16/11/2014

Expedição Rio Jaguari - patrimônio ambiental de Tupanciretã e Jari

Ainda hoje, uma reportagem especial da 6ª e ultima expedição no Rio Jaguari, mostrando o potencial hídrico, energético, turístico e ambiental do maior rio de Tupanciretã e Jarí.




Nesta edição percorremos 25km em frações demonstrativos e 5 partes divididas no Rincão dos Cardoso, Rincão Santo Antonio, Rincão da Gloria e Veado Branco.

A flora mantem as especies pesquisadas desde a primeira edição, que foram catalogadas e editadas, mas chamou a atenção diferente dos demais locais a grande quantidade de PITANGA (Eugenia uniflora L.) no Rincão dos Cardoso, já no Rincão dos Pintos o destaque vai para GOIABA NATIVA (Acca sellowiana). Visível que a mata lado de Santiago é imensamente maior e isto proporciona mais espécies, vida da fauna silvestre em maior quantidade.

 A fauna amplia e diferencia pontos aonde encontramos outras espécies conforme relatório de moradores como por exemplo o registro que em setembro deste anos foi visto transitando no Rincão dos Cardoso um TAMANDUÁ BANDEIRA (Myrmecophaga tridactyla)...
                                                                         Imagens net - exemplo

....também com frequência veem a presença do TAMANDUÁ MIRIM (Tamanduá tetradactyla) alem da indicações de GRAXAIM, SURILHO, GAMBÁ, OURIÇO, GATOS DO MATO, PACA, LONTRA e talvez uma SUÇUARANA, numa da noite identificamos com uso de uma câmara especial uma MÃO PELADA 




   Este trecho do Rio Jaguarí tem muitas áreas nativas, campos férteis com grama forquilha propria para criação de bovinos de corte.









Que pasto show!

   Agora a água do rio, como dizem, é algo e o destaque é a identificação de 5 pontos com corredeiras que até sai bons trajetos como por exemplo RAFTING, vejam:



























   Os dois municípios Tupanciretã e Jarí reivindicam imediatamente a construção da escada para que o processo natural de desova dos peixes aconteça nas cabeceiras acima fato este que deixou de existir logo apos a construção da hidroelétrica, tanto que os moradores ribeirinhos sentem "pena" da quantidade de matrizes que morrem quando se debatem na barragem. Em visita registramos o podido dos moradores.






Dilmar e Luiza uma das família que nos acolheu e deu magnifico exemplo de trabalho, dedicação e de determinação futura buscando uma melhor qualidade de vida.


 Barragem com volume de água normal porem com esta altura os peixes não fazem o processo de subida do rio.





















    Nos anos 60 uma grande enchete derrubou a escada e com a reconstrução não foi refeita






Esta pedra escura esta na coleção LAGARTUS AMBIENTAL " Pedras do planeta"


Mais uma para coleção - ao centro.





Pássaros 




 Fungos e líquens 
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.