02/05/2014

Os Rotariano de Tupanciretã também colaboram anualmente para que a população da África tenha água potável

   Por mais de 20 anos, Michael Anyekase tem viajado por Gana perfurando poços e instalando bombas d'água para fornecer água potável a múltiplas comunidades do país.
"Não há nada mais gratificante do ver a água saindo do poço pela primeira e a fascinação das crianças", disse Anyekase, que trabalha para a organização não governamental Water in Africa.
Em parceria com rotarianos de todo o mundo, Anyekase tem ajudado a erradicar a doença do verme da Guiné e diminuir os casos de disenteria, diarreia e outras doenças comuns associadas ao consumo de água não potável. Na verdade, o Rotary tem proporcionado mais fontes de água potável em Gana do que qualquer outra ONG, diz Anyekase.
Muitos dos projetos hídricos em Gana estão sendo realizados como parte da Colaboração Internacional H2O, uma iniciativa do Rotary e da Agência Americana para Desenvolvimento Internacional que tem fornecido água potável a mais de 100 aldeias através da instalação de poços com bombas manuais, instalações sanitárias e treinamento em higiene.
De acordo com uma avaliação realizada pela Aguaconsult, mais de 85% dos ganeses agora têm acesso à água potável, superando o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas de 78% até 2015.

A ÁGUA NÃO SÓ CURA, ELA TAMBÉM EDUCA

Samuel Obour, governador assistente do Distrito 9102 e associado do Rotary Club de Sunyani Central, liderou vários destes projetos. No ano passado, através de um Subsídio Global, ele e rotarianos canadenses instalaram latrinas em uma escola primária de Sunyani e um banheiro em um mercado rural.
"Muitas pessoas viajam de suas aldeias ao mercado, que não contava com instalações sanitárias", explica Obour. Esta situação acabou gerando a contaminação do abastecimento de água, causando disenteria e doenças como a úlcera de Buruli. Se detectada precocemente, a enfermidade geralmente pode ser combatida com antibióticos, mas se não for tratada pode provocar deformidades irreversíveis ou infecções secundárias fatais. Obour e outros rotarianos têm trabalhado com os funcionários da área de saúde de Gana para informar os moradores sobre a importância da detecção precoce da doença e para fornecer aos hospitais os medicamentos necessários para seu tratamento.
O acesso à água potável traz benefícios que vão além da melhoria da saúde. Ele aumenta as chances de as crianças receberem uma boa educação.
"Muitas vezes, as crianças precisam acordar as 4 da manhã para buscar água, o que as impede de frequentar a escola ou faz com que cheguem atrasadas. "Com água por perto, elas podem passar mais tempo sendo crianças, e as famílias sendo famílias.
"Nenhuma organização pode alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas sozinha, nem mesmo o Rotary", disse Ron Denham, membro da Comissão Consultiva da USAID e associado do Rotary Club de Toronto Eglinton, Canadá. "Para termos sucesso, precisamos do efeito multiplicador que é obtido através da colaboração com outras organizações que possuem os mesmos objetivos que os nossos. O exemplo mais notável disso é a Colaboração Internacional H2O."

Por Dan Nixon e Vanessa Glavinskas
Rotary News
MAR-2014

   Em TUPANCIRETÃ APOIE OS PROJETO DO ROTARY CLUBE TUPANCIRETÃ E ROTARY CLUBE MÃE DE DEUS QUE VOCÊ TAMBÉM VAI COLABORAR COM ESTA NOVA AÇÃO MUNDIAL EM PROL DA SAÚDE DA SOBREVIVÊNCIA E DIGNIDADE DAS PESSOAS NO PLANETA.
Moradores assistem o trabalho de perfuração que irá fornecer à comunidade o seu segundo poço.
Foto: Rotary Images/Alyce Henson
Mulher coloca água de um rio poluído em um balde para lavar roupas. Esta prática é cada vez menos comum graças ao trabalho de rotarianos de Gana e de outros países, que também contribuiu para a erradicação do verme da Guiné.
Foto: Rotary Images/Alyce Henson
Mulher prepara refeição para sua família com água potável extraída do primeiro poço de sua comunidade.
Foto: Rotary Images/Alyce Henson
Menina toma banho usando apenas quatro litros de água limpa.
Foto: Rotary Images/Alyce Henson
Mãe de uma aldeia próxima a Sunyani, Gana, dá banho em seu filho com água extraída de um poço local e armazenada em um galão de 190 litros no quintal de sua casa. A família também utiliza a água para beber, cozinhar, lavar roupas e outras necessidades.
Foto: Rotary Images/Alyce Henson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.