
A criação do CTG Tapera Velha (Centro de Tradições Gaúchas da Terra da Mãe de Deus) teve o seu impulso em um baile realizado em uma fazenda do vizinho município de Júlio de Castilhos e lá estavam os tradicionalista tupanciretanenses Pedro Benito Soares Dias e Felipe Corrêa, ambos jovens, durante o "fandango" conversavam com outros gaúchos declarando que iriam fundar um CTG em Tupanciretã, mas o surpreendente é que os dois jamais tinham falado disto na sua terra mas o baile que estavam participando os animaram e puxaram para si a responsabilidade que tinham declarado e retornando a sua Tupanciretã trataram das medidas iniciais para fundação de um Centro Tradicionalista.
Pedro e Felipe deram inicio na formação de um grupo de lideres tradicionalista convidando o Dr. Abel J. Brugnara, Dr. Léo Mardini, depois Cassiano de Mello Mattos que realizaram várias reuniões tendo como sede o Clube Comercial.
A fundação aconteceu dia 17/05/1954 levando o nome de CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS TAPERA VELHA tendo como lema: "Com o Rio Grande por sinuelo e a Tapera Velha por abrigo"
O nome "Tapera Velha" foi criado pelo tradicionalista Pedro Benito Soares Dias que foi aprovado por unanimidade na Assembleia de fundação desta sociedade.
O primeiro patrão foi Pedro José Fogliatto
O 1º Diretor artístico do elenco foi Pedro Benito Soares Dias
A Primeira prenda foi Odete Lima Corrêa
O Primeiro baile foi patrocinado pela pecuarista Cacinha Abreu
O 1º local que foi realizado o bale foi no Pavilhão Industrial do Sindicato Rural
Fonte: Livro Facetas Históricas de Tupanciretã - Hélio E.N. Fontoura
 |
Baile CTG - 23.10.1971
|
.jpg)
Mirian Bernardi Fernandes Pinto - 1º PRENDA - RGS1
Missa Crioula - CTG P Velha 13.9.84
Nota: oportunamente vou seguir resgatando este histórico da entidade que em 2025 completou 71 anos