Olá, amigos do Lavouras do Brasil!
Na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, o Canal Rural lança um novo projeto sobre soja que vai acompanhar em detalhes a produção da safra 2012/2013: o Soja Brasil. A iniciativa tem como objetivo levar informação completa ao produtor rural e aos demais envolvidos com a cadeia produtiva da soja através da TV, internet, eventos e desta comunidade, que a partir de agora passa a se chamar Comunidade Soja Brasil.
Você, que já faz parte do site, vai poder acompanhar em primeira mão as novidades relacionadas ao projeto e seguir discutindo temas relacionados à cultura da soja. Seja bem-vindo a este novo projeto e nos ajude a mostrar a força da sojicultura brasileira para o Brasil e para o Mundo!
Saiba mais
O Projeto Soja Brasil é uma consultoria agronômica diária sobre a safra 2012/2013 que vai acompanhar o ciclo do grão desde o planejamento do plantio até a colheita. Os conteúdos serão levados pelo Canal Rural aos agricultores em plataformas e momentos diferentes por meio de eventos, televisão e internet. Com a participação de especialistas e jornalistas, uma expedição percorrerá as principais regiões produtoras do Brasil para orientar os agricultores que enfrentam as situações mais críticas do país.
Minuto Soja
A partir de 16 de julho os telespectadores do Canal Rural vão acompanhar nos intervalos comerciais da programação o Minuto Soja. Exibidos de segunda a sexta-feira, os mini-programas com dois minutos de duração vão abordar de forma simples os principais aspectos do cultivo, as pesquisas mais recentes e as inovações no setor.
Técnica Rural
No Canal Rural o telespectador também vai acompanhar edições especiais do Técnica Rural com dicas para melhorar a produção. Os programas trarão informações sobre fertilidade dos solos e adubação para soja, rotação de culturas, colheita e armazenagem.
Expedição
A bordo de duas caminhonetes, um engenheiro agrônomo, um pesquisador e um instrutor vão percorrer Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013. Uma equipe do Canal Rural acompanhará a expedição para levantar informações sobre a safra em tempo real. Reportagens no Bom Dia Campo (seg a sex, às 7h) e no Rural Notícias (seg a sex, às 19h) vão mostrar tudo o que acontece nas viagens e a realidade de cada lavoura visitada. As dicas dos especialistas também poderão ser conferidas diariamente no Mercado&Cia das 12h20min.
Eventos Técnicos
Durante a expedição serão realizados oito eventos técnicos em propriedades rurais, sindicados, feiras e unidades de pesquisa relacionados à soja. Os especialistas vão realizar dois dias de campo por mês entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013 oferecendo orientação sobre tecnologias, manejo e treinamento dos profissionais das lavouras.
Fóruns
A programação do Soja Brasil inclui a realização de fóruns em municípios de destaque na produção do grão no Brasil para discutir temas que preocupam os produtores rurais, como as questões fundiária e ambiental, política agrícola, mercado e logística. O primeiro fórum será realizado no dia 27 de julho em Sinop (MT), colocando em debate as relações trabalhistas no campo. A agenda de fóruns sobre assuntos conjunturais inclui Campo Grande (MS), Esteio (RS), Londrina (PR) e termina no município de Não-Me-Toque (RS), em março, durante a Expodireto Cotrijal 2013. Um dos fóruns será no mês de outubro em Lucas do Rio Verde (MT), quando haverá um evento inédito no país: a Abertura Oficial do Plantio da Soja no Brasil. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo e em reprises no Canal Rural.
Site especial
Os preparativos para os Fóruns e para a expedição serão relatados no site especial do projeto através de notícias, atualizações da expedição, orientações técnicas, chat com a equipe a bordo da expedição, vídeos e fotos.
Comunidade
Na Comunidade Soja Brasil os internautas podem se cadastrar gratuitamente e trocar informações com centenas de participantes de diferentes regiões do Brasil, conversar com especialistas, deixar sua opinião em fóruns e murais, participar de chats, postar fotos e vídeos e fazer contato com integrantes da cadeia produtiva da soja de todo o país.
|