O município de Tupanciretã/RS completa neste 21 de dezembro de 2019 os seus 91 anos de emancipação e para isto devemos sempre reconhecer a determinação da família Silveira em especial o sempre lembrado casal Major Antonio José da Silveira e Dona Constança Silveira que destinaram um lote de 52 terrenos para pessoas que andavam "sem era nem bera" após a guerra de 1893 e após a medição e o seu registro cartorial da cidade mãe de Julio de Castilhos foi criado o vilamento em 1894 data em que também foi inaugurada a primeira via férrea construída entre Marcelino Ramos e Santa Maria, ano que também é criada a Igreja Católica de Tupanciretã visto que um dos terrenos na hoje "Praça Leandro Kruel" foi doada pela família fundadora e após a Mitra Diocesana de Santa Maria decidiu transferir a sede da praça para a chamada "Rua do Comércio" hoje, Av. Vaz Ferreira.
Mas para comemorar alem de recordam vamos a alguns dados atuais:
Prefeito Municipal: Carlos Augusto Brum de Souza (Guga) do Progressista que está no seu segundo mandado fidelizado pela população na ultima eleição com louvor.
População: estimada para o mês de janeiro de 2020 em 24.000 habitantes
Finanças publica estão ajustadas (equipe externa) que promove um controle rigoroso obedecendo o dispositivo de alerta emitido com 3 meses de antecedência numa escala de curto, médio e longo prazo e assim mantem estável as oscilações da origem dos recursos sejam eles federais, estaduais ou do município.
A Secretaria da Fazenda do Município de Tupanciretã, desde 2016, passa por uma profunda reestruturação, visando entregar aos Contribuintes serviços mais ágeis e de melhor qualidade. Dentre as ações desenvolvidas, efetuamos a reforma de toda a secretaria, mobiliário e máquinas,investimos em softwares para gestão e cruzamento de dados: passamos a contar com a informatização plena e em nuvem. Tudo isso resultou em melhora nas condições de trabalho dos servidores municipais, o que propiciou atingir metas significativas no Município.
Quadro financeiro atualizado e comparativo (em preparação para mais tarde)
Quadro financeiro atualizado e comparativo (em preparação para mais tarde)
O funcionalismo Municipal vem recebendo em dia desde 2013 o seu ganho mensal, mesmo com as oscilações econômicas do Brasil e Estado do RS, como aconteceu a poucos dias quando foi liquidado o saldo do 13º /19 e na data de ontem (20/12/19) o depósito bancário do mês de dezembro 2019 e até dois antes do final deste ano todos os fornecedores receberam em suas contas o valor que tem a receber pelas vendas junto a municipalidade
Complexo Tupanciretã - Área de 210 hectares foi legalmente incorporada ao patrimônio da municipalidade e com o planejamento original sendo posto em prática a ÁREA INDUSTRIAL está sendo preparada até 10 hectares para as industrias locais que hoje são de porte pequeno e médio e na área podem se tornar grades empresas com avenida principal da AI está com leito e calçada prontas, sistema de canalização hídrica e rede de água prontas, em tratativas o disponibilidade energética e para próxima etapa a PL que tramita na Câmara de Vereadores visando a gestão e sistema de distribuição dos terrenos. Quanto a busca de empresas de maior porte uma está em processo de análise.
Área ambiental avançando e para isto medidas ao longo dos anos foram adotadas como o fechamento em definitivo do antigo "lixão do Abacatu" em processo de recuperação, organização e criação da ARTMD Associação dos Recicladores de Tupanciretã que tem sede própria e licenciada para a atividade e em janeiro de 2020 completa o tripé da "coleta seletiva plena" a disponibilidade de uma médio veiculo furgão numa ação que envolve a UNICRUZ e Fundação Banco do Brasil. O sistema de ordenação dos resíduos gerados na cidade (22 tipologia) sofrem um processo de separação e destinação final correta e farão parte em 2020 de um "GUIA DOS RESÍDUOS" que será impresso, parte do currículo escolar como "Minuto Ambiental" de forma quase que diária. O licenciamento ambiental houve uma uma redução de exigência documental visando a facilidade em prol da Lei da liberdade econômica aonde a "boa fé" tem sido colocada em prática visando aumento de trabalho e renda aos novos e antigos empreendedores.
A regularização fundiária urbana vem acontecendo para os munícipes do Bairro Ana dos Nascimento Terra e um frequente trabalho do Prefeito Guga em prol do Bairro do Frigorifico para que o estado passe a municipalidade a área da Antiga Cooperativa Serrana visando a regularização e a possível utilização, do que resta, para a otimização do espaço da planta frigorifica e sua estrutura ao redor visto que os recursos municipais são disponibilizados para melhoria e manutenção da região mesmo não tendo o retorno através do IPTU
A Secretaria de Planejamento e o DEAU - Departamento de Engenharia trabalham as ações que levam a calçamento do leito e sua respectivas calçadas de 27 ruas de nossa cidade focando o esforço administrativo para os Bairro Antonio Augusto de Oliveira Terra (conhecido co mo"Popular") e o Bairro Severo da Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.