05/07/2012

A sinapse é uma região de comunicação entre os neurônios ou entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares.


Ficheiro:Synapse diag2.png
Sinapses nervosas
As sinapses nervosas são os estímulos (Impulsos Nervosos) que passam de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, osneurotransmissores, através da fenda sináptica. ¹
As sinapses ocorrem no contato das terminações nervosas, dos telodendros com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois por mais que as estruturas estejam muito próximas, há um espaço entre elas, chamado sinapse ou fenda sináptica. O Impulso Nervoso ainda consegue passar devido aos neurotransmissores localizados nos telodendros, que atravessam a fenda e estimulam receptor (bioquímica) nos dendritos e assim transmitem oimpulso nervoso de um neurônio para o outro.


Tipos de sinapse

Sinapse excitatória
As sinapses excitatórias são aquelas onde a membrana pós-sináptica é despolarizada, como por exemplo as sinapses entre neurônios motores e músculos esqueléticos.
Sinapse inibitórias
As sinapses inibitórias causam a hiperpolarização da membrana pós-sináptica. Os neurotransmissores mais comuns em sinapses inibitórias de vertebrados são o ácido gama-aminobutírico(GABA) e a glicina. As células pós-sinápticas das sinapses inibitórias apresentam canais de cloro ligante dependentes. Quando esses canais são ativados por um neurotransmissor, eles podem hiperpolarizar a membrana pós-sináptica. Assim há uma probabilidade menor de lançamento de um potencial de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.