11/05/2012

A história dos fincão de Julio de Castilhos e os repolhos de Tupanciretã


Em 1901 muitas famílias saíram de São Martinho da Serra e entre elas a Família Pereira dos Santos veio para JC uma cidade estagnada e assim começaram a desenvolver as atividades como advogado, comerciante e como trabalham não tinham tempo de fazer politica de dia e portanto saiam a noite dizendo para o povo que eram que nem fincão pois trabalhavam de dia e a noite era para produzir o mal e assim surgiu o apelido de "FINCÃO" aos Castilhenses
Sempre quiz saber dessa história contada em nossa Tupanciretã e Julio de Castilhos, pois hoje (10.5.12) durante a 3ª Rodada de Charlas e causos promovida pela coordenadora do Projeto Raizes, Luciane Brum um convidado especial vindo de Julio de Castilhos o mestre e pesquizador Firmino Costa do qual tivemos o prazer de ouvir contar a sequinte história sobre os Fincão (Julio de Castilhos) e os Repolho (Tupanciretã) vejam:
Entre Tupaceretan e Julio de Castilhos tinha uma rivalidade amistosa e motivo de gozação por muitos anos mas para entender existia uma empresa que vendia automoveis a Sulford e trabalhava nesta o Sr. Leoncio Bastos que era alegre e comunicativo e descobriram que era de Julio Castilhos e teve que conviver com a brincadeira geradas em virtude do apelido dados a quem era de JC.
Em JC tinha um grande produtor chamado André Brombila que plantava muito repolho e não conseguia vender só em Julio e assim resolveu sair fora da cidade para vender então encheu uma carroça de repolho e veio para Tupaceretan entrou na charqueada vendendo repolho e mesmo antes de chegar perto do hospital vendeu tudo o que tinham e assim vinha seguido e ai o apelido de " Papa repolho" e dessa forma surgiu os apelidos de Fincão da Fincolandia (Julio de Castilhos) e os Repolhos da Repolhandia (Tupaceretan).
Relatou uma curiosidade que quando foi inaugurado a sinaleira em Tupanciretã no cruzamento das Av. Vaz Ferreira e Rua Cel Luiz Azevedo ao lado do Cine Rey apareceu dependurado umas cabeças de repolho que virou motivo de gozação entre os presentes.

2 comentários:

  1. Trabalho em Gravataí (Posto de Gasolina) e esses tempos meu segurança ficou doente e foi substituido por outro, chegando lá ele se apresentou, achei o sotaque conhecido, e perguntei de onde era, ele respondeu: - de Julio de Castilhos e de pronto eu fale mas Ahhh! fincão e ele rebateu :_ e tu só pode ser repolho. Demos boas risadas. Um abraço Luis .

    ResponderExcluir
  2. Essas histórias pitorescas fazem parte de nossa cultura e não devem se perder no esquecimento. É preciso que os mais jovens preservem e valorizem esta cumplicidade entre "repolhos" e "fincões"! Abraços!!

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.