29/02/2020

GAFANHOTOS ATACAM TUPANCIRETÃ EM 1906 E EM 1947

Schistocerca cancellata, espécie que
 atacou a região de tupanciretã em 1947
Estamos acompanhando de longe mas de perto pela rede social os ataques de gafanhotos em 2020 na China, Índia e Paquistão com  4 centenas de bilhões de gafanhotos que devoram o que encontram pela frente e  usam um meio de combate o sistema de cadeia alimentar com mais de uma centena de milhar de patos com o objetivo comer esta proteína ambulante.

O nossa região da grande Tupanciretã teve um primeiro ataque  de gafanhotos em 1906, dois  anos antes da abertura da Charqueada Pedro Osório, que devorou a vegetação rasteira e plantações que num relato do Intendente de Cruz Alta " Dr. Candido Machado" declarou que os agricultores com menos posses foram a miséria a tal ponto que a intendência teve que abrir postos de trabalho para levar alguma renda cujo custo anual foi na ordem de "seis contos e quinhentos e noventa mil réis" . Nesta época usaram para combater a "vassoura de fogo" e criavam barreiras de fogo para conter os gafanhotos.

    Um novo ataque apos 41 anos , em 14 de junho de 1947, relatado pelo Jornal Diário Serrano de Cruz Alta "Grande nuvem de gafanhotos, de mais de cinco léguas de extensão, acaba de invadir os municípios de Tupanciretã e Cruz Alta" que passavam no sentido "leste a oeste" e mediante a esta situação aviões da Secretaria da Agricultura do RS com apoio decisivo do funcionário Pedro Fumagalli  passaram a realizar um combater aéreo com uso de DDT (diclorodifenil tricloroetana) nesta terrível praga e na parte terrestre as pessoas, os agricultores usavam de outros meios para o combate aos "saltões - inseto que salta muito" com: farelo de ferragem envenenado, pulverizadores, lança chamas e até mesmo as crianças montadas em cavalos galopavam com panos brancos, outras em duplas arrastavam taquaras atadas e latas velhas em forma de tambor para espantar os "acrídios" das lavoras de trigo.

Fonte pesquisa: Livro Pejuçara - Centenário da Imigração Italiana - Volume II - Jurandir Zamberlan / 1999
Pesquisa: Luis Afonso Costa






26/02/2020

COOPERATIVA AGROPAN REALIZA MANHÃ DE CAMPO 2020 EM TUPANCIRETÃ

Cooperativa Agrícola Tupanciretã a nossa AGROPAN no ano em que completa os seus 50 anos realiza uma MANHÃ DE CAMPO no dia 29/02/2020 (Sábado) no seu Campo Tecnológico Agropan localizado no antigo AEROPORTO de Tupanciretã próximo ao Bairro Marcial Terra, presentes neste evento do agronegócios produtores associados, autoridades e área tecnológica do meio agrícola.

23/02/2020

COLEÇÃO PEDRAS DO PLANETA - ARQUIVO PESSOAL - TUPANCIRETÃ

Coleção particular "Pedras do Planeta" visa arquivar dede 2015 tipologias existentes na região de Tupanciretã, RGS, Brasil e também do exterior que no futuro servirá a pesquisadores promoverem  estudos aprofundados do material arquivado (localização com coordenada e imagens) , esta postagem pretende registrar as doações recebidas ao longo dos anos.







2020
TUPANCIRETÃ
São Solano - Batú
LAC
Rocha basalto com aproximado 60 milhões de anos e faz parte da estrutura da "Formação de Tupanciretã" segundo o mestre Geólogo Egydio Menegotto



2020
RIO GRANDE DO NORTE
Margarete Plautz
Local: Barra do Cunhaú

Pipa - Piscinas Naturais

Pipa - Falésias

Praia Porto Mirim - Corais


2019....

2018....

2017...

2016...

2015
URUGUAI
Alberi Soccal
Pedra de 4 locais do Uruguai próximos a capital Montevidéu.

Praia de Atlântida - Sul

Artigas - Norte


SOCA - SUL


PUNTA DEL ESTE - OESTE

NOITE FRIA NO DESFILE DE CARNAVAL DE TUPANCIRETÃ EM 2020

Tupanciretã tem uma marca regional de realizar anualmente o seu tradicional desfile de carnaval e na atualidade é marcado pela participação de blocos. A noite de 22/02/2020 foi marcada por uma "friaca" de 11 graus mas mesmo assim não afastou o publico presente ao longo da Avenida Vaz Ferreira num trecho entre o Banco Banrisul e a Praça Cel. Lima que prestigiou e aplaudiu a passagem da Corte Municipal de Carnaval, blocos com suas cortes, charangas. A imprensa local Rádio Tupa AM, Club Um FM e Jornal Manchete Digital. Vejam alguns clips produzidos pela Lagartus e outros da rede social para um registro histórico.