05/07/2012

Gripe HN1 e as imagens de Tupanciretã no dia 5/5/2012

sintomas gripe suína sintomas gripe a sintomas grupe H1N1

Tendo em vista o aumento no número de casos degripe A (H1N1) no Brasil, o Ministério da Saúde retirou o contato com pessoas vindas do exterior como uma das características da infecção, pois considera que a doença já está disseminada no país. Dessa forma, é importante identificar os sintomas característicos sintomas da gripe H1N1 (gripe suína). Para facilitar a compreensão, observe a imagem acima que aponta as principaisdiferenças entre a gripe A (H1N1) e a gripe comum.
Como nesta época do ano são comuns as doenças do trato respiratório, tais como sinusite, bronquite, rinite e resfriado, é importante a avaliação médica para um correto diagnóstico do quadro. Nesse sentido, indicamos que as pessoas que possuem plano de saúde busquem primeiramente o atendimento de seu médico assistente. Esta orientação tem como propósitos:
  • Correto diagnóstico do quadro clínico;
  • Evitar a automedicação, que é perigosa, muitas vezes agrava o quadro e pode causar danos à saúde e efeitos colaterais;
  • Evitar um aumento desenfreado na procura por atendimento em Unidades de Saúde e hospitais.
Este não é o momento para pânico e aglomeração. Lotar os serviços de saúde pode colaborar na disseminação de microorganismos patogênicos, entre eles o vírus Influenza A (H1N1). Portanto, seja consciente e cidadão.
Se você deseja fazer algo, adote as seguintes medidas de higiene e saúde:
  • Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
  • Se não for possível, utilize o braço, e não a mão, para cobrir a boca. O vírus é transmitido principalmente pelas mãos;
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
  • Faça uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras;
  • Aumente o consumo de água;
  • Pessoas com sintomas de gripe não devem frequentar ambientes fechados. Evite aglomerações;
  • Não use medicamentos sem orientação médica;
  • Procure prontamente uma unidade de saúde em caso de suspeita de infecção pelaInfluenza A (H1N1), para diagnóstico e tratamento adequado.
Dessa forma, você estará colaborando para o controle da disseminação de microorganismos patogênicos, bem como auxiliando o seu sistema imunológico a se fortalecer ao cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos.
Para esclarecimento de perguntas e respostas frequentes sobre a gripe A, acesse oMinistério da Saúde.
Fonte: Diretoria Administrativa e Setor de Medicina e Segurança do Trabalho – Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR

Considerações:
      A vacina começa a fazer efeito em 15 dias e para tanto é importante as pessoas de todas as idade se protegerem com agasalho evitando assim baixar a imunidade do corpo que abre caminho para o vírus da gripe.

Em Tupanciretã, após um caso registrado de óbito as pessoas estão a procura da vacina em postos mas o volume disponível não atende a todos e isto cria um transtorno social.
Veja as imagens registradas hoje 5/7/12 entre 6:30 as 7:45
Posto Bairro Gaucha 
 Posto Bairro Pedreira
Posto Centro da cidade









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.