17/04/2013

CURIOSIDADES SOBRE A SOJA


CURIOSIDADES SOBRE A SOJA

A palavra soja vem do japonês shoyu;

Um quilo de soja equivale a 2,2 quilos de carne bovina, ou a 5 dúzias de ovos, ou a 12 litros de leite, ou a 1,5 quilo de queijo;

O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensamente usado em rações animais.

A quantidade do teor de óleo extraído do grão da sojaultrapassa dez vezes o encontrado no milho ou em outros cereais e, sob o ponto de vista nutricional, é superior aos óleos e gorduras animais;

O cultivo acontece ao longo da Ásia, América do Norte e América do Sul;

O Brasil ocupa a segunda posição na produção de soja, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Outros grandes produtores são a Argentina, a China e a Índia;

A soja é excelente protetora do solo contra a erosão, e, nos Estados Unidos, também é usada como adubo verde;

Na indústria, a soja é largamente utilizada na produção de lubrificantes, explosivos, adesivos, isolantes elétricos, tintas de impressão e vários outros produtos, inclusive, estabilizadores de gasolina;

As plantações de soja estão sendo geneticamente modificadas e o resultado final é utilizado em um número crescente de produtos. Atualmente, 80% de toda a soja cultivada sofreram mutação genética;

A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém os aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas;

A farinha de soja é 5 vezes mais rica em proteínas e 20 vezes mais rica em gordura do que a farinha de trigo;

Para se ter noção do poder nutritivo da soja, ela é o único alimento proteíco fornecido a populações famintas. Essa constatação ocorreu nas crises humanitárias de Biafra ( década de 70 ), Etiópia ( década de 80 ) e Somália ( década de 90 ).

Vários alimentos naturais podem ser obtidos a partir da soja:

• fermentados: shoyo, misso, natto, tempeh e sufu.

• não fermentados: leite de soja, tofu, yuba e kinaco.

Os derivados da soja são igualmente muito ricos em proteínas e sais minerais facilmente assimiláveis, considerados, portanto, alimentos de excelente qualidade nutricional.

LECITINA DE SOJA

É um aminoácido que também pode ser adquirido em cápsulas.

A lecitina de soja é rica em fosfato, vitaminas do complexo B e fornece ácidos graxos poliinsaturados, substâncias que fazem com que o organismo sintetize outros nutrientes necessários. Fonte de cálcio, ferro, magnésio e vitamina A, ela tem ainda ação antioxidante e protege mucosas, pele, cabelos e unhas.

Excelente coadjuvante para a preservação das artérias do coração; ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue.

LEITE DE SOJA

Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Contêm baixíssimo teor de açúcar, não tem colesterol, possui um terço a menos de gordura do que o leite animal e é rico em lecitina e ferro. Contudo, tem menor teor de cálcio e de carboidratos, importantes para os ossos e como fonte de energia. Esses nutrientes, entretanto, podem ser acrecidos ao leite de soja.

Artesanalmente, é obtido através de um processo pelo qual se deixa a soja de molho em água quente por algumas horas. Depois, remove-se sua casca e se tritura os grãos, acrescentando água, mistura que é cozida, filtrada e prensada.

O leite de soja pode substituir o leite animal e ser utilizado no preparo de cremes, maioneses, ricota, iogurtes, vitaminas, sopas, mingaus ou achocolatados. Por não conter lactose, substitui o leite, principalmente nos casos de intolerância ou alergias às suas proteínas ou à lactose.

Em alguns países do Oriente, é indicado para diabéticos ( por conter baixíssimo teor de açúcares ), para anêmicos ( contêm ferro, ao contrário do leite de vaca ) e nos cuidados pós-operatórios ( não produz gases ).

” SHOYU ” OU MOLHO DE SOJA

É um líquido de sabor salgado, cor marron-avermelhada e aroma característico, produzido durante a fermentação. Usa-se soja, trigo e sal para sua produção.

É utilizado como condimento. Recomenda-se usar aquele que não possui açúcar ou glutamato monossódico em sua composição.

” MISO ” OU MISSÔ

Pasta levemente salgada, produzida a partir da mistura de arroz com o fungo Aspergillus oryzae, que, após a fermentação, forma o Koji. Este é misturado à soja cozida, sal marinho e água para segunda fermentação, que pode levar até seis meses. O missô é usado em sopas, patês, como tempero de saladas, refogados e no molho para macarronadas.

Na medicina natural, por ser fonte de lactobacilos, é respeitado como excelente desintoxicante do organismo, pois reconstitui a flora intestinal, além de manter a pele bonita.

O missô deve ser acrecido ao prato logo após o término de seu preparo, pois a fervura ou o calor reduz seu poder nutritivo e medicinal.

” TEMPEH “

É um alimento consistente e encorpado, preparado através da fermentação da soja descascada e cozida. De sabor suave, combina com temperos fortes, como curry, shoyu, alho, gengibre, manjericão e ervas finas.

É recebido no Brasil como ” o salmão dos vegetarianos “, por sua singularidade e pela soma de nutrientes biodisponíveis. De textura firme, o tempeh se diferencia de outros fermentados de soja, porque pode ser fatiado, ralado ou picado, assado, refogado ou frito.

TOFU OU QUEIJO DE SOJA

É uma espécie de queijo obtido a partir do leite de soja, ao qual é acrecido sulfato de ácido ou ácido cítrico em um coagulante ( coalho ), cuja função é aglutinar as proteínas, formando uma massa branca, gelatinosa e bastante frágil.

Altamente nutritivo, rico em proteínas e em ácidos graxos piliinsaturados e de fácil digestão, o tofu não tem o sabor do queijo tradicional. Na verdade, não tem sabor algum – e, por isso, pode ser temperado a gosto ou usado na culinária.

ÓLEO

Por ser rico em gordura poliinsaturada, faz parte do contingente de óleos recomendados pelos médicos para proteger o coração.

Entretanto, o óleo de soja não contém todos os nutrientes existente no grão, pois alguns deles se perdem por causa das altas temperaturas usadas no processo de refino.

” CARNE ” DE SOJA

Proteína texturizada, granulada e em pedaços, ou carne de soja. É obtida após o processo de extração do óleo do grão.

Absorve facilmente o sabor dos temperos e, por ser pré-cozida, dispensa cozimento prolongado.

Pode substituir a carne moída ou picada em diversas preparações: hambúrgueres, croquetes, picadinhos, recheios, sopas, refogados, feijoada vegetariana, ” strogonoff ” etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.