01/10/2015

BORTOLO FOGLIATTO UM EMPREENDEDOR DE TUPANCIRETÃ QUE CRIOU A ÁGUA MINERAL FONTE IJUI





3
O imigrante italiano Bortolo Fogliatto chegou ao Brasil no início do século passado e estabeleceu-se em Silveira Martins. Pouco tempo depois, ele fundou, num lugar denominado Barro Preto, a charqueada São João. Após transferir o negócio aos Irmãos Waihrich, ele voltou à indústria saladeril montando, em 1924, a Charqueada São Pedro, em Abacatú, na divisa do município de Tupanciretã.


Empreendedor inquieto, no final da década de 1930, ele aproveitou a vertente junto ao Rio Ijuí de onde jorrava do chão, continuamente, água mineral e iniciou a produção da fábrica chamada Engarrafamento de Água Mineral Fonte Ijuí, no interior daquela localidade. No início da década de 1940, o empresário construiu e inaugurou o Hotel Balneário Fonte Ijuí, até hoje em pleno funcionamento.

Para celebrar a abertura do hotel, Bortolo contou com a presença do bispo diocesano de Santa Maria dom Antônio Reis, com quem fez um saudável brinde, naturalmente, com água mineral. Parte da sociedade gaúcha passou a utilizar o local para as suas temporadas de veraneio. Até um grande salão de madeira foi erguido, como anexo, para abrigar um cassino. Possuía, inclusive, roleta, quando o jogo no país ainda era uma atividade legal.


Em sua primeira página, de 1º de julho de 1951, o jornal A Democracia, de Júlio de Castilhos, registrou: “desapareceu dentre os vivos Bortolo Fogliatto, entretanto, seu nome ficou indelevelmente gravado na memória dos homens de trabalho…”. Foi exatamente isso o que aconteceu. A fábrica de água mineral foi vendida pelos herdeiros, em 1966. Agora, a água da Fonte Ijuí Cristal é de propriedade da Coca-Cola. Ainda, segundo A Democracia: “pioneiros da envergadura de Bortolo Fogliatto são os que traçam novos ciclos na vida de regiões”.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2015/10/01/brindando-com-agua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.