson chamada “Dr. Jekyll and Mr. Hyde” (O Médico e o Monstro) que trata de um médico, Dr. Jekyll,  que experimenta drogas em si mesmo, se tornando Mr. Hyde, me trouxe uma ideia clara de dualidade e que o equilíbrio de nós 

Um cachimbo artesanal é feito com paciência, perfeccionismo e personalidade. Muito mais que uma ferramenta de fumar, um cachimbo artesanal tem compromisso com o prazer de fumar. Cada parte do processo é bem definida levando em consideração mais simples propriedade de cada pedaço de madeira Bruyère (Briarwood ou Erica Arborea).


... E o artesão de cachimbos é responsável por isto. Trabalhando em perfeita harmonia e procurando suas potencialidades em frente a uma madeira antiga esperando por ser descoberta.
    Cada cachimbo que faço é uma peça única e representa momentos da minha criatividade e habilidades como artesão de cachimbos. Estou constantemente experimentando novas técnicas de corte e acabamento, novos materiais para os anéis e novas maneiras de fazer os detalhes. Tudo isso, para produzir o melhor cachimbo possível que eu posso.
 Além do corte e acabamento feitos à mão, os materiais garantem a qualidade dos meus cachimbos. O Briar é especificamente escolhido entre os melhores produtores da Europa, principalmente da Córsega e da Espanha. As piteiras são feitas à mão utilizando acrílico, Ebonite e Cumberland da Alemanha. Quando eu desenho um cachimbo, sou muito orientado ao conforto. Os cachimbos devem ser exclusivos na forma e surpreendente para fumar. Sempre levo os cachimbos que faço de forma pessoal. Eu faço como eles como se fossem para meu uso próprio.
     O nosso amigo Eder, vende suas obras no site e atende pedidos, você querendo uma forma de cachimbo exclusiva envie o desenho ou foto para melhor orientação e atenção ao seu projeto. Minha opinião é que ele tem lindas peças para venda que nem seria preciso pedir uma especial, pois todas que ele faz são especiais e unicas.















 Fonte pesquisa:
 http://www.youtube.com/user/laspipasbrasil   
http://www.laspipasbrasil.com/mr-hyde-pipes
http://www.youtube.com/watch?v=S7FLfwSzLhM
http://mrhydepipes.com/?id=eNpLt03OzytJTC4pViuwVcu0VUu0VcuxLS1WK7Z1AACM2Qk0





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.