17/06/2010

Tupanciretã recebe visita do sociólogo peruano Julio Herrera Torres


O sociólogo, pesquisador e conferencista peruano, Julio Herrera Torres, formado pela Universidade Del Centro Del Peru, em Ciências Sociais em Huancayo-Junin, nasceu em Huanta, província de Huanta, departamento de Ayacucho, no Peru em 1980, realizou palestras sobre as origens da cultura do Brasil, recordou de uma visita que fez a Tupanciretã em 1987.
Suas pesquisas foram temas de trabalhos publicados em folhetos em vários países da América. Já viajou por 3.800 municípios do Brasil. Julio faz questão de ressaltar que não pertence nem a grupos políticos, nem a igrejas, nem a ordens, nem a movimentos. Não é espírita, nem ocultista, nem exotérico. Acredita num só Deus, Criador para todos os universos, para todas as religiões, para todos os seres humanos.
Ele é um defensor do Tupi Guarani, como língua e cultura genuinamente brasileiras. “A cultura é a essência humana (...) a cultura é o chão onde a gente nasce (...) seu relato inclui a informação que o estado do Rio Grande do Sul antes da Parvincia de São Pedro de chamava Tupanciretã. Tupã - pai, cy - mãe e retan - terra, Terra da Mae de Deus.

Um comentário:

  1. Que raridade encontrar alguém que domine o Tupi Guarani. Por favor, se alguém souber o contato do Sociólogo Julio Herrera Torres eu ficaria muito grata.

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.