14/01/2011

Lagartus Ambiental - As moscas estão tomando conta de Tupanciretã

Estamos com um infestação de mosca varejeira nunca visto em nossa Tupanciretã, principalmente na parte da manhã, será um desequilíbrio.
Veja esta matéria:


Em uma tentativa de controlar, diminuir ou mesmo erradicar as moscas do Sul do País, um avião irá lançar mais de 200 milhões de moscas na fronteira do Brasil com o Uruguai. Ou seja, vão combater as moscas soltando mais moscas no meio ambiente, mas não moscas iguais as outras.
As moscas a serem soltas são estéreis, irão acasalar com as outras moscas normalmente, mas não vão gerar as temíveis larvas.
    Nos EUA e no Mexico, essa técnica foi implementada há cerca de 20 anos atrás e conseguiu erradicar as moscas.
    Mas que moscas são essas? Por que exterminá-las?
    Bem, toda mosca é  transmissora de doenças, mas algumas são mais do que isso. Algumas moscas depositam suas larvas em tecidos mortos (cadáveres) e outras preferem depositar seus filhotinhos em tecidos vivos, se aproveitando de uma feridinha que o animal, ou mesmo o homem possa vir a ter. As larvas penetram profundamente na pele e não raramente conseguem atravessar a musculatura do animal, e podem inclusive atingir os orgãos vizinhos (miíase cavitária).
     A consequeência da farra das moscas nos animais é devastadora para a economia, elas causam infecções, perda de peso, baixa produção leiteira, morte de bezerros e comprometimento daqualidade do couro.
      A proliferação de larvas de mosca em tecidos vivos é chamada de miíase ou bicheira. As moscas causadoras da "bicheira" são conhecidas como "varejeiras" (Cochliomyia hominivorax). São aquelas moscas verdes, que costumam parar no ar. Aqui no Rio de Janeiro, vejo muitas dessas moscas pela parte da manhã, perto dos locais de coleta de lixo.
Fonte: http://www.estimulanet.com/2009/02/aviao-lancara-200-milhoes-de-moscas-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.