27/07/2016

O CICLISMO EM TUPANCIRETÃ E A BUSCA DE COMPROMISSO NA CAMPANHA ELETIVA 2016



O que é
Em 2016, serão eleitos prefeitos e prefeitas e também vereadores e vereadoras da todas as cidades brasileiras. É um momento importante, no qual todos os setores e interesses sociais estarão dialogando e buscando influenciar as políticas futuras das nossas cidades. Nessa lógica, os ciclistas precisam aproveitar esta oportunidade para que os planos de governo dos candidatos contenham propostas direcionadas para a bicicleta como meio de transporte/mobilidade.

Além disso, uma campanha Bicicleta nas Eleições contribui para que as organizações de ciclistas adquiram mais experiência em participação política, clareiem para si mesmo as demandas locais e se tornem mais conhecidas pela sociedade.

Por isso, a UCB – União de Ciclistas do Brasil elaborou e propõe o desenvolvimento da campanha Bicicleta nas Eleições nos municípios brasileiros. Ela é baseada em experiências exitosas anteriores que foram executadas em cidades como São Paulo/SP e Curitiba/PR, bem como na campanha com os candidatos à presidência da república em 2014.

Basicamente, a Bicicleta nas Eleições consiste na elaboração de propostas para serem entregues aos candidatos e candidatas, na comunicação com a imprensa, na busca de apoio de organizações sociais e na sensibilização dos eleitores – tudo de acordo com a capacidade de atuação local.

Para desenvolvê-la, a UCB fornecerá assessoria gratuita para todas as organizações interessadas: proposta de metodologia, modelos e exemplos de atividades, materiais de apoio, orientações para comunicação social etc.


Quem faz
A Bicicleta nas Eleições é uma campanha da União de Ciclistas do Brasil – UCB, associação que possui uma trajetória de oito anos de atuação pela garantia dos direitos dos usuários da bicicleta e que, em parceria com organizações locais, realiza atividades, campanhas e projetos que visam promover o modo de deslocamento como pleno meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

Fruto de um projeto elaborado no âmbito do GT Políticas Públicas da UCB, responsável pelo debate e encaminhamento de ações relacionadas a políticas públicas brasileiras para a inserção da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, ela recebeu financiamento do Banco Itaú. Sua Coordenação Geral é composta por Coordenação de Articulação, Coordenação de Comunicação e Coordenação de Campanha, encarregadas de oferecer assessoria às organizações que desenvolvem a campanha nas suas respectivas cidades.

Você e sua organização (associação ou coletivo de ciclistas etc.) também pode se associar à UCB e participar da composição das ações pensadas e desenvolvidas para a mobilidade urbana. Associe-se e fique por dentro.


Quais as responsabilidades
Para o desenvolvimento da Campanha, a UCB oferece assessoria gratuita e diversas ferramentas, mas as organizações participantes também têm suas responsabilidades. Clique aqui para conhecer as atribuições da UCB e das organizações participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.