11/09/2019

TUPANCIRETANENSE É O 1º MÉDICO EM CIRURGIA ROBÓTICA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

     O médico urologista Rodrigo Cattelan Donaduzzi, natural de Tupanciretã, filho do casal Jorge Donaduzzi e Ieda Cattelan Donaduzzi que atende em Santa Cruz do Sul, participou do processo de certificação internacional em cirurgia robótica na Califórnia (EUA), na sede da empresa Intuitive, fabricante do robô Da Vinci, e passa a estar entre os poucos cirurgiões do Estado e o primeiro do interior do Rio Grande do Sul a possuir este tipo de certificação.
     Donaduzzi explica que a habilitação atesta que o cirurgião possui as habilidades e conhecimentos exigidos para uso da plataforma robótica. No entanto, para ser um cirurgião robótico é necessário antes passar várias horas em simuladores e treinamento no próprio hospital onde atua. Também precisa percorrer todas as etapas de formação cirúrgicas anteriores que no caso da Urologia somam 11 anos de estudo, além de experiência em outras formas de cirurgias minimamente invasivas, como as cirurgias laparoscópicas.
Além de participar do processo de certificação, Donaduzzi também realizou visitação na fábrica, onde presenciou as etapas de fabricação do robô, podendo verificar de perto os processos de controle de qualidade seguidos para oferecer máxima segurança aos pacientes durante os procedimentos.

O médico, que já atua em cirurgias robóticas no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, desde que o hospital iniciou o serviço há mais de um ano, destaca que a cirurgia robótica tem vantagens para o paciente e para o médico. “Ao paciente, a robótica resulta numa cirurgia menos invasiva, com necessidade de cortes menores possibilitando uma recuperação mais rápida além de menor taxa de sangramento e retorno precoce as atividades habituais, já ao médico além de ampliar a capacidade de visualização torna o procedimento mais confortável possibilitando resistir longas horas de cirurgia”, explicou.

Vale considerar que o inicio da vida estudantil, Rodrigo, foi na Escola Divino Mestre e após na Escola Estadual Antonio Silveira demostrando deste forma que todo o estudante pode conquistar aqui ou em qualquer lugar do Brasil e do planeta uma vitória de vida em todos os sentidos basta dedicação, estudo, comprometimento, aprimoramento que os espaços na profissão escolhida lhe proporciona vitória. 

Fonte principal desta matéria: Jornal Gazeta do Sul – Santa Cruz do Sul
Imagens: rede social 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.